EnglishEspañolPortuguês

Os cativeiros

31 de agosto de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Na foto, Jimmy vivendo em zoo

Aqueles que alguma vez na vida – como nós – foram prisioneiros políticos sabem o quanto é pernicioso, ruim, injusto e aterrorizante ficar por trás das grades sem ter cometido nenhum delito. Só pelo direito de opinar, ou até de existir com independência, sem curvar-se ante o poderoso.

Os grandes símios são os “prisioneiros políticos” deste século. Milhares deles ficam presos por toda uma vida em gaiolas, pequenos recintos ou até em lugares espaçosos, mas que limitam sua liberdade de ir e vir e de relacionar-se com quem desejar.

Existem mais de quatro milhões de animais também no presídios políticos que são os zoológicos, mesmo sem serem delinqüentes. Eles servem de entretenimento de humanos, sob o pretexto hipócrita da “educação ambiental e a preservação das espécies”.

Temos em nosso Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba 300 prisioneiros políticos. Não importa que seja um Santuário, que não exista visitação pública e que os recintos tenham milhares de metros quadrados. Eles nunca poderão sair de lá, não têm onde ir. Suas casas nas florestas estão sendo aniquiladas pela ambição humana sem sentido, que destrói a natureza a cada dia.

Sabemos que em nosso Santuário, e em muitos outros como o nosso, aqueles seres inocentes vão ser imensamente mais felizes que os milhões que vivem na exploração do divertimento e da pesquisa médica para descobrimento de drogas que enriquecem grandes corporações.

Porém, isso não é suficiente. Não podemos ser felizes com isso. Devemos lutar pela libertação total, pelos direitos inalienáveis de todos os seres vivos e não por milhões de Homo sapiens que desprezaram as espécies inferiores e as escravizaram miseravelmente.

As gerações novas, que hoje estão começando a enxergar o mundo com muito mais informação do que a nossa, de dezenas de anos atrás, com a capacidade de comunicar-se entre si e com velocidade fantástica, vão construir uma realidade diferente neste mesmo século.

As duas crianças de 11 anos de Araçatuba, interior de São Paulo, que nos escreveram e nos ligaram pedindo literalmente “socorro” para salvar seres inocentes, que estão sendo trucidados no Zoológico de sua cidade, é um exemplo a ser seguido (veja aqui texto da denúncia). Elas vão construir um mundo melhor, vão acabar com a exploração animal, com a destruição das florestas, como as experiências terríveis em seres indefesos. Essas crianças estão gritando ao mundo que todos estão errados, que nenhum país sobrevive, criando cativeiros de inocentes, quando os culpáveis estão soltos.

Você viu?

Ir para o topo