Lilian Rockenbach
lilian.apasfa@gmail.com

Bem, infelizmente o Ariel morreu, apesar e toda torcida por sua recuperação. Como protetora de animais torcia por ele, mas não tenho nenhuma admiração por essa família que vive da exploração de todas as formas de animais indefesos.

O Canil Emanuel é uma empresa que aluga cães para guarda e  importa cães sabe-se lá para que fim, porque no site não se fala em venda (http://www.canilemanuel.com.br​)

O proprietário deste canil, abrigo está sendo investigado pelo IBAMA por procriar os felinos que abriga e foi denunciado por uma veterinária por maus-tratos a animais .
Quem tiver dúvidas basta ler na seção Você é o Repórter da ANDA:

Empresário cria grandes felinos com fins comerciais e é investigado pelo Ibama-PR

Fórum de defesa de animais recebe mais denúncias sobre explorador de tigres de Maringá (PR)

Agora eles dizem que possuem também uma abrigo para animais vítimas de maus-tratos, mas na reportagem publicada temos uma frase muito interessante:

O suposto ‘tutor’ de um tigre de 120 kg que deu entrada no Hospital Veterinário da Universidade Paranaense (UNIPAR) com diversos problemas de saúde, está longe de ser um defensor da fauna exótica que “acolhe animais apreendidos pelos órgãos ambientais”.

E quanto ao valor arrecadado na campanha, quanto é? Ouvi dizer em cerca de 18 mil reais, mas e a prestação de contas?

Segundo a proprietária do instituto o dinheiro vai ser encaminhado para o seu instituto.

Agora, como se não bastasse tudo isso descrito acima, a proprietária do instituto e uma outra que se auto intitula “protetora de Animais” estão tentando desmoralizar o Rancho dos Gnomos.

Bem, que uma coisa fique esclarecida, o Ariel morreu, o dinheiro vai para o próprio instituto, a finalidade comercial do canil Emanuel é alugar cães, e ele está sendo investigado pelo IBAMA por procriação indevida dos leões que “abriga”. (http://maringa.odiario.com/mar​inga/noticia/453581/ibama-nega​-ter-autorizado-transferencia-​da-leoa-para-canil/)

267 COMENTÁRIOS

  1. Eu acompanhava o caso e toda vez eu me perguntava o por quê dessa pessoa que se dizia “dona” dele conseguia conquistar a Eliana, a Luísa Mell, dentre outros. Não entendia também como as autoridades não tomavam nenhuma providência contra ela. Lugar de animal é no seu habitat natural. Pessoas que vivem da exploração animal não os consideram como seres sencientes, pois lucram financeiramente com a dor dos animais.

  2. Estão falando muito sobre as doações recebidas. Mas ninguém fala nada sobre os gastos que eles tiveram depois que o programa da Eliane desistiu de ajudar.E aí?Desse ninguém fala, né?Só cobram as doações…O importante é o que foi feito.Pimenta no olho dos outros é refresco.

  3. Eiaaaaa até que em fim, alguém resolveu tocar neste ponto, há muito carrego no peito certas desconfianças, mas já viu, se a gente abre a boca, é capaz de ser linchado Não acredito nesta bondade toda, haja visto a apelação que vem sendo feita, é de dar nojo!!!! Torcia sim pelo pobre animal, mas desconfio imensamente das razões pelas quais eram tratado este ser….me desculpem mas é o que penso!!!!!

  4. Sou de Maringá e soube por uma reportagem no jornal o Diario que no Canil Emanuel eles permitem sim a procriação dos tigres , sem autorização do Ibama , o Sr. Emanuel quando questionado disse que “não sabia” que era proibido , e que agora não vai mais permitir. Agora me digam… pra que isso?? os animais já nascem condenados a viver presos o resto da vida. Neste mesmo local , em troca de alguns reais , é permitido visitar os filhotes , tirar fotos , brincar… Tudo por fins lucrativos (na minha opinião). Quanto ao aluguel de cães , eu desconheço.

  5. Olha só, a raquel borges AINDA ñ prestou contas + o fará. eu, como uma das colaboradoras, ñ tenho pressa. respeito a dor da perda. qto ao rancho, a opiniao postada lá foi d uma bióloga q trab lá, e ela assinou.
    qto a Eliana, ela s intitulou madrinha do ariel e o abandonou qdo ele + precisava. a luisa mel apnas fz uma materia como fz smp e divulgou o problema. s ela fz alguma doaçao, ñ fz alarde.

  6. Shirley,não defenda picaretas, não. Esta coisa de ser canil que aluga animais já é uma verdadeira desgraça, uma coisa que depõe contra qualquer um que diga que defende animais. Quem sabe o IBAMA, que também não é nenhum santo, desta vez se redime e faz as coisas direito. Agora, precisou morrer o leão para eles fazerem alguma coisa? Por que não já fizeram antes?

  7. Moro em Maringá, cidade natal de Ariel e onde é o Instituto Emanuel (Agora Instituro Ariel),
    Conheço o TRABALHO sério que essa família faz,
    alias, não é atoa que o Ary Borges é um dos poucos no País que podemos dizer ter um Curriculum INVEJAVEL com relação a cursos e especializações no que se diz respeito a RESPEITO, cuidados e treinamentos de animais em geral. Agora, quem não conhece, se não tem FONTES CONFIAVEIS, acho melhor ficar quietinho do que sair por aí em um meio de comunicação falando asneiras…. Procurem se informar melhor sobre tal, para depois noticiar !!!!

    Impressa FRACA e FRAJUTA…

  8. Olá Lilian!
    Fiquei revoltada com a nota escreveram sobre o Rancho dos Gnomos, uma instituição que há 19 anos desempenha um trabalho maravilhoso e que nunca teve sua conduta questionada pelos órgãos responsáveis, muito pelo contrário, sabemos que frequentemente o IBAMA procura eles para receber animais.
    Eu já tinha ouvido falar da reputação dos donos do Ariel, principalmente em relação a criação de cães e de tigres, e confesso que nunca confiei neles, nem mesmo quando a história do Ariel se tornou pública.
    Acredito que o importante agora é que todos aqueles que se comoveram com o Ariel devem ficar sabendo que a coisa toda talvez não seja tão “colorida” como a Raquel disse na mídia. Respostas precisam ser dadas.

  9. Celeste animais como o Leão Ariel, nascido e criado em cativeiro não pertencem a Natureza propriamente dita, acho que é muito importante avaliar bem o trabalho deles antes de julgar.
    Investigar bem antes de tudo…até agora só falaram em Instituto Emanuel, animais selvagens e etc…agora aparece somento o canil…parece-me tudo sensacionalismo.

  10. Falar é muito fácil neh?!Agora queria v se vcs conseguem provar tudo isso que está sendo dito!!Dou todo o apoio a tudo que eles fizeram pelo Ariel, pois enquanto ele se alimentava e seu organismo aos poucos esta respondendo ao tratamento não tinha o porque de ser sacrificado!Acusar e caluniar é facil para quem esta de fora de tudo que ocorreu de tudo que eles fizeram para ajudar a esse leão!!Se tudo isso que eles não é amor e carinho pelos animais eu não sei o que é amor e cuidar!!Francamente antes de postar tudo isso vocês poderiam ter prova!!!E com o dinheiro que sobrou eles estarão ajudando outros animais ou melhor já estão!!!

  11. Nenhuma pessoa que ama tanto um animal vai tão longe para tentar salva-lo. Eu entendi que a pg foi criada não pela familia mas por conhecidos que buscaram um caminho para que todos pudessem ajudar. Seria muito mais barato matar o Ariel mas eles lutaram até o fim. Eu acredito neles e acredito que devem ter muitos interessados em desqualifica-los.

  12. Acho um absurdo, tentarem denigrir a imagem do Rancho dos Gnomos e do deputado Feliciano Filho.
    O que está havendo por parte do Instituto Emanuel é uma guerrinha de vaidade, por não ter conseguido ficar com o leão Simba. Em momento algum, eu li alguma nota do Rancho dos Gnomos, denegrindo o Instituto Emanuel.
    Vocês que fazem parte da comunidade do Ariel e estão pregando ajuda aos animais, pq não ajudam o Simba????????????

  13. Quem conhece essa cachorra Moly ? não vi nada sobre ela só o anuncio da tal doação !!!!
    Eu me decepcionei ao saber disso, gente basta pesquisar na net e nos videos sobre eles, que tudo está lá … eles alugam cães sim… eles procriam os tigres sim… eles mesmos admitiram isso nos primeiros programas da
    Eliana, procurem no youtube. Postei na comunidade do instituto sobre essas noticias.. simplesmente deletaram. Eles querem na comunidade só quem fica babando ovo neles.

  14. Compartilho tudo o que a Prue Encantada disse. Desde que eu conheci a história fiquei com uma pulga atras da orelha. Mas o sofrimento do leão mudou meu foco. Num sei, mas o ser humano é tão podre e tão corrompivel…. Já ouvi história de protetora que resgatou uma pit bull para dar cria!

  15. Pessoal, fui até a página do Facebook do Instituto Emanuel (https://www.facebook.com/pages/Instituto-e-Abrigo-de-Animais-Emanuel/169449403118942?sk=info) e na parte de informações consta que o endereço desse Instituto é: Av. Melvin Jones, 294. Maringá, Brazil, telefone (44) 3262-7011, e pra minha SURPRESA é o mesmo endereço do Canil Emanuel (http://www.canilemanuel.com.br/), que faz sim LOCAÇÃO DE CÃES PARA GUARDA!! É só entrar no facebook e na página do canil para ver! Não estou colocando em dúvida o amor que os proprietários tinham em relação ao Leão Ariel, nem o que devem fazer com as doações… mas criar cães para vender, importar cães e alugá-los é demais, um abuso sem tamanho. Além disso, no site do Instituto Emanuel (http://institutoemanuel.org/index.html), tem uma notícia intitulada “Filhotes de tigre e de leão fazem sucesso em Maringá” e conta que dois tigres do instituto se apaixonaram, cruzaram e tiveram dois filhotes. Acho uma falta de irresponsabilidade um instituto, que se diz sério, deixar que animais exóticos procriem em CATIVEIRO! Resultado: mais dois tigres que vivem confinados. Ainda que o espaço seja apropriado para um cativeiro, nenhum animal selvagem merece viver preso! Cada um que tire suas próprias conclusões desses fatos , eles estão online para qualquer pessoa ver.

  16. Resposta a nota

    SRA. Lilian Rockenbach

    Provavelmente a Sra. não está a par das informações, e irresponsavelmente posta noticias sem nenhum nexo, veja bem a Raquel nunca falou que não iria prestar contas das doações, ao contrario no auge da morte do Ariel ele informou a todos que tem dever de prestar contas de todas as doações, mesmo que aqueles que doaram, acredito que a Sra. não faça parte, afirmarem que não havia necessidade desta prestação de contas, segundo as informações que a mesma tem 18.000,00 em caixa, isto é, que não foram usadas no tratamento do Ariel, doações provavelmente daquela semana, pois ao que sabemos eram varias as doações.
    2º: Nós profissionais, temos obrigação de apresentar o nosso cadastro nos conselhos regionais em toda afirmação, ou divulgação, onde está mesmo esta veterinária? Quem é ela? Cadê seu laudo afirmando dos maus tratos? Onde está sua ética que não denunciou aos órgãos competentes?
    3º Doamos para a recuperação do Ariel, não estamos pedindo de volta, o dinheiro deveria ir pra onde mesmo? Para sua conta? Para a conta do IBAMA? Ela afirmou que o dinheiro estaria na conta do Instituto, mais nunca afirmou que ele não seria revertido em ajuda para outros animais.
    4º Onde ela afirmou esta sua informação: “Bem, que uma coisa fique esclarecida, o Ariel morreu, o dinheiro vai para o próprio instituto, a finalidade comercial do canil Emanuel é alugar cães…” (Texto da Sra.).

    Portanto por favor evite comentários, sem nexo, sem veracidade..

    Seja Ética.

    Diógenes Carlos

  17. Na vdd não gostaria de julgar se eles são realmente protetores ou se são um bando de picaretas. O que me atormenta é que essa história do Leão Ariel fez mtas e mtas pessoas abrirem os olhos e os corações para a causa dos animais, no sentido de notá-los como seres dotados de sensibilidade e mais ainda como anjos de Deus, q é o q são! Agora imaginem se isso td o q está descrito na reportagem for vdd? Será um banho de água fria em mtas pessoas q, revoltadas, acharão q o trabalho dos protetores é pura falcatrua, pq tem mta gnt q generaliza msm! Fico apreensiva com isso, mas torço para q essa história de q lucram em cima dos animais seja falsa ou, no mínimo, q tenha mais aspectos positivos q negativos…

  18. Neste balaio de gatos, NÃO queiram em hipótese alguma desprestigiar ou caluniar o trabalho do RANCHO DOS GNOMOS.A grande maioria dos animais que ali estão são monitorados e levados pelo próprio IBAMA.
    Portanto cautela e muito bom senso ao falar de uma instituição séria como o Rancho dos GNOMOS.

  19. Pessoal, vocês concordam com o que está escrito na página do Canil Emanuel: “Cães bem treinados e saudáveis vêm trabalhando na área de vigia empresarial sem décimo terceiro e sem encargos. Trabalha fielmente na chuva e no sol, não leva o patrão na justiça e é excelente vigia noturno e diurno. O cão vigilante trabalha em função da segurança da empresa contratante, sendo fiel, justo, incorruptível por excelência e ótima guarda.” é só entrar na página do canil (http://www.canilemanuel.com.br/) e clicar em LOCAÇÃO! Tirem suas próprias conclusões!

  20. FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DO DAVIS QUINELATO… CONHEÇO O TRABALHO DO RANCHO DOS GNOMOS FAZ MUITOS ANOS , E NUNCA OUVI FALAR DE QUALQUER IRREGULARIDADE.
    E uma coisa é certa gente , não vai adiantar de nada toda essa discussão.. se for verdade que o Instituto Emanuel está sendo investigado pelo Ibama , vamos aguardar o resultado , só assim saberemos o que é verdade ou não.

  21. Eu acho que deveriam respeitar mais um pouco a dor da famíia do Ariel.Não é hora pra dicscutir a índole de ninguém.
    E , com relação à prestação de contas, nao me interessa.Doei de coração para o Ariel e sabemos que foi feito tudo o que podiam fazer por ele, mas Deus sabe de todas as coisas.
    Vamos respeitar a dor das pessoas e parar de levantar certos questionamentos nesta hora tão difícil.

  22. Como já citei, sou Morador da Cidade de Maringá, onde se localiza o Instituto Emanuel e o Canil Emanuel….
    Sou grande adimirador do trabalho do Rancho dos Gnomos, mas estou vendo essa atitude da Sra. Lilian Rockenbach (DIRETAMENTE LIGADA AO RANCHO DOS GNOMOS) como atitude desesperada, pois suas informações NÃO TÊM Fontes confiaveis
    e são SEM FUNDAMENTOS. Agora uma pessoa que se diz “Profissional e Protetora dos animais” e principalmente ela, tendo LIGAÇÃO DIRETA com o Rancho…… não poderia querer denegrir a imagem de um Instituto que LUTA exatamente pelo mesmo que eles (pelo bem estar dos animais)…. isso foi RIDICULO Sra. Lilian

  23. Quem escreveu aquele texto no site da ANDA foi essa pessoa http://www.facebook.com/li​lian.rockenbach É só entrar no pefil dela e ver q ela trabalha com o deputado Feliciano Filho. Aí depois vc vai no google e coloca Feliciano Filho Rancho dos Gnomos e verá q ele está intimimamente ligado ao Rancho dos Gnomos! E está aí o motivo do texto dessa Lilian. E só me chamou a atenção pq o texto é tão IMPARCIAL q chega a ser ridiculo e fui pesquisar a ligação da autora com o rancho (devido a tamanha imparcialidade e absurdos escritos) (se é q existia ligação). E para a minha NÃO SURPRESA, EXISTE! TEXTO SÓRDIDO, Q VISA COMENTE MANCHAR PESSOAS DO BEM! Esse é o ser humano! Esse é o ser humano. Cada um por si e SALVE-SE QUEM PUDER, e os ANIMAIS?! Q SE EXPLODAM!

  24. Faço das palavras do Diógenes Carlos minhas palavras. A senhora Lilian deveria procurar se informar melhor sobre o assunto em questão. Caso a senhora não saiba o canil trabalha com adestramento de cães para serem usados como cães policiais. Você, Lilian, sabe o que é isso? Se não, pesquise um pouquinho, estar informada CORRETAMENTE é sempre bom para não dizer coisas sem fundamento. E para a nossa amiga Celeste Almeida: animais que são mantidos por um longo período em cativeiro não podem ser devolvidos a seu habitat natural pois eles sempre dependeram de alguém para alimentá-los. Isso eu já aprendi há muito tempo… As pessoas deveriam ajudar mais e criticar menos. Você, Lilian, como se diz protetora dos animais faça a sua parte. O tempo que você passou escrevendo isso, você deveria estar ajudando os tantos animais que estão por aí, largados, sem ter ninguém por eles. No mundo deve haver mais pessoas agindo e menos pessoas falando.

  25. Maria, vc esta mto mal informada! a pag do ariel esta aberta p q qq pessoa poste pedidos d ajuda e eu só conheci a pag do simba pla do ariel. alias, ate onde sei, o simba ja conseguiu o dinheiro preciso p ser transp ao rancho. segundo o pessoal da pag do simba eles estao aguardando liberaçao d doc por parte do IBAMA. Axo ridiculo essa nota de uma profissional ligada ao rancho. eu ajudo os 2 e qtos + pedirem e eu puder ajudar. essa guerrinha infantil entre humanos prejudica os + interessados: os animais.

  26. Sou protetorade animais e luto contra o comércio e exploração dos mesmos pq hoje vemos muitos cães de raça vítimas de abandono e maus tratos. Até então defendia a família que cuidou do Ariel. No entanto, após verificar o que foi postado pela Carolina com relação ao canilemanuel, deixo de defender quem ganha a vida às custas deste tipo de comércio. Peço para que aquelas pessoas que ainda estão a defender o instituto, tenham cautela e verifiquem os links postados pela Carolina. Tb fiquei bastante surpresa e indignada com tudo isso. Não estou julgando o que fizeram com o Ariel, se estivesse sob minha guarda, teria feito o mesmo, sou contra eutanásia, não cabe a nós escolher quem deve viver ou morrer. Vamos ter bom senso e deixar a emoção de lado.

  27. E daí Gnomo?…Quem começou a falar mal do Rancho dos Gnomos foi a tal Eryka que está ligada ao Intituto Emanuel. Atacou porque?…Engraçado que só veio falar depois que o Ariel morreu.
    O fato é que existem investigações sobre o Canil Emanuel e não existe nenhuma sobre o Rancho dos Gnomos. Então falou porque?…Mídia?
    Ahhh…porque não doaram sangue dos leões.
    Acordem, os leões do Rancho do Gnomos são vítimas de maus tratos e vivem dignamente. Vai estressar um leão tão vitimado para beneficiar outro criado em cativeiro? Querem que um animal que sofreu muito sofra mais para beneficiar um que nunca tinha sofrido antes?
    Animais de estimação são responsabilidade de quem se dispôs a criá-los. Se não dá conta, então tenha cães e gatos como todo mundo.
    Quem fala o que quer, escuta o que quer e o que não quer!
    Encontraram um jeito de trazer os animais de volta para o circo.

  28. Pra quem curte a comunidade de ajuda ao Ariel, no sábado foi postado um Texto denegrindo a imagem do ranchodos gnomos sim. Eles criticavam orancho pq até então não haviam acolhido o Simba . Horas depois, o texto foi deletado. Eu até então defendia ….. Mas depois de ver tudo isso, a história do canil,que realmente existe, como a carolina postou, estou meretirando disso tudo.

  29. Ao comentário de nº 25
    “animais como o Leão Ariel, nascido e criado em cativeiro não pertencem a Natureza propriamente dita,…”

    Então quer dizer que é moralmente aceito criar animais selvagens em cativeiro? Não entendi essa lógica, sinceramente não entendi.
    Jamais deveria ter sido criado em cativeiro, pois isso foge sim à natureza da espécie.
    Caso contrário chegaríamos a comparações absurdos como, a exemplo, achar normal que o filho de uma presidiária que nasceu na cadeia também não tenha Direito à liberdade.
    Quanto ao trabalho deles, SE realmente for pautado na exploração de animais (selvagens ou não), NÃO creio que possa ter o apoio de qualquer pessoa que respeita os animais.

  30. Aí eu concordo com você Camila Silva. Todos deveriam se unir. Mas o que causou indignação foi a tal Eryka Zolcsák, atacando uma entidade que muitas pessoas conhecem (inclusive as autoridades governamentais) e só tem a falar bem deles. E fez isso por questões pessoais.

  31. Ao comentário n] 58

    “animais que são mantidos por um longo período em cativeiro não podem ser devolvidos a seu habitat natural pois eles sempre dependeram de alguém para alimentá-los. ”
    Qual era a idade de Ariel? Ele vinha sendo mantido por um longo período em cativeiro?
    Acho que está havendo uma grande inversão de valores onde pessoas que gostam de animais não conseguem perceber que não é correto manter e prolongar a manutenção de animais em cativeiros. Nenhum animal deveria nascer em cativeiro, isso não é natural. O natural é que nasçam em seus habitats naturais e não em grades e muralhas. Um animal selvagem jamais deveria depender de alguém para alimentá-los, pois se depende é porque algo está errado. Claro que um animal que sempre conviveu cativo terá dificuldades para retornar à natureza. A maioria realmente não consegue após longo tempo cativo. Mas a questão é que manter animais em cativeiro, seja em zoológicos ou não, é errado e porque em nada beneficia o animal. Mas têm aqueles que dizem que algumas espécies vivem muito mais em cativeiro do que na natureza. No entanto, melhor viver entre os perigos do habitat natural junto aos seus semelhantes do que viver preso entre humanos numa condição de dependência. Eu não estou criticando ninguém aqui, apenas coloco que sou totalmente contra animais em cativeiro e qualquer outro tipo de exploração de animais como no caso de “cães de alguel”.

  32. Douglas, a éryka fz um comentario e assinou. um mte d gte dscordou o post virou zona, c um ofendendo o outro e os adm da pag retiraram o post e pediram dsculpas. a éryka me disse q estava nos contando o q acontecia, e q plo fato dls ñ apoiarem o simba, ñ achava legal o pssoal do rancho postar na pag do ariel. vja bm, a pag do simba ñ tm nd a ver c a hist. ela tbm me disse q qria q o rancho s manifestasse a respeito. o q essa moça a lilian postou aki ñ é uma defesa e sim um ataque. o pessoal do rancho dveria sim falar + ñ dvolvr c +ataque. o q o povo ta falando aki agora ja virou uma disputa d vaidades. eu doei, tanto p o ariel qto vou doar p o simba. e ñ me importo s o dinheiro vai p o ariel ou qq outro animal. tm gte aki falando e q as vzs nunk fz nada.

  33. Claro, e o primeiro processo deveria ser para a tal Eryka Zolcsák. Vocês gostam de falar em provas não? Me mostre onde está a declaração oficial do Rancho dos Gnomos ou de seus mantenedores que são a favor da eutanásia do leão? Garanto que só encontrarão nas palavras da tal bióloga OFICIAL da “família do Ariel”.
    A notícia sobre a exploração de tigres data de 17 de maio de 2010 e a da investigação do IBAMA é de 14 de maio de 2010. Portanto não venha falar de retaliação. Vocês Emanuetes acham que podem fazer o que querem, levantar calúnias sobre uma entidade idônea, falar um monte de besteiras, ofender as pessoas, manipular opiniões, beneficiar um animal em detrimento da saúde de outros? Parabéns Lilian!!!

  34. Uma pessoa que faz de tudo para salvar um animal, é acusada de mal tratos, pode isso? Vc vai ter que provar tudo. Além disso, o instituo prega a preservação das espécies, e em 10 anos, se não tomarem as providencias necessárias, os leões e tigres podem estar extintos!, 1m 1900 exixtiam 100 mil leões n a natureza, hoje existem 20 mil! Existem pessoas que falam sem saber, só pra provocar, pq não tem nada que toque seus corações, não tem nada com que se preocupam, e invejam as pessoas que ajudam os outros. Agora, se acha importante que o animal viva em seu habitat,, que vá viver numa caverna, como os primeiros homens. Pessoas que não fazem nada para ajudar ninguém, vivem criticando os que fazem.

  35. Celeste, e os animais dos zoologicos? eles cruzam, tm filhotes e esses sao mandados p outros zoos ñ p seu habitat natural. o ariel nasceu d uma leoa resgatada, e foi rejeitado pq nasceu VIVO d uma cesarea, pq a mae ñ conseguiu te-lo sozinha. s ngm tivesse cuidado ele morreria. ele tinha 3 anos e seus problemas começaram c 1 ano. me diga entao, s a atitude correta teria sido manda-lo p viver na selva, um filhote rejeitado, mal s tornou adulto ficou paraplegico. como ele caçaria seu proprio alimento? axo q tm um monte d animais p ai sofrendo em circos, rodeios, abandonados e maltratados, vitimas do trafico, q mata milhoes d animais td ano ants msm d chegarem ao seu comprador. mta coisa p s preocupar ao inves d fikr julgando o inst emanuel ou o rancho, q alias, dado o sentido d cativeiro colokdo aki, tbm mantem seus animais resgatados cativos p ñ cons + s adaptar a vida selvagem. ou estou errada?

  36. Olha Camila, legal que perceba alguém disposta ao diálogo. Até agora em todos os locais vejo agressão a qualquer um que pergunte qualquer coisa referente ao Ariel. As pessoas tem o direito de perguntar. Vi no terra pessoas dizendo barbaridades as outras, nem perdi tempo escrevendo lá tamanha a baixaria. A intolerância e discriminação acabou gerando o holocausto. A questão da eutanásia é filosófica. É proibida juridicamente em humanos, mesmo que estes a desejam por extremo sofrimento. Já em animais não é e fica a critério do profissional veterinário o aconselhamento e a decisão ao dono (familia, benfeitor ou tutor se preferirem). O fato é que ver um animal prostrado, debilitado, cheio de escaras e respirando com dificuldades não é agradável. Na natureza ele seria devorado por hienas, é a verdade! Não querer que o animal sofra também é uma forma de amor! As pessoas tem o direito de pensar assim, está na lei. Praticar a eutanásia animal e querer que o animal morra são coisas diferentes. Mesmo assim não há nenhuma declaração do Rancho dos Gnomos sobre isso. Eu particularmente não saberia o que fazer. Tive uma cadela que agonizou 3 dias antes de morrer aos 20 anos, porque o veterinário me aconselhou sacrificar e eu não aceitei. Hoje não sei o que faria.

  37. Pois é.. mandei várias mensagens PARA RAQUEL, e outras pessoas que tomavam conta da página do face falando para eles colocarem tudo que estava sendo gasto e etc… MAS NUNCAME RESPONDERAM OU FIZERAM o que eu falei.
    É todo mundo acha lindo cuidar de um leão, realmente ele era parte da família deles, mas isso não quer dizer que eles não se aproveitaram da situação. Criticar a Eliana é fácil.. pq ela abandonou o ariel com quase UM ANO de tratamento! ATÉ EU não acreditava mais no Ariel.. aquilo já era sofrimento demais!

    Quero só ver o que ela vai fazer com dinheiro. …

  38. DOUGLAS do comentário 79

    se você puder, teria como fazer um post contando a história da cadela, o que você dava de alimento, a frequencia de banho,se teve alergia de pele ou não, se realmente chegou a tomar vacinas contra o verme do coração, a leishmaniose ou não, se ela nunca tomou as vacinas que deveria e saiu ilesa etc.

    meu au au morreu aos 10 anos porque uma biscate rameira psicopata pra quem trabalhei de auxiliar é uma sádica e mentiu que era incurável.

    por isso, se voce pudesse fazer um post pro portal Anda publicar com fotos, e contar essa historia vitoriosa de seu au au ia ser muito legal.

  39. Douglas, eu axo q nd é resolvido na baixaria. eu ñ sei o q faria sobre eutanasia. sou covarde d+ p pnsar no assunto. valeria, eu falei c uma pessoa da pag, ñ posso copiar e colar pq meu cel ñ permite isso, + ela me disse q tm um contador em maringa resolvendo isso e logo farao a prest d contas. + vc concorda q c o tratam, piora e morte do ariel a mae dl ñ tinha kbç p pnsar em coisas e tramites legais? eles recebiam diariamte milhoes d msg e somado ao tpo q toma cuidar d um leao, é pratikmnte impossivel ler tds msgs.
    tbm pd p q a éryka s manifeste, s ela qser, claro! ela nunk pdiu p ngm vir aki dfendê-la e eu ñ posso falar em nome dla. talves sja mlhor ela vir, talves ñ. ela q decide. msm pq ate agora veio uma assessora d um politico ligado ao rancho falar + será q os donos d lá concordam c isso q foi dito?

  40. Espero que seja capaz de PROVAR o que acaba de afirmar Sra LILIAN ROCHEMBACK e PERANTE o JUIZ! CALUNIAR e DIFAMAR qualquer um pode fazer! basta ter BOCA e dedos para digitar! Só quero imensamente saber se já teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho que é feito por lá?! Lá, inclusive, tem animais que foram DESTINADOS PELO PRÓPRIO IBAMA! É cada uma que me aparece! DEUS ILUMINE seu coração!

  41. pq ao inves de vc criticar vc nao vai nvestigar e provar o que escreveu! Com todo o amor que ela e eles sentiam e ainda sentem pelo Ariel, é dificil de assimilar uma coisa a outra!
    Apenas prove e seja mulher o suficiente pra assumir se cometeu um erro em seus comentarios.
    Admiro muito o trabalho de protecao deles…

  42. PURA PALHAÇADA ISSO TUDO, UM CIRCO, MINHA VISÃO É QUE ESTÃO QUERENDO OFUSCAR O TRABALHO MARAVILHOSO DA RAQUEL E FAMÍLIA E OUTRA COISA EU DOEI SIM, AJUDEI E NUNCA PEDI SATISFAÇÕES DO QUE ELES FAZIAM COM O DINHEIRO QUE EU DEPOSITEI PRA AJUDA DO ARIEL E DEMAIS ANIMAIS! SIMPLESMENTE RIDICULO TUDO ISSO, SENÃO FOSSEM ELES O QUE SERIA DO ARIEL?

  43. Essa publicação é pura palhaçada, inveja da competência que a Raquel e sua familia tem ao criar os felinos. Tem animais que foram DESTINADOS PELO PRÓPRIO IBAMA!
    VocÊ é capaz de PROVAR o que acaba de afirmar Sra LILIAN ROCHEMBACK e PERANTE o JUIZ!
    Porque acusar sem provas é um crime, e pelo o que eu conheço do Instituto Emanuel eles amam sim os animais e os que convivem com eles nao foram tirados da fauna e sim acolhidos por maus tratos q o proprio ibama os fornecia, e alguns nasceram lá ( ou seja nao conhecem o habitat q uma pessoa sitou acima, no caso se liberados morrerão, pois nao saberão caçar e se defenderem!
    Antes de abrir a sua boca pra falar de uma pessoa de carater q fez de tudo pra ajudar um Leão que vinha lutando pela vida desde o nascimento, deveria se preocupar com os q realmente são maltratados, como os circos e rodeios…
    E o q importa se eles compraram ou nao os primeiros?!
    Existem pet exoticos q vendem sim animais selvagem com LICENCA DO IBAMA pra ser criado em casa, e q alguns tigres são “modelos” isso nao é segredo pra ninguém , pois o proprio Ary disse na Eliana q algumas revistas pedem pra fotografar pra alguma propagando isso é publicidade…
    E o q tem de mal nisso, isso não é maus tratos…
    E se vc nao sabe o q significa maus tratos procure se informar antes de caluniar alguém…
    Pois agora quero ver você PROVAR tudo isso q ta falando!!
    E mais, todos nós q ajudamos em doações para o Ariel não queremos (pelo menos EU não quero), satisfação nenhuma, pois realmente é uma pena ele ter ido, sofri muito pois amava e ainda amo aquele Leãozinho lindo, mais ela tem mais animais no instituto, pode muito bem querer ajudar outros animais q estão precisando pois o q mais tem são abrigos precisando de ajuda!

    Agora VOCÊS que não conhecem o trabalho deles e nem a indole deles, LAVEM BEM A BOCA antes de criticar, difamar uma pessoa de carater como a Raquel e toda sua familia!

    SEJA MULHER, E NÃO UMA ATOA Q AO INVÉS DE SE ESPELHAR NELES E TENTAR AO MENOS AJUDAR ALGUM ANIMALZINHO MESMO Q SEJA UM CAHORRINHO DE RUA, FICA AÍ ESCREVENDO UM MONTE DE BESTEIRA E MENTIRASSSS!

    QUERO VER VC PROVARRRR!!

  44. Olá, sou a “protetora de animais” que você citou em sua reportagem mal informada. Pra começo, vou postar aqui a MINHA NOTA sobre o Rancho dos Gnomos, escrita por mim… Eu tenho contatos que trabalham para eles, inclusive vizinhos deles concordam com o que escrevi e RESPONDERAM a nota… Segue nota:
    http://www.facebook.com/notes/eryka-zolcs%C3%A1k-de-sousa/rancho-dos-gnomos/169953199742785
    —–

    “Amigos, não estou falando mal ou bem do rancho dos gnomos, o que eu disse e as pessoas interpretam como querem, é que:
    – Pedimos ajuda pro rancho eles negaram ajuda e disseram que teriam uma “opiniao diferente referente a eutanasia do Ariel”, na MINHA OPINIAO como deixei bem claro, eles nao gostam de animais, pq se nao pq diriam isso? Ser a favor da eutanásia de um animal que lutava pra viver? Sendo q mais q 60 mil pessoas lutavam pela vida do Ariel?
    – Outra vez eles ganharam vários kg de carne pros bichos deles de uma empresa, pedimos um pouco pros nossos animais eles negaram… Conclusão… 100kg de carne que eles ganharam estragaram…
    Eles nos tem como “concorrentes” sendo que não tem nada a ver… Somos duas Instituições que prezam pelo bem animal (não é?) Qual o problema de uma ajudar a outra?
    Eu era fã do Rancho, acho ótima a estrutura deles, mas depois dessas coisas, passo a estranhar certas atitudes, sou protetora de animais há tempos e quem realmente gosta de bicho não tem essa atitude e se ajudam sempre com o que podem, por menor que seja a ajuda, mas AJUDAM… Porque não podemos nos ajudar? O que eles tem contra o nosso trabalho?
    Fica aqui a MINHA OPINIÃO, gostaria MUITO que eles se pronunciassem a respeito, para quem sabe eu entender o PORQUE disso tudo… Mas acho que se eles eram CONTRA o Ariel, não devem vir se promover nessa página.
    Bom, vou continuar na minha “missão” de defender os bichinhos, só deixo bem claro a minha opinião e minha insatisfação com isso tudo.

    Att

    Eryka Zolcsák de Sousa”

    ——-

    Eu quero que eles me respondam isso, se quiser me processem, ótimo, pois ai quebro o sigilo telefônico onde todos vão saber que isso é verdade e quem vai se “queimar” são eles.

    Outra coisa…

    Canil Emanuel é bem diferente de Instituto Emanuel. A sede está no mesmo lugar temporariamente, pois o Instituto está em reformas para melhor atender os animais, portanto são duas coisas completamente independentes. O dinheiro arrecadado vai SIM para o Instituto Emanuel, pois temos mais 14 animais e queremos dar SEMPRE o melhor para eles, o Instituto é sério, lutamos pelo melhor aos nossos animais e prestamos contas de TUDO com nosso contador e para os órgãos competentes.
    Tudo o que eu disse na nota, eu afirmo novamente aqui, pois é verdade, e fui EU que disse, não foi Instituto, não foi Canil, não foi ninguém, foi a Eryka Zolcsák de Sousa (Bióloga e protetora de animais, sou formada pela melhor instituição do país, atualmente faço mestrado na mesma, possuo diversos prêmios na área e possuo propriedade o suficiente para saber o que eu falo com relação ao bem estar animal, vide meu currículo lattes).

    Estarei acionando meus advogados e abrindo uma representação contra você Lilian, pois quero que você PROVE tudo o que esta falando nessa página.

    Grata

    Eryka Zolcsák de Sousa

  45. SABE POR QUE O POBRE DO LEÃO FICOU COM AQUELE PROBLEMA NAS PATAS QUE O LEVOU A MORTE? PQ ARRANCARAM AS GARRAS DO BICHO! FELINOS (GRANDES E PEQUENOS) SEM AS GARRAS, FICAM COM AS PATAS E PERNAS COMO SE FOSSEM ATROFIADAS, SEM ESTRUTURA, SEM FORÇA MUSCULAR, TANTO QUE DEPOIS DO TOMBO (QUE PODERIA NÃO TER OCORRIDO SE O LEÃO TIVESSE AS GARRAS, POIS AS GARRAS DÃO SUSTENTABILIDADE AS PERNAS DO ANIMAL) O BICHO NUNCA MAIS CONSEGUIU SE RECUPERAR, JUSTAMENTE PORQUE DEVIDO A TER TIDO SUAS GARRAS ARRANCADAS ELE NÃO TEVE MAIS FORÇAS EM SUAS PATAS E PERNAS PARA SE REESTABILIZAR, COMO EU SEI QUE ARRANCARAM AS PATAS DO BICHO?? SÓ VER ESSE VÍDEO QUE O PRÓPRIO CRIADOR DIZ QUE ARRANCOU AS PATAS DE ARIEL, E NO VÍDEO O BICHO BRINCANDO AINDA APARECE ELE (O CRIADOR) DANDO SOCOS (SEM MOTIVO APARENTE) NO FOCINHO DO ANIMAL, QUE VISIVELMENTE NÃO ENTENDE O PORQUE DA AGRESSÃO, CONFIRAM E GRAVEM O VIDEO ANTES QUE SEJA APAGADO:

    http://www.youtube.com/watch?v=I4uDSEFkK5o

  46. LUGAR DE ANIMAIS SELVAGENS, SILVESTRES É EM SEU HABITAT NATURAL!

    UTILIZAR DESSES ANIMAIS PARA GANHO PROPRIO E SUCESSO PROPRIO NÃO É AMOR AOS ANIMAIS, É EXPLORAÇÃO!

    ANIMAIS LINDOS COMO TIGRES, LEÕES VIVENDO ENCLAUSURADOS EM JAULAS, SENDO EXPOSTOS EM PROGRAMAS DE TV, AONDE É QUE VAMOS PARAR???

    ZOOLOGICO É ALGO QUE DEVERIA SER EXTINTO, EXIBIR BICHOS PRESOS PARA DIVERSÃO HUMANA??? QUE NEGÓCIO É ESSE MINHA GENTE?!?!?

    BASTA IR NO SITE DE VÍDEOS YOUTUBE, NÃO SOU EU QUEM ESTÁ DIZENDO, TÁ TD LÁ, VIDEOS DE CRIANÇAS CORRENDO (DO LADO DE CÁ DAS JAULAS) ESTRESSANDO OS ANIMAIS, ESSE SENHOR ARI SEMPRE APARECE NOS VIDEOS COM OS TIGRES, ARIEL E LEÕES EM COLEIRAS, ORA PORQUE COLEIRAS? SE É AMOR DE VERDADE ENTRE ELE E BICHOS, NÃO PRECISARIA JAULAS E COLEIRAS…

    PROCUREM PELOS NOMES QUE REMETEM A ESSES CRIADORES E O LEÃO ARIEL (QUERIDO ANIMAL) NO YOUTUBE E VERÃO.

    ESSES BICHOS DEVEM SER REABILITADOS PARA SEREM ENTREGUES A NATUREZA “PRA ONTEM”!!!

  47. Me impressiona o quanto as pessoas hoje em dia são mentalmente incapazes de pensar logicamente em coisas básicas.
    Segundo a tutora de Ariel que fez tudo para “salvar sua vida”, Ariel era perfeitamente normal e dócil e até os 10 meses de idade dormia com ela…
    Até mesmo as pessoas mais inaptas conseguem ver o quão é absurda essa situação.
    Não tem nada de ‘normal’ um leão dormir com um humano, na sua cama, ou viver em um canil.
    Muito menos ficar brincando com balões onde começou o início do seu calvário, quando se machucou deslocando um dos discos de sua coluna afetando sua medula espinhal.

    Proteger leões é lutar para que ele possa ser o mais selvagem possível e caso não possa voltar ao seu habitat natural, que seja providenciado um local adequado para que ele possa viver como um verdadeiro leão com o mínimo de intervenções humanas.

    PROBLEMAS DE ARIEL COMEÇARAM EM JULHO DE 2010 EM UMA BRINCADEIRA COM BALÕES NO CANIL QUANDO CAIU E SE MACHUCOU AFETANDO SUA COLUNA ESPINHAL:
    http://www.youtube.com/watch?v=23nffss_tEA (acidente contado pela própria tutora)
    http://www.helpthelion.com/index.php (em inglês)
    http://isfbrazil.com/?p=490 (traduzido do site acima)
    http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1151493 (ocultando o real motivo da paralizia de Ariel)

    PROPRIETÁRIO DO FALECIDO LEÃO ARIEL QUER ABRIR UM ZOOLÓGICO EM MARINGÁ ATÉ O INÍCIO DE 2012:
    http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/407123/proprietario-de-ariel-quer-abrir-um-zoologico/

    CORPO DO LEÃO ARIEL É CREMADO E CINZAS SERÃO COLOCADAS EM FUTURO ZOOLÓGICO:
    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/07/31/corpo-do-leao-ariel-e-cremado-e-cinzas-serao-colocadas-em-futuro-zoologico.jhtm

    O CANIL E ESCOLA EMANUEL DO PROPRIETÁRIO ARY MARCOS BORGES, TRABALHA COM 70 CÃES DE ALUGUEL:
    http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/167787/empresas-estao-alugando-caes/

    COM MAIS DOIS FILHOTES, MARINGÁ JÁ TEM QUATRO TIGRES NASCIDOS EM CANIL:
    http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/234748/com-mais-dois-filhotes-maringa-ja-tem-quatro-tigres-nascidos-em-canil/

    LEOA DOTI É TRANSFERIDA PARA O CANIL EMANUEL:
    http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/448821/leoa-doti-do-parque-do-inga-e-transferida-para-o-canil-emanuel/

    Leiam todas essas reportagens e tirem suas próprias conclusões….

  48. Prezada Eryka Zolcsák de Sousa,
    Não vim aqui pra defender ninguém, nem a Liliam nem o Rancho dos Gnomos, mas fiquei surpresa com o tamanho do seu EGO!! Também sou bióloga, formada desde 2006 na UFRJ, com mestrado na UNESP e fiquei surpresa ao ver você falar que é formada pela MELHOR instituição do País, nada contra a UNIP, mas me poupe que o curso de ciências biológicas ministrado nesta instituição é melhor do que o da USP, UFRJ, UNICAMP, UNESP… sem falar as federais e estaduais de outros estados brasileiros! Pior ainda foi ver seu lattes. Fiquei super curiosa, pois você falou com propriedade sobre o que você entende, sobre seus prêmios e sobre seu currículo… Bom é o currículo do seu orientador na graduação, o seu está deixando muito a desejar, você é quase recém formada e ainda precisa de muita HUMILDADE para crescer na profissão, desculpa a sinceridade. Você nem mesmo tem uma área de estudo bem definida, começou trabalhando com peixes e hoje estuda comportamento em cativeiro de felinos EXÓTICOS!! Espero que você consiga um intercâmbio para aplicar esse conhecimento todo que você fala na África e na Ásia. Estou torcendo pelo seu futuro. Agora vamos falar de proteção animal. Ainda que o CANIL EMANUEL seja uma coisa e o Instituto outra, eles estão funcionando no mesmo local e você como PROTETORA DE ANIMAIS, deveria se envergonhar ou no mínimo ser contra CRIAÇÃO, IMPORTAÇÃO, EXPORTAÇÃO E LOCAÇÃO DE CÃES PARA GUARDA! Também sou protetora de animais e acho tudo isso abominável! Acho um abuso tratar animais como objetos para garantia de sustento, ainda que as pessoas cuidem bem dos animais. O que não acontece no caso de muitos criadores, não é mesmo?. Agora queria falar um pouco sofre o que acho do INSTITUTO EMANUEL, não vou entrar no mérito da questão sobre o Ariel, sobre o amor dos seus “pais, sobre eutanásia, enfim… mas achei um absurdo o instituto deixar os tigres cruzarem para depois cobrar ingressos para visitação desses filhotes e do próprio Ariel que também era filhote nessa época, tanto que em 2010 o Ibama autuou o instituto para que este se adequasse as regras de um mantenedouro de animais silvestres e não de um zoológico, que é o de NÃO PERMITIR VISITAÇÃO AO ANIMAIS, o Rancho dos Gnomos segue a risca. Também não gosto de aparições de animais selvagens em programas de televisão para entretenimento, pra mim isso é coisa de circo e CIRCO LEGAL NÃO TEM ANIMAL! Em 2010 o IBAMA também investigou o Instituto Emanuel, pois tinha denuncia de que este funcionaria como CRIADOR de felinos exóticos e até hoje muitas pessoas acham que o instituto serve para isso. Se fosse por uma causa nobre para reintrodução na natureza seria ótimo, mas não é o caso. Que eu saiba o Instituto não mantém nenhum vínculo com nenhuma outra instituição para fazer reintrodução de tigres no ambiente natural, então acho um ABSURDO EM TAMANHO, deixar nascer mais tigres em cativeiro para viverem em jaulas e ambientes não naturais e eles serem criados como gatinhos de estimação. Isso pra mim não tem valia nenhuma, não é um trabalho sério. Deixam criar e depois pedem ajuda em dinheiro para manter os tigres, é demais pra qualquer cabeça pensante!!! Uma coisa é dar uma vida digna para animais que vieram de maus tratos, como o caso de muitos leões, tigres e ursos proveniente de circos, e até onde sei é isso que o Rancho do Gnomos faz! Sem mais. Att. Carolina

  49. Pessoal, o pior cego é aquele que não quer ver, vejam os fatos contraditórios sobre o Canil e o Instituto Emanuel, o “pai” do Ariel é dono e adestrador do canil, que faz locação de cães para guarda!! é só procurar no google ou entrar nos sites dessas instituições. Sejam cabeças pensantes, vocês estão cegos de emoção, deixem a emoção de lado e vejam as contradições desse pessoal, isso não diminui o amor e o tratamento digno que deram ao Ariel, mas tem coisa errada sim!!

  50. Acho que está faltando total falta de equilíbrio no que as pessoas falam em sites de relacionamento. Eu estive nos últimos dois meses quase, participando do perfil do ARIEL e acompanhando com mais de 60 mil pessoas a luta desse animal. Antes mesmo de saber de qq coisa, entrei de cara, pq como ativista, a dor do animal falava mais alto pra mim. Entrei no perfil e fiz o que meu coração mandava; só depois fui analisar o Instituto, a história toda de Ariel ; enfim, fui tomar conhecimento dos FATOS. De cara e até agora fiquei extremamente triste e revoltada com o fato de uma “FERA” viver em um local que seria para um cachorro de porte grande e estar tão exposto na mídia, frequentando palcos de diversos canais de televisão, onde o stress de barulho, holofotes, espera para gravação , chão inapropriado, etc . Sou contra a exibição de qq animal, seja pelo motivo que for. Entristeceu-me mais a necessidade dessa mídia no final dos seus dias, quando a doença já havia se manifestado em sua totalidade e o vi novamente em reportagens de TV. Dessa vez, iam até o local em que o an imal encontrava-se prostrado, triste e totalmente sem movimentos. O único que denunciava seu sofriemnto era o olhar ! Após sua morte houve um comentário em seu perfil, o qual participei, que acusava o RANCHO DOS GNOMOS por não querer o bem estar do animal. Entrei em defesa do Rancho e disse que deveria ser um tremendo mal entendido. Não conheço o RANCHO. Infelizmente nunca estive lá, mas pelo que sei, pelos sérios documentários que já vi, é inadimissível alguém dizer que tal ONG desejava o mal desse bicho. Senti pelo Ariel, senti pelo RANCHO e senti também pela pessoa que fez essa infeliz afirmação. Quanto a Lilian, sei que é uma ativista, uma apaixonada como tantos, pelos animais e que luta por todos eles. As colocações dela neste documento acima, parecem-me de ordem pública. Aliás, estão todos no google. Se são verdades ou mentiras cabe ao MP investigar e dar a nós, população, ativistas e apaixonados por animais a verdade sobre todos os fatos; mesmo porque o nosso código de leis possui artigo em defesa dos animais, incluíndo como crime qualquer abuso, maldade, maus tartos, explorações, etc, etc, etc. A população, bem como as pessoas que se ligaram ao ANIMAL Ariel esperam a verdade de tudo e de todos. Deixo registrado que tudo que falei à respeito de tudo e de todos, bem como do RANCHO DOS GNOMOS está em meus arquivos à salvo. Que cada um seja responsável pelos seus atos e pelas suas palavras.

  51. O IBAMA não deveria permitir a procriação de animais da fauna exótica, vão reproduzir pra que? Os filhotes serão revendidos pra quem? Pros circos? Pros Zoos? Nada que lucre com os animais me agrada, aliás,, faço parte da parte prejudicada que gasta o q tem e o q não tem com os bichos, não sou cafetão de animais, não sou gigolô, meu time é outro.

  52. Vamos FERNANDA , responda aos videos postados nos comentários , LEÃO SEM AS GARRAS?? EXATAMENTE COMO FAZEM NOS CIRCOS. VC DISSE NO SEU COMENTÁRIO ACIMA: “TOMAR VERGONHA NA CARA E PROCURAR UM TRABALHO DE VALOR”. O que seria um trabalho de valor pra vc?? Arrancar as garras de um leão e levar eles aos programas de tv pra faturar alguns???

    VC É RIDÍCULA!!!

  53. era de conhecimento publico que esse casal tinha animais exotico sera que o ibama nao sabia eles cuidaram muito bem desse animal pois se o animal foce maltratado nao gostaria desse casal como gostava eu conpartilho a dor da perda desse querido leão ariel a palavra na alegria ou na triteza nao dizem nada a vcs

  54. Sobre aluguel de cães para guarda, alguém já acompanhou o que acontece ? Eu tive a triste experiência de acompanhar durante um ano uma construção em frente ao meu prédio que usaram cães. Um casa de rot ficaram confinados só saiam durante a noite no terreno no meio de cimento e materiais de construção que causou vários problemas de pele aos animais. A fêmea engravidou e teve seus filhotes nesse ambiente, esses filhotes ficaram por quase um mês nesse ambiente, os “resposáveis ” só tiraram os filhotes de lá depois de tanto que eu os infernizei. Num final de semana o macho chorava muito e esfregava a cabeça no chão passei uma noite inteira tentando ajuda pra ajudar esse cão, a policia nada podia fazer,nem os bombeiros não consegui ligar para o telefone constante no cartaz de propaganda afixado na porta da construção… enfim passei a noite vendo aquele animal sofrendo e nada consegui fazer pq se eu arrombasse o local, eu seria a errada…. isso é aluguel de animais para guarda…. Isso é que o canil dessa familia faz… Essas pessoas amam animais ? Não questiono o que fizeram pelo Ariel… Vão construir zoo… gente quem quer ter um Zoo é protetor dos animais ? Segundo a Erika ( por sinal que pessoa pedante não ? )” qual o problema de terem comprado o casal de tigres” Gente qual o problema ???? ela como protetora dos animais como diz ser não vê o problema ?
    Totalmente sem noção, sem modéstia e sem maturidade. Tomara que as pessoas abram os olhos sobre o que estão apoiando.

  55. Nossa! Que absurdo!!!
    A única diferença que nós humanos temos dos animais é a capacidade de raciocínio. Não pense que isso é mérito pois existem pessoas que, diferente dos animais; possuem esta capacidade e não a utilizam.
    Tomaram como bandeira a causa do Ariel. Concordo! Todos os esforços deveriam ser feitos para o bem estar do animal.
    Mas daí a ficar cego para este calhamaço de provas, suspeitas, denúncias, opiniões fundamentadas e “racionais” é no mínimo ridículo.
    Esta cidadã chamada Érika trabalha no Intituto Emanuel e diz estar indignada por não ter recebido ajuda do Rancho dos Gnomos. Minha pergunta é: Não ficou indignada com o fato de arrancarem as garras do leão e isto ter sido o estopim para todos os problemas que ele teve?
    Ou vai querer argumentar que errar é humano?
    Tá aí…tá provado da boca do próprio Ary Borges no video postado (e devidamente gravado) que arrancaram as garras do Ariel porque ele os machucava. Disse que não tinham experiência. Depois confirma que isso trouxe problemas para o animal e ainda reafirma a falta de experiência ao permitir que um leão sem garras brinque com balões e fira a coluna. No mesmo video ainda assume que tal ato (praticados pela “família do Ariel”) deixou o animal com a coluna torta e dificuldades para andar.
    Nem diria que pior cego é aquele que não quer ver, porque isso é caso pensado!
    Pior de tudo é que estão manipulando as pessoas que se comoveram com o leão. PIOR AINDA É QUE AS PESSOAS PERMITEM!!!!!!!!
    Essas mesmas pessoas que condenam circos porque arrancam garras de animais estão encobrindo o Circo Emanuel.
    Cadê a prestação de contas que prometeram sobre as doações? Ah…já sei a resposta pronta. A família do Arielzinho está muito trite e um momento desses não é pra se falar em dinheiro.
    Porque? Eles se preocuparam com o leão quando lhe arrancaram as garras? Foram os responsáveis pelo início disso tudo e então não tem que poupar nada.
    Cadê o laudo e diagnóstico que viria do exterior no final de Julho? Estamos em Agosto. Isso não interessa mais? Já morreu mesmo. Típica atitude responsável por toda a impunidade que existe no país.
    Muitas Emanuetes dizem: Doou, tem que ser de coração, não tem que perguntar o que vão fazer com o dinheiro.
    Como não? Olhem tudo o que está sendo mostrado, não aqui; mas em postagens, videos, matérias de datas passadas por pessoas que não tem nada com isso.
    Doas e não se envolver é típico de pessoas que só querem dar algum sentido pra própria vida. Mas não querem se comprometer.
    Nunca pensaram que é de muito mal gosto deixar um leão moribundo com pessoas o dia inteiro o rodeando, batendo fotos, fazendo videos, enfiando a mão na boca do animal?
    Ou será alguma terapia esse negócio de enfiar a mão na boca? Engraçado que o que vi no video foi um tremendo cuidado do Ary Borges para que o leão não pegasse sua mão. Esperava que o leão gentilemente abrisse a boca para que ele enfiasse a mão.
    Acordem! Pensem e vejam o óbvio!
    O objeto de amor de vocês tem que ser o leão…ponto!
    Estas pessoas não são mãe e pai do Ariel! Humanos não geram leões! Se querem comparar, falam direito. Jamais arrancaria as unhas de meu filho se ele me arranhasse. Mesmo que, se arrancasse a unha ele me desse uma boa grana.
    Lugar de leão não é no circo! Também não é em programas de entretenimento na TV, na cama, nas fotos com modelos e capas de cd de cantoras gospel (mesmo que seja “a mãe dele”) em canil, na sala, em zoológico.
    O Ministério Público precisa atuar.

  56. Só pra complementar. A “Protetora dos Animais” Éryka Zolcsák sabia de tudo isso e achou normal. Tinha por obrigação, como protetora dos animais, denunciar! Tô errado?
    Na página dela do Facebook tá cheio de denúncia. Cadê a do Ariel?
    Omitiu. Foi sem querer? Ela não sabia disso?
    ACORDEM!!!!!!!!!!!!!!!

  57. Pior de tudo é que essa tal de Éryka Zolcsák, que se diz uma super bióloga e protetora de animais, está tentando denegrir a imagem do Rancho dos Gnomos!! O que essa pessoa tem na cabeça?! Pra quem não conhece o trabalho maravilhoso dessa Instituição é só entrar no site deles http://www.ranchodosgnomos.org.br/, tem cada história maravilhosa de animais resgatados, proveniente de circos, zoológicos e etc!! Eles são referencia no Estado de São Paulo e fora dele, inclusive o Ibama manda a maioria de animais de apreensão pra lá. E ainda recolhem cachorros abandonados!!

  58. É isso carolina, o sentimentalismo tem que ser deixado de lado, o Ariel se foi. Agora temos que nos unir pra que outro animal não sofra. Nessa luta não inclui procriar animais selvagens em cativeiro para alimentar o ego e claro pra ganhar dinheiro né ? Nessa luta não cabe montar zoologico claro pra faturar. Nessa luta não cabe alugar cães pra guarda e como a propaganda no site do canil diz ” Eles trabalham no sol e na chuva, não entram com ação contra o patrão, não tiram férias, não tem 13 salário ” .
    Chega né !!!! Sequem as lágrimas e vamos gritar pelo bem dos animais

  59. MEU DEUUUUUUS… ESTOU CHOCADA!!!!!!!!!!!
    CADA VEZ QUE PROCURO, ACHO ABSURDOS QUE SÃO COMETIDOS POR ESSE CASAL QUE SE DIZEM PROTETORES DE ANIMAIS!!!
    HOJE FIQUEI SABENDO QUE O ARIEL NÃO TINHA MAIS AS GARRAS (REPUGNANTE ISSO) E AGORA VENDO O SITE DO CANIL ( QUE PERTENCE SIM AO CASAL), VERIFIQUEI QUE ELES VENDEM ¨COLEIRAS ELÉTRICAS¨!!!
    GENTEEEEE, PELO AMOR DE DEUS, ISSO É RESPEITAR ANIMAL?????????????????????????????
    QUEM AMA E RESPEITA ANIMAL NÃO USA E NÃO VENDE ESSE MATERIAL DE TORTURAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!

  60. Querida Carolina, sou formada pela USP, melhor Universidade do País, se informe direito, se quiser mando meu diploma pro seu e-mail, quando a Lilian, secretaria do deputado ligado ao RANCHO DOS GNOMOS, sabe TUUUDOOOO de animais, inclusive no e-mail que me mandou disse que os tigres vivem na Amazônia… Ta sabendo certinho… Depois dessa vou continuar aqui dando risada!!! Beijinhos a todos!

  61. Outra coisa, pedi no e-mail também pra você PROVAR tudo o que esta falando aqui, tanto do Canil quanto do Instituto… Essas matéria em jornais sensacionalistas não servem, quero o processo no Ministério, número e tal… Você esqueceu de falar que foram TODOS arquivados por falta de PROVAS. Isso tudo é inveja porque cuidamos de nossos animais como ninguém mais cuida, enquanto algumas Instituições prezam a Eutanásia que sai mais barato, nós prezamos a luta pela vida de nosso animais… “Quem é de verdade sabe quem é de mentira”… Claro que não nos escondemos atrás de nenhum politico também… Esqueci dessa parte!

  62. Independente de qualquer coisa o Ariel foi muito amado e cuidado por está família. Eu particularmente não acredito que essas pessoas que postam certos comentários são um poço de amor e fariam qualquer coisa pelo bem desses animais, o que cada uma dessas pessoas fazem de concreto para ajudar outros animais? Por que só postar comentários não resolve o problema, ou seja, quanto mais àqueles que gostam de criticar são os que nada fazem. Em geral, as pessoas de bom coração são discretas, preferem o silencio, deixa que as suas ações falem por sim, eu acredito em Deus, se as coisas mencionadas aqui forem verdadeiras, cada um vai prestar conta, isso vale pra duas partes. OS SERES HUMANOS SÃO QUASE TODOS IGUAIS, EGOISTAS, DISSIMULADO, FINGIDOS, DESTRUIDORES DA NATUREZA, INTERESSEIROS, QUANDO DA UMA BANANA É PRA RECEBER UM CACHO…..ENFIM…..VIVA OS ANIMAIS.

  63. ERYKA.. QUANTO MAIS VC FALA , MAIS VC SE COMPLICA. DE NADA SERVE SEU LINDO DIPLOMA SE VC NÃO CONSEGUE VER MALDADE EM PROCRIAR ANIMAIS EXÓTICOS EM CATIVEIRO PARA LUCRAR COM ELES. VC DIZ QUE AS MATÉRIAS NOS JORNAIS “SENSACIONALISTAS” NÃO SERVEM , QUE OS PROCESSOS FORAM ARQUIVADOS POR FALTA DE PROVAS , ONDE HÁ FUMAÇA HÁ FOGO!!
    E QUANTO A RETIRAR AS GARRAS DOS FELINOS?? VC ACHA ISSO CORRETO??
    LEVAR OS ANIMAIS EM PROGRAMAS DE TV , PRA PASSAR POR TODO TIPO DE STRESS POSSÍVEL , OBRIGAR OS ANIMAIS A VIAJAR DE UM ESTADO A OUTRO , EM TROCA DE FAMA. SEM FALAR EM ALUGAR CÃES PARA CORREREM RISCOS EM TROCA DE DINHEIRO!!
    SE VC REALMENTE ACHA QUE TUDO QUE CITEI NÃO TEM NADA A VER COM EXPLORAÇÃO ANIMAL EM TROCA DE DINEHIRO E FAMA… ENTÃO PRA MIM VC É UM SER PODREE…

  64. Hummmmm…muita coisa escrita aqui. Interessantes no sentido mais negativo possível da palavra.
    Eu doei dinheiro para o tratamento do leão Ariel. Vi este video postado aqui e fiquei completamente desanimado e indignado.
    Quero entender essa situação, então peço que, por gentileza, me explique Eryka.
    Este do video é ou não é o o sr Ary Borges?
    Vi um dos videos da Eliana onde o reporter diz que o Sr Ary Borges teria muita experiência com animais selvagens e teria inclusive feito um curso no exterior. Ele diz ou não diz no video que não tinham muita experiência em extrair as garras do leão?
    Ele diz ou não que extrairam as garras do leão e em consequência disso o pobre teve problemas na coluna, passando a andar “torto”?
    Você se mostrou contra a eutanásia animal, eu não tenho opinião definida.
    Imagino que você seja contra por achar uma crueldade. Então você é ou não a favor de extrair garras de leões? Acha ou não isso uma crueldade? Imagino que sendo a bióloga conceituada que você se apresentou (e não tenho porque duvidar) você sabe melhor do que ninguém que isso iria prejudicar a saúde do animal.
    Isto foi ou não o início dos problemas do Ariel? Quero saber porque a própria Raquel Borges assumiu isso em dado momento. A única coisa que não foi dita é que tinha extraído as garras do leão e acho que reconhecer os erros é importante. Deveria ter sido dito. Eu doaria da mesma forma o dinheiro para o tratamento, desde que o Ariel não ficasse mais sobre a tutela deles.
    Se você não acha correto extrair garras de grandes felinos, porque não denunciou o Sr Ary Borges?
    Você é a favor ou contra a criação de animais oriundos de faunas estrangeiras, com propósito de entretenimento humano, ou para que trabalhe para seu próprio sustento? Nisso, peço desculpas, eu direi o que penso. Acho que animais criados em cativeiro para entretenimento, é circo. E acho que se um animal tem que trabalhar para seu sustento, então quem cuida não tem condições de criá-lo. Sendo assim não deveria aumentar suas despesas.
    Estou surpreso e curioso sobre o que você escreveu sobre o Rancho dos Gnomos. Sou de São Paulo e não conheço o local. Na verdade um amigo do IBAMA e outro da Policial Ambiental me disseram que 90% dos animais silvestres capturados fora de seu habitat, feridos, maltratados ou sem destino vão para lá. Que eles cuidam, curam e fazem um excelente trabalho de reintrodução na Natureza. Um deles inclusive citou que as vezes eles são chatos demais por gostarem de tudo certo e que as instalações são excelentes.
    Não posso deixar então de perguntar uma coisa.
    Você disse que os links postados aqui são de publicações sensacionalistas e que não servem.
    Exceto é claro o video do Sr Ary sobre a extração das garras, que isso veio da própria boca dele e o motivo de estar postando aqui. Contra fatos, não há argumentos.
    Peço a gentileza então, que poste aqui apenas uma publicação (pode ser de jornais sensacionalistas mesmo), que sustentem suas acusações sobre o Rancho dos Gnomos. É claro, de data anterior a este artigo.
    Eu e mais 60.000 pessoas ficam no aguardo de sua resposta.
    Grande abraço.

  65. Meu deus quanto urubu aqui hein???só sabem falar mal da Eryka, porque vcs ao invés de ficar aqui atacando nao vao cuidar dos animais de rua , fazer algo por quem necessita de ajuda , fazer um boa açao, sabem oque é isso??? ficam ai com a bunda sentada na mesa escrevendo no computador ,enchendo o saco, que vidinha mediocre hein? tenham dó vao fazer algo útil como a Eryka faz. Ah parem de escrever cartinhas e textos , se vcs se acham tao bons COM TANTO AMOR aos animais vao lá falar e tirar suas duvidas direto com o Ary e com Eryka,ahahaha aposto que nao vao só sabem escrever textos, na na hora H NAO SAO DE NADA, provem oque vc estao falando, FALAR SEM PROVAR DA PROCESSO!!!!!

  66. Gente, quem ajudou o Ariel, ajudou de bom coração e isso não se discute. Todos se uniram pra ajudar o Ariel, independente de quem estava cuidando dele.
    Mas eu tbm sempre me perguntei como o Ariel e aqueles outros animais foram parar no Instituto… não acho que a gente deva criticar a Lilian por ter levantado a bandeira, temos que averiguar isso tudo com calma. Não adianta ficarmos atacando uns aos outros. Acho que todo mundo que está aqui, ama os animais e quer defendê-los! Já temos tanta gente contra nós, pra que vamos brigas?
    Se falta informação, vamos atrás!

  67. Eryka amiga vou lhe dar um conselho,nao escreva mais aqui, esse povo nao tem oque fazer,deixe que a justiça tome conta disso, esse povo quer aparecer,ficam ai dizendo ” Que horror tiraram as garras do leao” aposto que nunca ajudaram um animal de rua,sao uns frustrados!

  68. O Ary errou em cortar as garras sim , mas ele mesmo falou no video,nao tem oque temer,se ele errou pelo menos está se redimindo , e vcs bando de URUBUS , VAO ATRAS DOS DIREITOS DO ANIMAIS FAÇAM ALGO DE BOM.
    VCS SAO MESQUINHOS NAO RESPEITAM NEM O LUTO DO AREIL ,FICAM AI ATACANDO A ERYKA E O ARY QUERO VER IR FALAR TUDO ISSO PARA ELES MUNIDOS DE PROVAS ,PROVAS NAO DA INTERNET POIS TODOS NÓS SABEMOS QUE NEM TUDO AQUI É VERDADEIRO , DOCUMENTOS REAIS.
    E MAIS UM VEZ CUIDADO!!! POIS TUDO OQUE VCS ESCREVEM AQUI , PODE SER MATERIAL CONTRA VCS SE NAO PROVAREM!!!!

  69. PATTY CHEDE , vc pelo visto é tão desocupada quanto todos os outros aqui né querida. E pior , vc ainda vem aqui ser irônica com um assunto tão sério.. acho sim um horror tirar as garras de um Leão.. e sim eu ajudo muitos animais de rua , mas não tenho que te provar nada , por que nunca fui pra TV pedir dinheiro pra tatar dos meus animais!!
    VC É TÃO RIDICULA QUANTO SUA AMIGUINHA ÉRYKA.

  70. “Qdo faltam argumentos bons e verídicos, o injusto parte para a ofensa…”

    Porém, os vídeos estão expostos ae e no youtube p/ quem quiser ver…

    Eles ganham sim dinheiro as custas de animais, é evidente isso, se gostam dos animais são outros 500…

    Mas tratar animais selvagens como animais domésticos, isso não é certo, e isso eu sei.

    Bem a verdade prevalecerá, e aos justos e certos Deus será o advogado, aos injustos ele será o juíz.

    Q o pobre ariel encontre em morte o que nunca teve em vida – liberdade.

  71. Eu posso mostrar o que a Eryka falou sobre o Rancho dos Gnomos. Tenho cada palavrinha dela escrita.
    A coitadinha da Eryka, como foi citada ai, não me pareceu tão coitada em suas palavras agressivas e afirmativas referindos-e a uma instituição como o RANCHO DOS GNOMOS.
    Mais uma coisa: eu ajudei o Ariel financeiramente de todo o meu coração e teria ajudado mil vezes mais e continuaria ajudando se ele ainda estivesse aqui, mas quero SIM satisfação de cada centavo meu que foi doado; afinal, eu nem sei mais se a minha doação foi para o tratamento do leão tetraplégico ou para manter um canil que vende coleiras com choque elétrico.
    Processo???????? kkkkkkkkkkkkkkkk Tudo que está aqui foi dito pela família borges e está em seus sites e fotos espalhadas pela internet. Ninguém aqui está afirmando nada. Tudo que está aqui vem da “família” do jovem Ariel. Não cortei as unhas dele, não dava balões para que ele brincasse em cima de cimento escorregadio, não vendo coleiras elétricas, não fiz uma dita cesariana na mãe do Ariel e depois disse que ele foi rejeitado pela mesma e o criei como se fosse um gatinho dentro de um espaço que seria mesmo para um gato. Eu não abri uma página na internet e juntei quase setenta mil pessoas unidas pela compaixão do sofrimento de um animal e não postava notas fiscais com as compras que eram feitas através de doações que a administradora da página chamou de “trocados”. Eu não permiti que nenhum canal de televisão entrasse onde estava meu animal para filmar sua dor em estado prostrado e de total sofrimento. Eu não me deletei do perfil do Ariel só porque estava perguntando algumas coisas, que como o Nelson, eu não entendo mesmo. Coisas que estão sem respostas até agora.
    Por último: não vou até esse tal de Ary. Ele deve ir até o grupo de sessenta e poucas mil pessoas e responder essas questões. Não sou eu que abrigo animais ferozes e mantenho um canil para exportação dos mesmos.
    E ai ?

  72. Angelica querida estou lisongeada com a sua educaçao!!! nao fui ironica sobre as garras , tb nao acho certo, só disse para ao invez de ficar aqui discutindo façam algo!
    Cuidado com oque vc fala e nao me chame de ridicula vc nao me conhece, a menos que queira falar direto ao vivo nao discuto por internet querida!

  73. Pattyzinha querida… Seeeeeee prá vc, tirar garras de um leão, não quer dizer nada, acredito que vc não se importe nem um pouco com o bem estar de um animal.
    Falar que as pessoas que aqui estão revoltadas, nunca ajudaram um animal de rua é uma estupidez.
    Aqui na minha casa temos 5 animaizinhos que não teriam nenhuma chance de sobrevivencia, se não os tivessemos adotado e digo mais, só não temos mais pq as condições financeiras não permitem e jamais faríamos uma página em rede sociais e nem permitiríamos que fizessem para nós, para ampará-los.
    Qto a tal de Eryka, acho bom ficar quietinha, pq até agora só falou besteira!!!!

  74. Cristina Valente Mouta
    mais uma vez eu vou dizer nao adianta vir aqui ficar falando sobre artigos da internet , sobre fatos , boatos ou verdades , se vc está realmente preocupada faça algo procure superiores , autoridades ou vc acha que fica aqui vai adiantar algum coisa? Ah,pare de rir sobre oque vc nao sabe! sem mais delongas

  75. Prezada Eryka, não sou sua querida, então me poupe seu elogio. E pra seu conhecimento, me informo muito bem antes de falar qualquer coisa, e ontem vi seu currículo lattes e estava escrito que sua graduação tinha sido feita na UNIP, assim como essa informação tb consta no seu facebook. Inclusive tem uma página na Unip (http://www.unip.br/pesquisa/pesquisa_financiada_discente_concluida_ICS.aspx) que mostra que sua pesquisa de graduação recebeu auxílio financeiro por essa instituição: SOUSA, Eryka Zolcsák. O efeito da fração solúvel do petróleo (FSA) sobre as brânquias do peixe antártico Trematomus newnesi. São Paulo: Universidade Paulista – UNIP, 2009. 36 p. Curso: Ciências Biológicas. Se vc acabou concluindo seus estudos pela USP, bom pra você. Mas não me venha passar atestado de burrice, pois você modificou seu currículo lattes hoje (http://lattes.cnpq.br/2122141760433853 – certificado pelo autor em 02/08/2011) e atualizou que você fez graduação pela USP (pena que não gravei seu currículo de ontem), agora diz que isso é mentira?! Além disso, no currículo do seu orientador de graduação constam os dados da sua iniciação científica: Eryka Zolcsák de Sousa. Efeito da Fração Solúvel do petróleo (FSA) sobre as brânquias de Trematomus newnesi. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) – Universidade Paulista, Universidade Paulista. Orientador: João Carlos Shimada Borges. Até onde sei, me corrija se estiver errada, mas USP = Universidade de São Paulo e UNIP = Uiversidade Paulista. Enfim, não preciso ver seu diploma, nem me interessa em que faculdade cursou, isso não muda o fato de você de você não enxergar os problemas que estão sendo levantados aqui, como LOCAÇÃO DE CÃES PARA GUARDA, REPRODUÇÃO DE ANIMAIS EXÓTICOS EM CATIVEIRO PARA FINS COMERCIAIS e etc. Faço das palavras no Nelson (comentário 124), as minhas e gostaria muito que você respondesse a estas indagações. O pior cego é aquele que não quer ver e os fatos estão aí como provas. Na minha humilde opinião, você foi a responsável por levantar suspeitas em relação aos reais objetivos do Instituto Emanuel e toda essa investigação dos internautas. Você está colhendo o que plantou quando foi falar mal do Rancho do Gnomos e da Lilian! Pense muito bem nas suas ações de uma próxima vez!! Você colocou lenha na fogueira, fique certa disso. Sem mais, Carolina.

  76. Essa notícia é velha e a história, mal contada. Pelo que pesquisei no google, o MPF doParaná arquivou essa denúncia. Em segundo lugar, aviso aos navegantes incautos: O IBAMA NÃO INVESTIGA, o IBAMA FISCALIZA! Quem investiga é o Ministério Público, que arquivou o caso. Pelo menos, conte direito, né? Fica feio, porque a gente dá um google e vê a má intenção logo, logo! Pega mal, gente, por favor. Assim, vocês perdem a credibilidade!

  77. Agora começo a me indagar pq Eliana suspendeu tão abruptamente a ajuda ao amado e pobre leão…

    Estranho né.

    Talvez já estamos tendo as respostas, infelizmente.

    🙁

    E chamar a ajuda oferecida pelas pessoas na comunidade da rede social de trocados é lamentável demais, que desfeita! Que coisa feia…

  78. Vou finalizar e torcer para que nenhum animal desta referida instituição passe pelo que Ariel passou ou algo parecido.

    Triste nosso país, que não tem seriedade de apurar com seriedade o que tem que ser apurado.

    Nem cachorro meu anda de coleira, que dirá ficar em jaula ou ser alugado para ser tratado como escravo de humanos, ele passeia solto do meu lado…

    Liberdade para os animais!

    Paz aos homens.

  79. Natália (comentário 96)
    Se o IBAMA diz que não autorizou, POR QUE
    seus representantes assinaram a ATA no dia
    da reunião que decidiu a transferência da
    Leoa Doti ????????????????????????????????
    Seria Despreparo dos funcionários do IBAMA
    ou o IBAMA sofre de transtorno BIPOLAR….
    Hora assina, hora nega…e vice-versa.

  80. Aiai, que pena dessas pessoas 🙁
    Eu não falei mal do trabalho do rancho dos gnomos, leiam as notas novamente, e mostrem aqui onde falei “mal” do trabalho, disse que se eles eram a favor da eutanásia do Ariel, porquê foram se promover na página do Ariel? Eles que se promovam devido ao “seu próprio sucesso”, não as custas do sucesso alheio, e que se eles realmente gostavam de animais, porquê não nos ajudaram quando pedimos? O que eles tem contra o nosso trabalho? Porquê deixaram estragar mais de 100kg de carne, porquê não doaram sangue ao Ariel?
    Quanto a cortar as garras de animais, obviamente sou contra, mas eu não era Bióloga do Instituto nessa época, então não posso responder por isso, e desde quando virei, não cortaram de nenhum, e posso opinar o que eu vejo, os animais de lá são muito bem cuidados, e tudo é feito na maior transparência (inclusive estamos instalando câmeras para os Padrinhos dos tigres, para que possam acompanhar seu afilhados online 24hs, quer maior transparência que isso?).
    Quanto a prestação de contas, pra quem não sabe, o Instituto é de Maringá (PR), estamos em São Paulo com um de nossos tigres (Lula) em tratamento, assim que voltarmos ao Paraná, iremos prestar contas, pois não devemos nada, mas PRIMEIRO visamos a saúde e bem-estar de nossos animais, DEPOIS veremos isso, mas estamos bem tranquilos com relação a isso, tudo está com o nosso contador, e quem colaborou conosco não nos cobra prestação de contas, apenas quem gosta de encher o saco e como disse a colega, fica com a bunda sentada no computador o dia todo.
    QUERO PROVAS CONCRETAS… Alguém tem? Continuo esperando.
    Fico com pena do Simba, pois pelo jeito se ele adoecer será eutanasiado, já que as pessoas “tem uma opinião diferente com relação a eutanásia”.
    O Rancho abriga cães? Puxa, alguém já ligou lá e disse que tem uma caixinha com 8 filhotes que não abriram o olho lá na Av: Sapopemba? Eu liguei, e eles nada fizeram… Eu vou lá pegar os 8 e cuidar deles até poder doar… Afinal não me importa o que vocês que não fazem nada por um mundo melhor pensam de mim… E sim o que Deus pensa… Tenho minha consciência tranquila e durmo bem todas as noites… E vocês??

  81. GENTE MAS PESSOAS MÁS INFORMADAS DA NISSO,NÃO CONHECERAM A FUNDO A ESTORIA DO ARIEL,NÃO SABE A LUTA DA FAMILIA BORGES E TODOS PASSARAM,JULGAM SEM SABER,INSULTAN E FAZEM COMENTARIOS MALDOSOS SEM FUNDAMENTOS,PESSOAS POBRES DE SENTIMENTOS,FICAM CAÇANDO POLEMICAS,ISSO É MUITO TRISTE!!!

  82. Lia e Eliana nao quis mais ajudar pois para ela nao seria mais midia para o programa um leao tetraplégico, eles querem é show entende? A Eliana simplismente mandou um emial para Raquel dizendo que nao iria mais ajudar porque o Ariel nao tinha mais chance de cura!

  83. Bem, Patty Chede. Você não está no lugar certo. Diz que ama os animais e quer ignorar tudo isso que está na sua cara?
    A importância destes esclarecimentos e diálogo é para que no final, não sobre para cuidar dos animais os locais sem condições ou com intenções sórdidas e obscuras (apesar que neste caso e ainda esperando respostas, vejo as intenções bem claras).
    Você ainda tem o disparate de insinuar ameaças físicas. Você faria o que se estivesse ao vivo com a Angelica? Bateria nela?
    Este é um local e um assunto para adultos ok?
    Você disse que não discute por internet? Tá mandando mensagem por telepatia então?
    Não ofendi ninguém e fui bem claro em minha mensagem, só quero as respostas. São muito simples de responder.

  84. Não contesto a bondade dos criadores, apenas acho que eles não tem muita noção do que fazem, sinceramente, citar sobre os cães policiais da forma que citam em locação do site do canil é uma prova da falta de noção, criar um leão como se fosse um gato e tigres também, também é, não que seja por mal, apenas e realmente eles devem achar que estão certos, mas acreditem! O certo era reabilitar os animais para devolve-los a natureza.

    Sobre a Eliana, eles recebiam cache para apresentar os leões, certo? Creio ainda que esse cache deveria ser para ajudar o abrigo, se de fato existia o cache, enfim as minhas palavras aqui não são para julgar nem agredir, apenas defendo o meu pensamento que é:

    Se nem animal doméstico merece viver enclausurado em pouco espaço, imagina tigres e leões em jaulas, dentro de casa, sem contar o instinto selvagem do bicho, no vídeo da retirada das garras, mostra o Ari batendo no Ariel, creio q era uma forma de fazer com que o instinto selvagem do bicho não aflorasse, enfim, o que acredito que não era por mal, mas por pura falta de noção…

    Devolvam esses animais para a natureza!

    Criem um programa de reabilitação sério, e nãolevar os bichos para apresentações em tvs para diversão humana, tem um video que aparece o ariel correndo do lado de dentro da jaula e uma criança do lado de fora correndo e irritando o leão, poxa isso é certo gente?

    Liberdade para os animais, só isso.

    Quer um “bebe” p brincar? Adote uma criança! Não gosta de criança/humanos?! Td bem, adote um animal domestico (cao/gato)

    Paz a todos.

  85. Me ausentei por um tempo e só li essa imensa bobagem que mais uma vez a Eryka diz sobre o RANCHO DOS GNOMOS. O Simba vai sofrer se for para lá????????????
    “Fico com pena do Simba, pois pelo jeito se ele adoecer será eutanasiado, já que as pessoas “tem uma opinião diferente com relação a eutanásia”.”

    Que loucura é essa que vc continua afirmando contra eles?
    Sra. Eryka, eu tenho sum, cada palavra que vc disse contra o RANCHO e não vou postar aqui. Idiota eu não sou.

    Quem mandou eu parar de rir…desculpa ai. Vai que vcs cortam minhas unhas ou me dão choque com alguma coleira elétrica….kkkkkkkkkk…..ops, desculpa!

    Não temos que provar NADA. Quem deve prestação de contas são vcs, envolvidos na arrecadação de “TROCADOS” que as ssessenta mil pessoas doaram. Eu apenas estou trazendo tudo que encontro na internet. Vídeos, fotos de leão em proigramas de televisão com pedaços de carne jogadas no chão, sites que vendem animais, institutos que fazem reprodução de animais selvagens, etc…eu sou o google dos meus amigos….kkkkkkkkkkk……..ops….desculpa !

    vcs é que precisam mostrar que TUDO que está no google e no próprio site da família borges está errado e é mentiroso. Vcs que precisam nos mostrar que é tudo mentirinha.

    Eu, acredito em tudo que leio e vejo. Se vcs me mostrarem o contrário, eu juro que acredito.

    Beijinhos

  86. Enquanto vcs estão aqui feito urubus em cima de carniça, nós estamos ajudando animais necessitados.
    Resgatando 8 filhotes que nem se quer abriram os olhos, 1 cocker que teve os olhinhos queimados pelo dono, 1 gatinha que teve a pata dilacerada e 1 olho arrancado!!!
    E vcs aqui, fazendo auê em cima de noticias velhas e processos arquivados.
    Ah e o CANIL Emanuel e o INSTITUTO são coisas diferentes!

  87. Sabrina, nem me fala em urubu….salvamos um no meu sitio que se perdeu do bando por causa de asa machucada. Só comia carne apodrecida. Eu, como vegana queria morrer. Ficou bom e foi solto do alto da catedral com o bando dele. Então, eu salvo e mando pra natureza de novo. Não vendi pro bando e não aprisionei.
    As notícias são velhas? É ? Não achei…tem coisa de 2011…será mentira? Ai ai….kkkkkkkkk ( osp desculpa por rir ) vou prestar mais atenção nas datas.
    Vc vai ficar com os filhotinhos? Vai fazer uma página no face para eles?

  88. Poxa Éryka. Lamentável isso. Me deixou ainda mais aborrecido. O bem estar dos animais não podem ter condições, variáveis, nuances ou facetas. As pessoas que lutam por eles também não podem. Tudo bem, você não é responsável pela mutilação do animal, eu nem pensei nisso; mas pelos ideais que você demostra em sua página no Facebook e sabendo que o animal tinha sido mutilado por lá, deveria ter se recusado a trabalhar em um lugar assim e feito a denúncia. Ou no mínimo aconselhado a eles que expusessem toda a verdade.
    Uma pessoa é ou não é. Não dá pra querer o bem dos animais mais ou menos, quando é conveniente.
    O problema disso tudo foi esconder este importante detalhe.
    Não somos crianças, o que você fez foi atacar uma instituição por questões pessoais e não pelo bem dos animais. Infelizmente devo confessar que ao ver sua postagem no Facebook no dia posterior a morte do Ariel, fiquei meio ressabiado e por isso fui buscar informações sobre tudo isso e principalmente sobre o Rancho dos Gnomos. Acho que devo desculpas a eles inclusive e o faço publicamente aqui.
    Você não respondeu minhas perguntas, mas tudo bem…o principal você respondeu.
    Respondeu que é contra mutilação e que sabia que efetivamente trabalhava em um local onde os proprietários mutilaram um animal, mas mesmo assim não fez nada.
    Perceba que você acusa o Rancho dos Gnomos por uma situação hipotética (já que eles não praticaram eutanásia no Ariel) e defendeu uma situação real na mutilação do próprio Ariel. Acho que não sou inteligente o suficiente para entender isso.
    Não sou pessoa pública, e não vejo porque postar meu nome completo aqui para depois receber dezenas de e-mails ofensivos. Se você não viu ainda, dê uma olhada no que algumas pessoas andam dizendo por aí contra qualquer um que cometa a heresia de indagar qualquer coisa. Ou veja aqui mesmo, onde a Sra Patty chegou até a chamar uma pessoa daqui pra embates fisicos. Mas posso lhe enviar por e-mail sem problemas. Não sou fake.

  89. Prezada Eryka,
    Vamos, apenas, esclarecer algumas coisas importantes. Sou uma das 04 administradoras da página Leão Simba também precisa de você no Facebook.
    Não publicamos nada na página do Ajuda ao Leão Ariel e nem do Instituto e Abrigo de Animais Emanuel.
    O que de fato aconteceu é que alguém compartilhou um link, uma foto ou um vídeo nosso na página de vocês.
    E, é assim que o facebook funciona. Não temos controle sobre compartilhamento de mensagens.
    Portanto, diretamente (administradores) não pedimos nenhum tipo de ajuda para o Leão Simba nas páginas de vocês, inclusive, pq na página Ajuda ao Leão Ariel, até 05 dias atrás, estávamos bloqueados. Podendo apenas acompanhar a página e não escrever nela.

    Um outro fato é que, quando iniciamos a comunidade uma informação foi passada por vocês dizendo que iriam acolher o Leão Simba. Depois, voltaram atrás e disseram que, na realidade, o Instituto iria acolher a Leoa do Parque do Inga.
    Tivemos que contornar a situação mas, nem por isso julgamos vocês.
    Enfim não vou me prolongar, apenas acho mais prudente que não envolva, novamente, a nossa comunidade Leão Simba Também Precisa de Você em situações desse tipo.
    Batalhamos e muito para conseguir tudo o que conseguimos para que Simba tenha uma nova vida.
    Você pode ter a opinião que quiser sobre o Rancho dos Gnomos e nós podemos ter a nossa.
    E, independente da sua opinião Simba irá para o Rancho dos Gnomos.
    Agora se você não concorda com atitudes do Rancho, diga isso para eles e não para a nossa comunidade.
    O telefone deles está no site, assim como o email de contato.
    O nosso propósito é apenas ajudar um animal que SOBREVIVE e espera há 06 anos por uma transferência.
    Abraços,
    Fernanda Roehniss
    Leão Simba também precisa de você

    • A ANDA pede que, pelo bem dos animais, as pessoas não percam tempo em discutir. Usem as energias em benefício dos animais, eles verdadeiramente precisam de nós. A partir de agora todos os comentários que não contribuam para o bem dos animais serão deletados. A ANDA trabalha pela paz entre todos os seres e aqui não pode ser palco de discussões pessoais. Falo com toda generosidade e espero que nos compreendam.

  90. Cristina, mande seu comprovante de depósito para o e-mail citado, prestarei contas em seguida.
    Reproduzir animais exóticos para fins comerciais?? PROVE, pois a reprodução era com finalidade de REINTRODUÇÃO A NATUREZA em parques ecológicos dos países de origem,de uma espécie em extinção, reconhecida pelo IBAMA inclusive.
    Reintrodução de nossos animais apreendidos de circos e maus tratos a natureza? Alguém ai entende de reintrodução pra falar alguma coisa?
    Ahh certo! O Ariel foi criado dentro de casa como um gato… Poxa, talvez vocês esqueceram de citar que tinha que acordar de 2 em 2hs pra dar mamadeira pra ele, visto que sua mãe o rejeitou, aaaaaa não, muito trabalho, “temos uma opinião diferente com relação a eutanásia” então vamos “acabar” logo com o nosso trabalho né?
    Enquanto vocês discutem aqui, nossa página acaba de completar 70 mil pessoas!
    Cristina, estarei entrando contra você por afirmar que utilizamos coleiras elétricas, maltratamos os animais e o Canil também vai entrar ok? Vai juntando suas provas e minha nota. Ai você prova pro Juiz com suas reportagens de jornais sensacionalistas e pelo Google.
    Acho que vocês não pararam pra analisar que cuidamos dos nossos animais soltos, realizamos exames veterinários bem como medicações sem anestesiar os animais, utilizamos mamadeiras com leite e suplementação alimentar que eles adoram para acalmá-los nos exames (os únicos no Brasil que fazem isso)… Que entramos nos recintos sem nada (chicote, arma de anestésico, coleira ou outras coisas), será que se um tigre com mais que 300kg fosse mal tratado e eu com meus 50kg entrasse lá feliz da vida sem nada pra me defender ele não me mataria? Temos vídeos que provam o carinho dos animais por toda a equipe. Ache ai no “Google” já que você tem tempo o suficiente pra isso.
    Esqueceu de falar também que nosso Instituto é o único brasileiro reconhecido como “verdadeiro mantenedor da fauna exótica” em mais de 50 países… Poe no Google ai também.
    #Ficadica#

  91. GENTEEEEE ACORDAM!!!!A VIDA ROLANDO LA FORA E VCS AQUI DESCUTINDO!!!VCS NA VEZ DE ESTAREM AQUI PQ NÃO VÃO,AJUDAR ALGUEM PQ NÃO VÃO PRATICAR UM ATO DE AMOR…O TEMPO É UMA COISA PRECIOSA DEVEMOS APROVEITA LO COM COISAS BOAS!!!PAREM DE PERDER TEMPO COM COISAS FUTEIS….DEUS SABE DE TODA A LUTA PRA SALVAR O NOSSO GATÃO!!!

  92. http://m.sebrae-sc.com.br/Sebrae-SiteWap/ideiasdenegocio.init.logic?vcdtexto=2164

    “Ary Marcos Borges da Silva, proprietário do Canil Escola Free Dog, revela que a locação de cães treinados para a parte de segurança patrimonial é um novo nicho de negócio.”

    “Faturamos cerca de R$ 100 mil em 2002 e este ano a expectativa é de crescer 50%”, afirma Ary. Ele diz que o canil investe cerca de R$ 10 mil por ano em outdoor e painéis rodoviários para divulgar os serviços. “Pretendemos expandir e, em 2004, inaugurar uma nova unidade”, revela o proprietário”

    o amor ao animais é lindo!

  93. Ok….Concordo ! Eu já estou na página do Simba faz tempo. Vou pra lá, pq pra lá vai o Simba. Eu confio no RANCHO DOS GNOMOS. Nunca tinha ouvido falar nesse Instituto Emanuel até que soube do Ariel. Foi então que comecei a procurar coisas sobre a instituição; o que fiz com o rancho há anos atrás. O que achei de material de ambos é totalmente diferente. Sou cidadã, não devo nada a ninguém, sou livre, vivo numa democracia, tenho direito a livre expressão, defendo os direitos dos animais, sou ativista desde os meus 17 anos, cumpro meus devers e escolho em quem deposito minha confiança. Deixo aqui bem claro que vou fazer campanha para SIMBA e para o RANCHO pq eu quero, pq estou decepcionada, pq fui enganada, pq agiram de má fé com minha compaixão, pq quero ajudar os animais, mas ter a garantia de que MINHA GRANA vai ser usada em prol da vida deles e isso o RANCHO DOS GNOMOS me oferece. Além do que, vou chamar meus amigos, vou tirar amigos meus da página do Ariel ( começando pelos meus filhos) e vou esperar que a família borges deem respostas a mim e a mais sessenta e poucas mil pessoas sobre todas as nossas dúvidas .

  94. Oi Eryka

    Só uma ressalva a favor da Cristina, acessei o site do canil: http://www.canilemanuel.com.br/ e na home em “produtos e serviços” está descrito que é utilizado “coleiras elétricas”, segue o que está no site até este momento (podem retirar né…nunca se sabe):

    ———————————————-
    PRODUTOS

    Hoje nós temos o maior mercado de produtos importados de adestramento. São considerados de maior qualidade, para desenvolver um trabalho cada vez mais profissional. Nós usamos e recomendamos, consulte nossos preços. Trazemos todo e qualquer tipo de material para suprir suas necessidades. Nós nos colocamos à disposição para melhor lhe atender, com o que há de melhor no mercado mundial.

    Coleiras elétricas;

    Roupas de mordida para treinamento de cães;

    Demais materiais do gênero.
    ——————————————-

    E aí ainda há fotos de “demonstração de uso”.

    Desculpe Èrika, ninguém aqui está inventando, apenas cita-se o que está exposto no site do canil.

    Coleira elétrica é maldade, você não acha?

    Existem outros meios não agressivos para treinamentos de cães.

    Por favor gente, vamos apurar com calma e transparência os fatos, infelizmente nada trará o querido leão de volta mas podemos evitar sim, maiores sofrimentos.

    Vamos apurar com respeito e educação, clareza acima de tudo e ninguém precisa ser ameaçado de nada, os fatos estão expostos até o momento.

    Paz!

  95. A foto do que acredito ser a coleira elétrica descrita no site do canil está neste próprio endereço do site:

    http://www.canilemanuel.com.br/imagens/produtos/produtos01.jpg

    E acredito ainda que se a coleira eletrica “não faz mal” deveria isso ser exposto com detalhas no próprio site que cita:

    “Cães bem treinados e saudáveis vêm trabalhando na área de vigia empresarial sem décimo terceiro e sem encargos. Trabalha fielmente na chuva e no sol, não leva o patrão na justiça e é excelente vigia noturno e diurno. O cão vigilante trabalha em função da segurança da empresa contratante, sendo fiel, justo, incorruptível por excelência e ótima guarda.” no endereço do site: http://www.canilemanuel.com.br/ no link “locação”

    Esse parágrafo foi descrito de forma bastante infeliz, mesmo não tendo sido essa a intenção, mas parece um tanto quanto desrespeitoso em relação a pessoas trabalhadoras e animais.

    Enfim, em respeito a Anda, desejo que a verdade apareça e que não haja mais sofrimentos de animais no mundo, um dia.

    Encerro de vez meus comentários por aqui desejando consciência a todos.

    Abraços

  96. E não deixaram tabem roubar o ariel do crematório petmemorial como roubaram o corpinhomda minha srd Tita que criei com o maior amor do mundo e foi uma das se não a mais melhor amiga minha?Ela ´era como minha filha e é ,e sempre a sera.Um vizinho com central clandestina e radio a roubou de lá.

  97. Prezada Sabrina, realmente o Canil e o Instituto são coisas diferentes, o primeiro lida com cachorros e o segundo com leões e tigres, mas eles funcionam no mesmo endereço, vide sites: http://www.canilemanuel.com.br/
    https://www.facebook.com/pages/Instituto-e-Abrigo-de-Animais-Emanuel/169449403118942?sk=info
    Além disso, e não menos importante, ambos são da Família do ARIEL. O Sr. Ary é o adestrador do canil, inclusive tem fotos dele no site do canil. Meu povo as coisas são públicas na internet e está aí pra todo mundo ver.
    Agora o problema é que o canil cria cachorros de raça, importa e exporta e faz LOCAÇÃO DE CÃES DE GUARDA! Quem acha isso legal? Eu abomino.
    O problema do instituto é que ele PROCRIA animais exóticos em cativeiro para exploração em TVs e etc, os filhotes são frutos do primeiro casal de tigres do Instituto. Quem acha isso legal também? Discordo desse tipo de conduta.
    No Rancho dos Gnomos os animais são castrados para evitar procriação desnecessária. Mas vamos parar de comparações, pois cada um age da maneira que acha melhor e de acordo com o que está estipulado por lei.
    Não somos urubus, só estamos buscando os fatos e tentando achar a verdade, isso é errado? Vou fazer uma lista das coisas que achei na internet e das dúvidas que tenho sobre o trabalho do Instituto, vou portar aqui pra vcs e mandar para Eryka, pois ela como bióloga do Instituto tem por obrigação responder e dar satisfação para as pessoas interessadas.
    E para aquelas pessoas que estão dizendo que isso é coisa antiga, aqui está um fato novinho em folha, pois a Sheila do Blog O grito do Bicho (http://www.ogritodobicho.com/2011/08/ainda-sobre-leao-ariel-leitores-estao.html) ligou hoje para o Canil e eles passaram a informação que tem um zoológico? Abomino zoológicos também!

  98. MINHA NOSSA É ASSIM QUE AS PESSOAS QUEREM QUE O ARIEL DESCANSE EM PAZ?????
    NINGUÉM É OBRIGADO A DOAR, O PRÓPRIO NOME JÁ DIZ DOAÇÃO E TENHO CERTEZA QUE OS QUE DOARAM FIZERAM DE CORAÇÃO NINGUÉM FOI OBRIGADO A DOAR.
    QUE HORROR.
    EU TAMBÉM ACHEI UM ABSURDO O ARIEL ACABOU DE FALECER E JÁ TINHA GENTE QUERENDO A PRESTAÇÃO DE CONTAS, GENTE, O QUE É ISSO?
    AS PESSOAS QUE AMAM OS ANIMAIS E SE EXPÕEM NA INTERNET A FIM DE ARRECADAR DINHEIRO EM PROL DA SAÚDE DE UM ANIMAL É PQ O AMA, E QUER MAIS EXPOSIÇÃO DOS TUTORES DO ARIEL? ELES RECORRERAM A TODAS AS MÍDIAS COM A FINALIDADE DE SALVAR A VIDA DELE, AGORA AS PESSOAS FICAM SUSPEITANDO DA IDONEIDADE DE PESSOAS QUE DEIXARAM DE VIVER SUAS VIDAS PARA VIVER A VIDA DO ARIEL. E AINDA ACHAM QUE ISSO NÃO É AMOR?????
    OUTROS POR MTO MENOS JÁ O TERIAM SACRIFICADO HÁ MUITO TEMPO.
    AGORA ELES DEMONSTRARAM DE MANEIRA LINDA O QUANTO É IMPORTANTE AMAR OS ANIMAIS, MOSTRARAM PARA MUITAS PESSOAS O QUANTO É IMPORTANTE LUTAR PELOS ANIMAIS, MUITAS PESSOAS COMEÇARAM A VER OS ANIMAIS DE FORMA DIFERENTE E VER QUE É POSSÍVEL AMAR VERDADEIRAMENTE OS ANIMAIS.
    ELES SÃO UM EXEMPLO DE AMOR E CARINHO AOS ANIMAIS.
    ENQUANTO ELE ESTAVA VIVO TUDO ISSO ERA DITO E ELOGIADO POR TODOS AGORA É SÓ ELE TER MORRIDO QUE TUDO ISSO ACABA?
    VCS ACHAM QUE PQ ELE MORREU AGORA ELES NÃO VALEM NADA?
    PRA MIM FOI MUITO IMPORTANTE A DEDICAÇÃO DELES EM MOSTRAR PARA TODO MUNDO QUE MESMO DIANTE DE UM MUNDO CAÓTICO QUE ESTAMOS VIVENDO É POSSÍVEL TER AMOR A UM ANIMAL SEJA ELE DOMÉSTICO OU SILVESTRE.
    NÃO FOI PQ ELE MORREU QUE AGORA ELES NÃO SÃO DIGNOS DOS NOSSOS PARABÉNS.
    ADMIRO MUITO TODOS ELES E O QUE VAI FICAR SEMPRE NA MEMÓRIA É A LUTA DIÁRIA QUE ELES TINHAM PARA SALVAR O ARIEL.
    SE ELES FOSSEM TUDO ISSO QUE ESTÃO DIZENDO GARANTO QUE TERIAM SACRIFICADO HÁ MUITO TEMPO…..
    PENSEM BEM!

  99. Boa noite!
    Em primeiro lugar, quero agradecer a Natália pelos vídeos colocados, mais uma prova do AMOR, que esse casal tem por animais.
    Já tenho a minha opinião formada… as imagens falam por si só!
    Fiquei indignada, com a sra. Eryka, que se diz protetora de animais, aceitar que tirem as garras de um leão, isso prá mim, é mutilação e mutilação é CRIME!!!
    Fiquei pasma, que essa sra, tenha ameaçado a entrar com processo contra uma pessoa aqui na página, por ter falado sobre as coleiras elétricas…. agora pergunto… o canil não vende esse material de tortura???
    Ah, dona Eryka, se vc tem vontade de sair processando, pq vc não processa o Instituto/Canil Emanuel?
    Aliás, acho que quem deveria ser processada e eu adoraria que isso acontecesse, é vc, pelas calúnias levantadas contra o Rancho dos Gnomos.Pena que eles não tenham feito nada a respeito, mas eu acho que é pq eles estão acima de suas baixarias.
    Tenho o post que vc publicou salvo aqui.
    E agora, finalizo, dizendo que é uma pena perceber como o povo brasileiro é ingenuo, basta uma palavra bonita, um sorriso ou uma lágrima, que todo mundo acredita.

  100. Muito chato vcs da ANDA nao publicarem oque eu estou falando,estao me caluniando, e eu nao posso me defender?,pessoas ironizando a situaçao dos animais,questionando, agredindo verbalmente a Eryka que é uma pessoa do bem isso vcs publicam ?? cade a justiça aqui?

  101. Natália… me diga: “O que é que só você VIU”
    ?????????????????????????????????????????????

    Com relação ao seu comentário de numero 179.. o Video.

    Por que…. se tem algo de errado, deve ser o clima chuvoso CERTO ? Por que se vc ACHA que estão batendo no cão…. olha, Pode abrir uma TENDINHA DE VIDENTE com bola de cristal…. por que ESSA…. JURO….. Só você VIU.

  102. Essa história é muito mal contada, infelizmente. Porém estamos em uma situação do roto falando do esfarrapado, no que diz respeito à prestação de contas.
    Sra. Lilian Rockenbach, assessora parlamentar do Exmo. Deputado Estadual Feliciano Filho, onde está a prestação de contas da campanha das casinhas do CCZ do ano de 2.009 ? Eu vejo na Internet a sra. fazendo sempre alarde em relação aos animais do CCZ mas até hoje aguardo a relação do dinheiro que foi arrecadado e os recibos de compras das casinhas (e outros itens), e também uma explanação sobre a situação da sra. pedir dinheiro em nome de um órgão público. Inclusive me coloco a pensar: Será que o seu próprio patrão não poderia ter feito (e não poderia FAZER) nada pelos animais do CCZ? Ele precisa colocar sua lacaia para ARRECADAR o dinheiro dos MUNÍCIPES, sendo que ele SE DIZ da proteção animal e um parlamentar ganha (no mínimo) cerca de R$ 10.000,00 por mês?
    É muito bonito SEMPRE apontar para a cara dos outros e colocar o dedo dentro das feridas alheias (para não dizer jogar m* no ventilador), mas como será que ficam as coisas quando a situação te coloca nos holofotes?
    Grata pela atenção de todos.
    Para refrescar a memória de todos: http://caododia.blogspot.com/2009/06/doe-uma-casinha-aos-caes-do-ccz-sp.html

  103. Palavras de d. Paula:
    – É assim que querem que o Ariel descanse em paz?
    – … Suspeitando da idoneidade de pessoas que deixaram de viver suas vidas, para viver a vida do Ariel e ainda acham que isso não é amor?
    – Eles são um exemplo de amor e carinho aos animais

    Pelo amor de Deus… pare o mundo que eu quero descer!!!

    Quem não está deixando o Ariel descansar em paz?
    Acho que essa página nem deveria existir mais, o Ariel ja foi prá um lugar beeem melhor e não precisa mais de ajuda, o que está ocorrendo lá, é uma baita hipocrisia, usando-se o nome dele!

    Cuidar de um animal doente, é OBRIGAÇÃO do tutor, então não entendo o pq de endeusarem esse casal!

    Dizer que pessoas que arrancam as garras de um animal selvagem, que vendem coleiras elétricas e que colocam vídeo no youtube, falando o quanto lucram com o aluguel de cães, o qto gastam com propagandas com outdoors… são exemplo de amor e carinho aos animais????????????

    Sinceramente… não entendo mais nada!!!!!!!!!

  104. INSTRUÇÃO NORMATlVA N° 175, DE 11 DE JUNHO DE 2008

    Art. 1° Fica proibida a reprodução dos grande felinos exóticos (Panthera spp.) objeto
    desta IN.

    § 1° O controle populacional dos grandes felinos exóticos (Panthera spp.) deverá ser
    realizado por meio de vasectomia.

    Art. 6° Fica proibida a realização de procedimentos que caracterizem mutilação dos
    animais objeto deste instrumento normativo, tais como a extração de unhas c presas

    http://www.ibama.gov.br/supes-es/wp-content/files/in_175_2008.pdf

    ARIEL TEVE AS GARRAS ARRANCADAS

    http://www.youtube.com/watch?v=I4uDSEFkK5o

    FEIRA DE EXPOSIÇÃO DE ANIMAIS COM O TIGRE KARIN APUC

    http://minus.com/mbUDhPd

    NASCEM TIGRES NO CANIL EMANUEL
    Além do pai, da mãe e das três filhas, a família é composta por quatro leões e quatro tigres – três deles filhotes; como bons filhotes, sapecas. São o leãozinho Ariel e os tigrinhos Karin Apuc e Tomzinho, com uma semana de vida.

    http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/206299/tigres-nascem-em-canil-de-maringa/

    O curioso da matéria acima é o fato de publicarem que no local haviam 4 leões, sendo um deles o Ariel, e 4 tigres, e um deles a Karin Apuc, que era exposta em feiras etinerantes. Os tigres agente sabe que foram procriados, mas onde foram parar os leões?

  105. Não estou triste com a morte do pobre do Ariel, fiquei feliz sim, pelo menos descansou dos maus-tratos a que foi submetido.
    Andar com coleirinha de cachorro, ter garras arrancadas, passar por estresse constante sendo explorado em programinhas de televisão, entre muitas outras coisa.
    QUE INFERNO DE VIDA TEVE O POBRE ARIEL e tem os coitados que ainda vivem lá.
    Acorda IBAMA, tire-os de lá, JÁ.

  106. Lendo tudo isso, mais uma coisa me deixou intrigada. O texto está querendo tornar o pobre Leão Ariel em vítima do maléfico canil Emanuel, ou está ‘tirando satisfação’ sobre o que foi dito em relação ao Rancho dos Gnomos? Porque isso tudo está me soando como BALELA. Todos nós sabemos – a midia fez questão de nos mostrar – as inúmeras vezes que o pobre Ariel esteve em São Paulo. Inclusive até Luisa Mell gravou uma matéria com ele. Se a equipe do Exmo. Deputado Estadual Feliciano Filho, mais precisamente a sua brilhante Assessora Parlamentar Lilian Rockenbach (aliás qual a sua formação? Pois está claro que não é jornalismo), está agora, depois que o Ariel morreu, fazendo tanto alarde sobre as pessoas que cuidaram do Leão? Por que ela não visitou o Ariel quando ele esteve em São Paulo? Por que ela não foi conhecer pessoalmente tais pessoas? Agora que Inês é morta é fácil ficar acusando…

  107. Lia, se vc lê jornal, vc deve saber que o resultado da necrópsia só deverá sair em 10 á 15 dias (após o óbito do Ariel) CORRETO.
    Helen, Se vc não sabe… essa matéria diz respeito a 4 Leões CERTO….. CERRRRRTO mas, vc não leve em conta a NÃO DESTINÇÃO de GENEROS (vc sabe o que é GENERO?) pois éh…. era de fato dois Leões e duas Leoas Um Leão Adulto + Duas Leoas adultas (1 delas a “Menina” mãe biológica de Ariel) e o outro Leão (o que completaria 4 no total) o próprio Ariel………… AGORA, antes de fazerem “PERGUNTINHAS IGNORANTES” Busquem informações concretas…. antes de CALUNIAREM e de DIFAMAREM…..

  108. APOSTO que 98% dos CRÍTICOS aki de plantão
    NÃO CONHECEM nem de perto a Cidade de Maringá
    muito menos o Canil Emanuel nem o Instituto Emanuel (agora Instituto Ariel)………….
    Quem dirá que conhecem a Familia Borges… Ary ou Raquel…..

    Affffffff é tão fácil criticar o desconhecido
    Por isso que essa INHAKA de País não vai pra frente…… GENTE, usem isso que chamam de Cerebro….. e conheçam …. tenham fundamentos
    sejam JUSTOS….. pois, por causa de pessoas com CABECINHAS PEQUENAS como as desta “CORJA DE CRITICOS” é que as coisas neste país seguem como seguem…

  109. “Por exemplo, quando um cavalo é atropelado na rodovia, a concessionária traz o bicho para cá e damos aos felinos. Fora outras pessoas que gostam dos animais e acabam doando carne”, diz Raquel.

    http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=832944&tit=Casal-cria-leoes-e-tigres-no-quintal

    “Tem que ser carne morta, geralmente boi ou cavalo, para não aguçar o instinto do animal”, acrescenta

    http://www.jornalmateriaprima.com.br/menu/reportagem/?id=80

  110. CONCEIÇAO como eu queria que o Ariel voltasse e como um belo rugido fosse até vc,contar como ele foi amado e feliz, ou vc acha que um Leao selvagem , sim selvagem pois todos sao , iria viver em um inferno ser maltrado e nao ter nenhuma reaçao? Ele éra enorme , tinha uma senhora personalidade, matar alguém se quisesse! Nao sobre vivencias que vc nao teve!

  111. COMENTÁRIO 191- EU LI TUDO SIM E SÓ QUERO DEIXAR UMA COISA NO AR.
    SE VCS ESTÃO CRUCIFICANDO , ARGUMENTANDO, JOGANDO PEDRAS NA FAMILIA QUE TANTO AJUDOU O ARIEL EU SÓ QUERIA VER O QUE VCS FARIAM SE ELES TIVESSEM MANDADO SACRIFICAR O LEÃO.

    NOSSA NÃO QUERO NEM IMAGINAR , MESMO MORRENDO NATURALMENTE JÁ ESTÁ DANDO ESSE PANO PARA MANGA IMAGINE SE ANTECIPASSEM A MORTE DELE???

    NINGUEM AGRADA A TODOS, SE AMARAM E CUIDARAM VERDADEIRAMENTE DO ARIEL ATÉ ELE MORRER RECLAMAM, SE TIVESSEM SACRIFICADO TAMBÉM ESTARIAM RECLAMANDO.

    QUANTO ABSURDO.

    HOJE EU COMECEI LER OS COMENTÁRIOS NOVAMENTE + AÍ PAREI E PENSEI, AO INVÉS DE PERDER TEMPO LENDO UMA COISA ABSURDA DESSAS VOU LÁ AJUDAR OS OUTROS ANIMAIS E FOI ISSO QUE EU FIZ, COMPREI A RIFA DO CÃO FUINHA.
    ACHO QUE VCS QUE AMAM OS ANIMAIS DEVERIAM IR LÁ TAMBÉM OU EM QUALQUER OUTRO LINK PARA AJUDAR OS ANIMAIS.
    ISSO AQUI NÃO VAI LEVAR A NADA GENTE E NÃO TERÁ FIM, INFELIZMENTE.

    INFELIZMENTE NO MUNDO EXISTE MUITA GANÂNCIA.

    AH E EU JÁ COMUNIQUEI, INCLUSIVE, EM RELAÇÃO A RIFA DO FUINHA QUE SE EU GANHAR NÃO VOU QUERER O PREMIO, VOU DEIXAR LÁ PARA ELES VENDEREM OU RIFAREM NOVAMENTE. QUE COISA NÉ!!!! DESCULPE SE ESTOU FAZENDO ERRADO, PQ PELO JEITO AQUI TODO MUNDO É A FAVOR DA PRESTAÇÃO DE CONTAS E NÃO EM AJUDAR SOLIDARIAMENTE!!!!

    DESCULPE MAS É O MEU JEITO DE PENSAR E DE SER!!!

    FIQUEM EM PAZ!!! E TENHAM UM ÓTIMO DIA.

  112. SE VCS ACHAM QUE ELES SAO MALTRATADOS PORQUE NAO SE MOBILIZAM PARA QUE SEJA CRIADO UMA BELA RESERVA PARA OS ANIMAIS?? NAO SERIA MAIS FACIL PENSAR NO MELHOR AO INVES DE SÓ CRITICAR OS OUTROS?
    AH E NAO SE ESQUEÇAM NAO COMAM CARNE OK? FAZ BEM PARA O CORPO E ALMA

  113. Gente, seguinte, é MUITO simples. Quando o Ariel estava mal, todos nós quisemos ajudar, e eu creio que ninguém teve a brilhante idéia de pesquisar sobre o trabalho feito pelo instituto, etc, durante o período da doença do Ariel. Eu tenho certeza que NINGUÉM desejou que o Ariel morresse, inclusive quando disseram isso, não me conformei, pois as pessoas que se diziam tão preocupadas com o Ariel, estavam alegando esse tipo de coisa enquanto poderiam estar ajudando. Antes tinham tempo pra isso e agora só alegam que estão de luto e que não é momento pra confusão.
    Agora, sinceramente, eles vêm falar que nós não temos respeito pelo Ariel? Ele foi, e é um anjinho, que não tem NADA a ver com as coisas que estão sendo colocadas e discutidas aqui. Depois da morte dele, algumas pessoas resolveram procurar coisas sobre o Instituto, bem como sobre o Canil, e por favor, vamos zelar pelo bom senso, não é a mesma instituição, mas é do mesmo dono. Se alguma coisa é achada, qual o problema de ser questionada? Quem não tem o que esconder, não teme por nada. Sinceramente, não sei porque vocês batem tanto na tecla “respeitem o luto da família”, quem ta desrespeitando aqui? Alguém aqui virou e falou “Ai, galera, para de frescura, era só um leao”? Acho que não, né?
    Antes de falar alguma coisa, precisamos ter base. Assim como, por exemplo, o MP não faz uma acusação sem provas, e por que? Porque se o promotor acusa sem provas, o juiz absolve por falta de provas, imaterialidade, compreendem? E ai vai tudo por água abaixo. O que eu estou querendo dizer: Ninguém aqui está inventando nada. Se as pessoas começam a fazer uma busca e encontram algo que acham estranho, não podem questionar?
    Chega de hipocrisia, pessoal. Tudo que foi colocado aqui esta solto na internet, pra quem quiser ver.
    Quem não quer ver, outros 500. Só lamento.

  114. Vídeo em que aparece o Ariel dentro da jaula e crianças do lado de fora fazendo o leão correr (isso estressa o animal, correto?):

    http://www.youtube.com/watch?v=AlvptRIWH-M

    E o vídeo postado aqui anteriormente que fala da retirada das garras do Ariel:

    http://www.youtube.com/watch?v=I4uDSEFkK5o

    “Virou” vídeo de “Reveja video do leão Ariel Brincando”:

    http://www.youtube.com/watch?v=4zrI0Qm_y7Y

    Tá td gravado no Youtube… 🙁

    Agora retirada de garras virou brincadeira, fala sério! Não foi correto.

  115. Patty. Você está equivocada sobre o que é um animal selvagem e um animal domesticado. Animais selvagens são domados e não domesticados. Acho que você tem que se interar mais sobre ataques animais, frenesi animal e instinto animal. Vou resumir pra você, tudo começa com mãozinha na boca e termina com ela no estômago.
    Os animais devem ser respeitados como são e não como queremos que eles sejam. Isso se aplica em humanos também.
    Mas você tem suas opiniões formadas e não sou eu quem vai mudá-las (e nem tenho esta intenção).
    Só o que preciso saber é a mesma coisa que precisava saber sobre a Érika. Você é a favor da mutilação de animais em cativeiro?

  116. PATTY , PRA QUEM DIZ QUE NÃO DISCUTE PELA INTERNET , TAH COM TEMPO SOBRANDO HEIN…
    PENA QUE TAH SEMPRE REPETINDO AS MESMAS COISAS.. AGORA RESPONDER O QUE O PESSOAL QUER SABER AQUI , AHH ISSO NADA FEITO NÉ.
    QUANTO A NÃO COMER CARNE , CONCORDO 100% COM VC… JÁ FAZEM 8 ANOS QUE NÃO COMO CARNE E MINHA SAÚDE E MINHA ALMA VÃO MUITO BEM… OBRIGADA.

  117. Paula , tem certeza que este é o seu nome?? Pois eu acho que deveria ser MADRE TEREZA DE CALCUTÁ.

    Vc com certeza não leu todos os comentários , pois , ninguém tah questinando se o Ariel foi amado, bem tratado , etc e tal , mesmo por que cuidar dele até o fim não foi bondade , até por que ser bondoso com o dinheiro dos outros é fácil né, e sim uma responsabilidade de seus tutores. E mais uma vez eu pergunto: Vc acha correto procriar os tigres em cativeiro , permitir que as pessoas tirem fotos com eles em troca de dinheiro , obrigar o animal a viajar , levar em programas de TV. Sem falar no canil que eles tem , com 70 cães de aluguel , vc deve ter animais em casa , vc teria coragem de alugar seu cão em troca de dinheiro???
    Se vc acha tudo isso certo… então não tenho mais nem o que falar pra vc!!

  118. Nelson oque vc quer saber? logico que nao concordo com oque o Ary fez , mas porque será que ele fez? porque é ruim? por falta de esperiencia? por medo das garras do animal, vou saber logo isso , acho que vcs deveriam fazer o mesmo ,estou esperando para falar com a Raquel nao vou tocar nesse assunto agora pois respeito o seu luto , ELA AMAVA O ARIEL.

  119. paula que escreve em caps lock. vi um comentario seu que falava que seu cão morreu aos 25, tendo sido desenganado aos 18, mas voce recusou mata-lo. teria como voce fazer uma materia contando como foi a vida dele, com fotos, dizendo como ele vivia, as atividades, em que tipo de ambiente, comida, frequencia de banhos, se ficou cego ou surdo etc. pois é uma historia mega vitoriosa. ajudaria muito dividir estas dicas com todos. muito obrigado. meu cão morreu aos 10. nem acreditei quando li seu relato.

  120. Patty , me diga onde fui mal educada dessa vez??
    E desde quando vc é digana de falar em educação?? vc pelo visto nem sabe o que significa essa palavra. Quanto as nossas perguntas , vc pode ver nos comentários acima , não vou repetir. E pensando bem , estou cheia de vc , vc é que não vira o disco , sempre repetindo a mesma ladainha , vou aguardar a familia Borges se pronunciar , uma hora o Luto terá que acabar , pois as doações vão acabar e eles terão que voltar a alugar os cães , levar tigre na TV , em feiras e etc.
    Só mais uma coisa , nem te conheço , não tenho nada contra vc , apenas comentei aqui algumas dúvidas e vc veio em nome da familia Borges pra nos atacar , com ameaças e tal. Por fim , te desejo toda felicidade do mundo.
    Sem mais.

  121. Patty Chede em algum momento me referi desrespeitosamente a você? Você não tem bons argumentos e só sabe ofender e ironizar o pessoal do fórum, joguei seu nome “diferente” no google e vi que vc tem uma empresa de bolos, é isso? Se sim, cuidado para a sua imagem e da sua empresa não ficar manchada com tanta ofensa gratuita que você está fazendo, isso aqui é um fórum de discussão em defesa dos animais, e não para você ficar ironizando pessoas com seus argumentos irônicos, sem mais, não digitarei mais para a sua pessoa. Abraços, paciência e prudência por favor… Crianças não estão aqui.

  122. Só mais uma ressalva Sra Chede:

    Mais concreto do que o vídeo das garras? Ah, e se vc não viu (não viu mesmo né Patty Chede) postei um vídeo novo, a criança correndo com o leão. Abraços! Mantenha a calma por gentileza e não perca o controle, falando o que não convém.

  123. No vídeo abaixo eles doam 2 tigres para um zoologico…

    Ué?

    Não é abrigo para animais com problemas?

    Criam os animais como domesticos, falam que amam como filhos e depois doam para um zoologico para exposição com finalidade de diversão humana?

    Como fica a cabeça desses animais?

    Mais uma vez, não sou eu quem está falando ou julgando, está no vídeo, gravem esses vídeos antes que tirem do ar. 🙁

    Alguém tem uma explicação coerente sobre isso?

    http://www.youtube.com/watch?v=Ocn3T3VNQSk

    ??

  124. Excelente crítica de Nelson Mota sobre zoologicos e afins, vale a pena ler!

    http://redebichos.ning.com/forum/topics/mundo-animal-excelente-critica?xg_browser=iphone

    Copiarei aqui dois parágrafos admiráveis e louváveis:

    “O que há de educativo em ver bichos tristes e humilhados, expostos à visitação pública? É uma perversão do que se vê nos espetaculares documentários da televisão, onde realmente se aprende sobre os animais ?
    e sobre nós mesmos.”

    —-

    “Os parques abertos, tipo Kruger ou Simba Safári, são mais humanos para os animais, que vivem livres na natureza e podem ser observados de dentro dos carros pelo público. O cativeiro só se justifica para
    preservar espécies em extinção, que merecem zôos cinco estrelas para
    reproduzir, e voltar à vida selvagem.”

    Fonte: Nelson Motta – O Estado de S.Paulo

    Parabéns Nelson! Òtima crítica

  125. Lia vc é muito divertida foi me procurar na internet? pena eu nao saber o seu nome de verdade para procurar no Google tb. Sobre o meu trabalho, nao é dele que estamos falando, amo oque eu faço, nao tenho medo me garanto como profissional e assumo oque eu digo , agora se se algum cliente achar ruim oque falei, vai perde de comer artigos otimos!E se ofendi alguem nao foi de graça ok ? Tb nao vou mais me dirigir a vc pois nem sei se vc existe! Nao esqueça de ver o video que lhe envie!

  126. ANGELICA se vc está cheia porque dirige a palavra a mim? acho que está perdendo seu tempo! Quanto as ameaças aonde elas estao?
    Tb estou cansada de ficar aqui falando com fakes e ser chamada de ridicula, vcs já sabem quem eu sou,nao tenho nada a esconder e temer!
    Querendo papear estou de portas abertas e lhe recebo com bolo! Felicidades !

  127. Lia, Angelica e interessados,nao vou mais participar desse forum,irei buscar minha baixnha na escola, vcs sabem aonde me encontrar!Se tiverem interesse em saber o resultado do exame do Ariel, sobre a retirada das garras,entre outros ,logo terei noticias,me mandem um mail , terei o maior prazer em contar!

  128. Eu sou contra circo com animais.
    Eu sou contra a criação de animais domésticos em “série” para venda.
    Eu sou contra a exibição de QUALQUER animal em televisão, feiras, circos.
    Eu sou contra rodeios.
    Eu sou contra vaquejadas.
    Eu sou contra pesca.
    Eu sou contra rinhas.
    Eu sou contra touradas.
    Eu sou contra alimentação com qualquer coisa de origem animal.
    Eu sou contra a reprodução de animais selvagens ou silvestres para qualquer fim( exceto extinção e apenas sob intensa vigilância e responsabilidade).
    Eu sou contra o adestramento, treinamento ou como queiram chamar de qualquer animal usando qualquer tipo de violência, agressão, falta de respeito e compreensão. Um animal tem seus direitos garantidos por lei.
    Eu sou contra educar uma criança com o conceito que o macaquinho é bonitinho, faz garcinhas, o leão é forte e a cobra mata…o macaco, o leão e a cobra são vidas da nossa fauna. Mercem o mesmo respeito e direito à essa vida quando inseridos e deixados livres em seu habitat e dentro de sua cadeia ecológica natural.
    Eu sou à favaor da libertação dos animais.
    Eu espero um milagre, porque cada dia mais percebo que o homem, bicho “racional”, ser pensante está destruíndo a fauna deste planeta. Vive da exploração da natureza EM TODOS OS SEUS SENTIDOS. Exploração desenfreada e vergonhosa.
    Eu espero que o ser humano um dia acerte suas contas à despeito de cada ato contra cada animal.
    Eu espero que as pessoas entendam que a dor é uma só, como diz Tom Regan. O que dói em um animal dói em mim; portanto antes de machucar um bicho, teste em vc a dor. Se vc aguentar firme, se vc tolerar sem gritar e sem se lamentar, TALVEZ seja menos injusto provocar dor.

  129. Putz Cristina Valente Mouta, vc resumiu tudo que tb sou contra e que todos os serem humanos deveriam ser. Infelizmente a família do Ariel se enquandra em vários itens pontuados, depois de todas as revelações e vídeos, fiquei me perguntando como essas pessoas que amaram tanto o Ariel podem tratar os animais com dois pesos e duas medidas. É a mesma coisa em relação ao vegetarianismo: Como pode vc cuidar de uns (cachorros e gatos) e comer outros (vacas, galinhas, porcos) ou seja, cuidam tão bem de um leão, fazem de tudo por ele e ALUGAM CÃES PARA GUARDA, PROCRIAM OS TIGRES PARA GANHAR DINHEIRO A CUSTA DELES, MULTILHAM O PRÓPRIO ARIEL…

  130. Vcs querem saber pq tiveram que tirar garras do Ariel, é tão óbvio, pq era um gato selvagem criado como um bebê, quando ele começou machucar a família sem querer, optaram pelo método mais fácil para acabar com esse inconveniente! Quem tem gatos domésticos em casa sabe do que estou falando, eu tenho e vivo arranhada por brincar com meus gatinhos, imagina se eu tivesse um leão de estimação. Se o ariel tivesse sido criado com respeito ao seu lado selvagem, não precisaria chegar a esse ponto. Só queria saber quem foi o veterinário que fez essa operação e quem autorizou o procedimento! E mais, eles fizeram isso com autorização do Ibama? Pois como mostrado no comentário 193 da Helen, rt. 6° Fica proibida a realização de procedimentos que caracterizem mutilação dos animais objeto deste instrumento normativo, tais como a extração de unhas c presas.

  131. Cristina Valente Mouta suas palavras me emocionaram, de verdade, faço das suas, as minhas palavras… Vc não está sozinha em seu pensamento… Eu e vc não estamos sós em nossos pensamentos.

    Quero o mais breve possível (e espero conseguir!!), oomeçar a projetar uma ONG sem fins lucrativos, para ajudar verdadeiramente nossos irmãos… Amados animais.

    Irmãos sim… Pois com q direito submetemos os mesmos as nossas vontades, loucuras, necessidades financeiras???? Que M… de mundo é esse????

    Vi o resgate do Leão Alex do Rancho dos Gnomos, que trabalho lindo…

    Enfim, que os animais e os humanos de corações puros, vençam essa guerra inescrupulosa de qualquer tipo de exploração animal, seja para diversão humana, fins lucrativos, divulgações, exposições e afins…

    BICHO NÃO É BRINQUEDO! RESPEITO AOS ANIMAIS!

    Boa noite.

    Paz a todos.

  132. comentário 238. Lia, desculpe pela intromissão. na minha humilde opinião, um grande erro na causa animal é essa multiplicação de blogs e ongs feito gremilins do filme. o correto (em termos de maior probabilidade de ser bem sucedido) é você procurar saber as ongs que tem por ai (da sua cidade, ou do mundo) e escolher uma já existente a que se associar. percebendo ou intuindo algo de errado, e que você não será capaz de mudar, realmente é inutil discutir com as pessoas, pois existem ongs feito colecionadores de animais que não aceitam um voluntário se oferecer pra uma maratona de banhos, desvermufigação, separar por tamanho, os que estão doentes etc (li esse relato-queixa no anda). aí é hora de mudar de ong. mas fazer uma ong não vale a pena. pense bem. uma ong ruim das pernas precisa de ajuda, ou se voce quiser se juntar a ongs modelos, voce pode dali sacar os conhecimentos necessarios pra ajudar ongs ruins da perna. mas fazer sua propria ong só vai dispersar esforços. não sei como explicar. eu sequer faço parte da causa animal, mas é minha humilde opinião.

  133. HAHAHA… A família Borges vai lançar um livro, sobre a vida do Ariel. Que bom, tomara que ganhem bastante dinheiro e parem de explorar animais!
    Ahhhhhhhhhhh, espero que não ¨esqueçam¨ de contar que tiraram as garras do leão pq estavam machucando!!!!!!!!!!!!!!!

  134. Lei federal 9605/98 dos crimes ambientais

    Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
    Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

    e antes que me venham com desculpas:

    LICC (Lei de Introdução ao Código Civil)

    Art. 3º. Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece.

  135. Olá Natalia eu adoro esse artigo 32, queria muito que ele fosse mais respeitado mas as nossas leis ainda sao fracas !
    Vc viu a historia do cachorro que foi queimado vivo por 3 meninos em Porto Alegre? nao é revoltante, acho que eu matava esse caras se visse! Hoje em dia acredito mais nas leis das proprias maos!

    Sobre o Ariel hoje tive uma resposta sobre as garras, realmente foi por medo e proteçao, como ele nao poderia ficar com a mae por ter nascido de cesaria,e a familia resolveu acolhe-lo em casa como um animal de extimaçao e por inexperiencia nesse tipo de situaçao por ser um Leao,numa conversa com um veterinario. esse indicou a retirada das garras para que nao houvesse riscos de acidentes , por ele viver dentro de casa, dormir na cama e pela filha deles que era pequena etc…;Ele aceitou mas depois se arrependeu ! Nao estou comparando, tenho 4 gatos, quando minha filha nasceu por medo sempre cortava as unhas deles ! Penso que como o Ariel seria domesticado tentaram fazer o mesmo mas acabaram retirando totalmente , mas foi um veterinario que fez!

  136. Patty, se eu tivesse gatos e um bebê, tb iria aparar suas unhas pra ninguém se machucar. O problema é q o Ariel não era um gatinho. O leão não usa suas garras só para caçar, elas são importantes também, para o equilibrio e sustentação, enquanto ele anda. Foi inadimissível oq fizeram com ele. Ele precisava das garras, e não de dormir na cama. O problema é que o destino do Ariel, já estava traçado quando ele ainda estava na barriga da mãe. Ele nasceria, seria “domesticado” e ficaria ao bel prazer de seus “tutores”, como um meio de ganhar dinheiro. Eu estou mto feliz que o Ariel esteja livre desse destino CRUEL.

  137. Boa noite Patty e demais, o motivo para a retirada das garras era óbvio pra mim (como escrevi no comentário 238), animal selvagem sempre será selvagem por mais domesticado que seja! Mais cedo ou mais tarde um acidente pode acontecer, mesmo sem querer.

    Existem muitos casos com final triste de animais criados igual filho, a última que fiquei sabendo, passou no Animal Planet, um chimpanzé criado como filho por uma mulher. Em determinada época, geralmente perto da puberdade, passou a ter comportamentos estranhos e ela começou a administrar calmantes nele. O esperado dia de fúria chegou. Ele fugiu para a rua e atacou a amiga, deformando totalmente o seu rosto, pernas, etc… fez um estrago!!! Depois, baleado pela polícia, buscou a gaiola onde vivia dentro de casa, para morrer… Muito triste….

    Os seres humanos precisam respeitar o lado selvagem dos animais, mesmo de cachorros e gatos, não dá pra ficar humanizando os animais. Ainda que tenham se arrependido eles são responsáveis por concordar com a multilação do Ariel (que é proibida). Quem sou eu para falar sobre o amor que eles tinham pelo Ariel, e não estou julgando isso. Mas que as garras foram retiradas é um fato e é claro que teria que ser feita por um veterinário, mas ainda assim gostaria de saber se eles tem algum documento do veterinário ou do Ibama, que comprove a autorização desse procedimento, senão vai cair no que nossa colega Natália falou “Art. 3º. Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece”… não sei a Instrução Normativa do Ibama funciona como lei, mas está o Art. 6° coloca que “Fica proibida a realização de procedimentos que caracterizem mutilação dos animais objeto deste instrumento normativo, tais como a extração de unhas e presas, portanto como eles fizeram isso eles devem ter alguma autorização ou devem responder por essa ato.
    Além disso, desde que conheci o Instituto e a história do Ariel, nunca achei correto a maneira que o Ariel foi criado, dormindo na cama até os seis meses, tomando banho de espuma na banheira com o Sr. Ary, ficar participando de programas de televisão e etc. Ele deveria ter sido criado a mais próximo de um leão e menos como um ser humano ou gatinho de estimação. Carolina

  138. Só falta aparecer alguém e dizer:

    CIRCO LEGAL É O QUE TEM ANIMAL, que animal selvagem aprende e é controlado com biscoitinhos e muito carinho e que não precisa ficar apanhando de vez em quando para ser lembrado que quem manda é o HOMEM.

  139. A mãe de Ariel havia rejeitado ele por ter sido parto cesárea…

    A mãe dos tigres Baruck e Lula rejeitaram ele por estar em cativeiro:

    http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/filhotes-de-tigre-sao-criados-em-casa-20100119.html

    São criados como “filhos humanos” mas depois são doados para zoologico com fins de exposição/diversão humana – que sabemos ser o objetivo de um zoologico:

    http://www.youtube.com/watch?v=Ocn3T3VNQSk

    Ninguém aqui está julgando, atacando, duvidando do amor da família pelos bichos, acredito que o que o povo está temendo é “um novo Ariel” 🙁

    Isso, um animal lindo, como o Ariel, passando pelo que ele passou, isso, ninguém quer ver mais, correto?!

    Boa tarde a todos…

  140. Viu pessoal, quem não deve não teme, não é mesmo!!! Pq será que já providenciaram a remoção do vídeo que mostrava o Sr. Ary falando que eles tiraram as garras do Ariel?! Nesse mata tem mais cachorro, podem escrever que ainda vai aparecer coisa erradas!!!

    Tenho certeza que estão com medo que o pessoal para de achar que eles são uns anjos e com isso perder as futuras doações para o Instituto, pois depois que se tornaram famosos muita gente ia continuar ajudando.

  141. Uma coisa é ajudar tigres que vieram de maus tratos, outra é ajudar tigres fruto de reprodução em cativeiro… eles quiseram cruzar, então que se virem pra cuidar!

    O que vcs acham de doar dinheiro para uma criadora de cachorros de raça, tadinha ela precisa alimentar os cachorrinhos novos, afinal são muitas crias para cuidar?!

    Quem ganha dinheiro as custas de bicho tem por obrigação manter e cuidar muito bem dos animais! Estou errada?!

  142. Pra vcs que criticam o trabalhos deles, leiam esse depoimento da Dra Livia Teixeira, que cuidou do Ariel……”Queridos amigos, como alguns de vocês devem ter percebido ontem não entrei no Facebook…Foi um dia bastante difícil para mim…Todos sabem porque…Não queria ver fotos, vídeos ou tocar neste assunto que ainda me causa muita dor… Também não sabia como escrever, em linhas contadas, tantas coisas que precisava dizer… Mas vamos lá…Vou tentar ser o mais clara possível…O resultado da necropsia do Ariel saiu e como já esperávamos o exame fechou o diagnóstico que suspeitávamos, tratava-se realmente de uma doença chamada Mielopatia Degenerativa. Esta é uma doença Autoimune, onde o organismo ataca porções sadias do próprio organismo. O ataque imune provoca a destruição das fibras nervosas fazendo com que o animal vá perdendo os movimentos progressivamente, isto ocorre devido à desmielinização (destruição da mielina, substância gordurosa branca que envolve as fibras nervosas como a capa de um fio elétrico, sem esta capa passam a acontecer curtos circuitos, pois a mensagem elétrica se perde no meio do caminho como num fio elétrico desencapado). Alguns autores afirmam que a Mielopatia Degenerativa corresponde nos animais à Esclerose Múltipla dos humanos. Para que vocês consigam entender um pouco melhor o porquê esta doença foi fatal basta pensarmos que estas fibras nervosas não estão apenas presentes nos membros dos animais, mas em todo o seu corpo, em todos os seus músculos e órgãos e devido à destruição das fibras nervosas nosso rei não resistiu… Quando os músculos responsáveis por fazê-lo respirar pararam ele se foi…Muito tranquilamente, graças a Deus…Ele simplesmente deu um último suspiro e descansou… Tentamos reanimá-lo por alguns minutos ainda, mas percebi que não tinha o direito de fazer aquilo, ele precisava descansar, a hora havia chegado e não sou ninguém para brigar com a vontade da natureza, com a vontade de Deus…Mas o que mais me dói em tudo isso é pensar que as coisas poderiam ter sido diferentes, que talvez ele ainda pudesse estar entre nós…Talvez não 100% mas que poderia ter recuperado parcialmente os movimentos das patinhas traseiras e não ter perdido os movimentos das patinhas dianteiras…Talvez Ariel precisasse tomar medicamentos para o resto de sua vida e fazer sessões periódicas de fisioterapia, quiropraxia e acupuntura mas e daí??? Do jeito que ele manhoso e adorava um chamego iria adorar… Como ele gostava quando eu fazia laser nele, ai ai ai, fechava os olhinhos e relaxava que nem um bebê…E quando eu batia nele com a colher de pau? Calma gente, antes que me acusem de maus tratos a colher de pau é usada em uma estimulação onde batemos levemente com a colher na musculatura que pretendemos estimular a sensibilidade, o fluxo sanguíneo, o depósito de cálcio nos óssos entre outros benefícios… Ele simplesmente amava…Eu sempre brincava e dizia que eu era a única pessoa no mundo a cutucar um leão com a vara curta e sair ilesa… Que momentos fantásticos…Obrigada meu Deus…Talvez alguns de vocês pensem que não seria justo mantê-lo vivo se ele não estivesse 100%… Mas o Ariel não era somente um animal, um leão, ele era membro de uma família…Ele era filho, irmão, sobrinho, cunhado…E como era amado por esta família… E como amava esta família…Vocês nunca viram a alegria daquele bichinho quando o Ary chegava no final da tarde para brincar com ele… Ele ficava doidinho, fazia vários barulhinhos, beijava aquele pai como nunca ví um filho humano beijando um pai… A felicidade quando as manas vinham dar carinho, beijos e o dedinho para ele chupar…E aquela mãe… Uma mãe que estava alí, 24 horas por dia zelando pelo bem estar do seu filho… Gente, vocês não tem noção… Até bem pouco tempo antes de virmos para São Paulo não usávamos tapetes higiênicos descartáveis com o Ariel…Não tinhámos…Ele ficava deitadinho sobre diversos tapetes, cobertores, edredons, colchonetes e muuuuuuuuuuitos lenções, estes lenções também eram usados como fralda e a cada vez que o nosso rei fazia um xixi e era um xixi de leão, tínhamos que trocar tudo que houvesse molhado… E quando era cocô??? Pois é, a Dona Raquel Borges passava dia e a noite lavando estes benditos lenções, edredons, cobertores e tapetes… Eram montanhas de roupa…O trabalho nunca acabava… Dormíamos as 2, 3 da manhã, as vezes nem dormíamos e no dia seguinte começava tudo de novo…Quanto amor…Quanto amor o nosso reizinho recebeu…Este amor era retribuído prontamente por um olhar, um abraço, sim o Ariel nos abraçava, as fotos mostram estes momentos, um lambeijo….Quando lembro destes momentos dói muito, dói, dói, dói dói….Sinto falta do cheiro dele, do bafinho dele, que era uma delícia por sinal… Esta história de bafo de leão é pura intriga da oposição…Ele era todo cheiroso….Da textura das almofadinhas das suas patas, do brilho do seu olhar e mais do que tudo da carinha de nenê que ele fazia quando chupava o dedo… Ficava em êxtase, definitivamente a coisa que o Ariel mais gostava no mundo de fazer era chupar dedo…Pois é, ele era um leão, mas havia nascido em cativeiro, aquele era o seu mundo, a sua família, o seu bando…Era naquela chácara em Maringá que ele se sentia rei, onde ele era a majestade , onde aprendeu tudo que sabia, onde formou todos os seus laços familiares com irmãos tigres e humanos, onde aprendeu a amar e ser amado…Vocês já imaginaram como deve ser difícil para uma animal daquele tamanho, que brincava de igual para igual com outros tigres conseguir adequar seus movimentos, sua mordida, o força de suas brincadeiras para poder interagir com humanos??? Aquele era seu mundo e ele era muito feliz nele… A aqueles que duvidam eu pergunto: Temos as mesmas aptidões físicas que os índios para vivermos no meio da mata, aliás lá é ótimo, a comida é a mais natural e adequada as nossas necessidades biológicas, as atividades físicas executadas por estes indivíduos os faz serem fortes e saudáveis (vocês já viram índio gordo?), a qualidade do ar é perfeita, eles não convivem com o estresse das grandes cidades e preocupações como dinheiro, casa própria, contas, impostos, relacionamentos mal resolvidos entre outros … E aí? Você não quer trocar agora a sua vida infernal e se mudar amanhã para uma tribo Yanomami residente nas florestas virgens do estado de Rondônia??? Não né? Provavelmente porque você não saberia como se virar por lá e macaco com angú não é o seu prato predileto, sem dizer ficar um diazinho sequer sem acessar seu bendito Facebook… Pois bem meu caro, isso aqui é a realidade que você conhece, que você nasceu e bem ou mal é onde você sabe se virar, onde se sente seguro e feliz…. Com o Ariel era a mesmo coisa… Nunca conseguiríamos reintroduzi-lo na natureza até porque seu habitat natural estava a alguns milhares de quilômetros de Maringá…Mas a minha grande indignação é não ter podido fazer a diferença…Eu queria tanto ter entrado na história do Ariel seis meses antes do que eu entrei… Queria tanto ter feito o diagnóstico correto dele quando ele parou de andar…, Tê-lo poupado daquela cirurgia, de todo aquele sofrimento…Eu sei que a culpa não é minha, aliás passei quatro meses da minha vida me dedicando a reabilitar um animal com uma lesão que ele nunca possuiu…Que frustração…Para sempre ficarei pensando no “se”… Se ele houvesse sido diagnosticado corretamente pelos médicos que o estavam acompanhando naquele momento… Se ele não tivesse sido submetido à cirurgia… Se eu houvesse aplicado outro protocolo de fisioterapia específica para Mielopatia Degenerativa… Se…Se… Se… São muitos pensamentos na minha cabeça em relação a toda esta história mas o mais verdadeiro, o que eu mais quero guardar é o pensamento de que eu vivi TUDO que eu deveria viver com ele…Tudo que me foi permitido, que me foi presenteado… Tudo que qualquer ser humano g
    ostaria de viver com um leão…Minhas últimas palavras sempre serão: OBRIGADA A TODAS AS PESSOAS E EMPRESAS QUE ME AJUDARAM A CUIDAR DO ARIEL, OBRIGADA, OBRIGADA, OBRIGADA MEU DEUS!!! Lívia Pereira (Veterinária)”

  143. Aposto que quem esta tanto criticando o Instituto Emanuel são bem aquelas pessoas que adoram levar os filhos etc. no zoologico (onde os animais ficam presos, sem condição nenhuma de habitat ou bem estar) ou no circo ver o tigrinho ou o elefantinho que fazem o que as pessoas querem porque senão apanham, adoram ir nos rodeios, adoram comprar roupas e/ou acessórios de couro ou algum produto animal, que tem um cachorro la no fundo do quintal preso por uma corrente sem poder sair, compram cosméticos de todos os tipos, sem lembrar que estes são testados em animais, etc. Antes de falar sobre os erros de uma pessoa, é preciso enxergar os próprios.
    Quem está dizendo essas coisas.. que entendimento tem sobre a natureza? sobre o ambiente e os seres que nele vivem?
    O Instituto Emanuel resgata felinos provenientes de circos e outros lugares, onde AI SIM viviam maus tratos. Vcs querem que soltem os tigres e leões na selva de novo? Ok, SE ENTÃO PRENDEREM OS HOMENS EM UMA JAULA PARA QUE CAÇAREM!!!
    O ser humano é o pior inimigo de qualquer animal ou ser vivo.. por se acharem tanto o centro de tudo. Não é o homem o centro do universo, mas sim uma parte dele!

  144. qui pena que o Ariel morreu ele parece que era o único leão carinhoso e bonito e que não mordia. tem muitas pessoas que
    matam animais tipo pantera negra se diz muito que ela e morta pelos africanos pra ser comida ou as vezes queimada E PECADO MALTRATAR OS ANIMAIS QUEM MALTRATA OS ANIMAIS VÃO PRO INFERNO QUANDO MORREREM E QUANDO JESUS VIER BUSCAR SEU POVO, DAI ELE VAI JULGAR QUEM MALTRATAVA OS ANIMAIS. AS PESSOAS QUE MALTRATAM OS ANIMAIS EU ODEIO ELAS.

  145. olha o maior culpado de tudo isso é o IBAMA, um órgão falido que não tem estrutura , e nem vontade política de ajudar, proteger e procriar espécies sejam elas nacionais ou exoticas, isso é uma pouca vergonha, o rapaz cuida dos animais, o IBAMA chega e quer castrar, barbarizar, brutalizar os pobres tigres e ainda tem gente que se presta a proteger este órgão FALIDO E INATIVO que só faz maldades por aí