Leão que vive em zoológico desativado deverá ser transferido


Foto: Fábio Dorta/Correio do Estado/ Arquivo

O leão Simba, que vive no zoológico desativado de Ivinhema (MS), deverá ser transferido na próxima sexta-feira (2). De acordo com o Ibama, o processo de transferência começará na quinta-feira (1º), quando nove pessoas do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos – localizado em Cotia (SP) – e quatro pessoas do Ibama se dirigirão até o município de Ivinhema e farão a remoção do animal no dia posterior. O caminhão que fará o transporte já estará no local.

A equipe do Rancho dos Gnomos já possui prática no tratamento de grandes felinos e levará Simba para passar um período de quarentena na propriedade.

Jabutis e veados também estão no zoológico e deverão ser transferidos para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) de Campo Grande (MS), onde passarão por uma análise veterinária e, caso o diagnóstico seja positivo, serão soltos na natureza.

Custeio do animal

A Prefeitura de Ivinhema ficará responsável por custear pelos próximos dois anos as despesas com a manutenção do animal em Cotia. Para isso vai repassar aos administradores do rancho o valor de R$ 24 mil, suficiente para cobrir o custeio. Após este prazo, as despesas passarão a correr por conta dos ‘novos tutores’.

Com a transferência do leão finalmente a prefeitura poderá encerrar as atividades do zoológico que já está fechado há mais de cinco anos para visitação do público por determinação do Ibama. O local será transformado em um centro esportivo, cultural e de lazer em uma parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Fonte: Correio do Estado


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CONSERVAÇÃO

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

MAUS-TRATOS

HABITATS DESTRUÍDOS

OMISSÃO

ECONOMIA CIRCULAR

DEDICAÇÃO

TECONOLOGIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>