EnglishEspañolPortuguês

Temporada das baleias no litoral da Bahia atrai turistas de todo o país

30 de agosto de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/G1

O mês de setembro é de temporada das baleias jubarte no litoral sul da Bahia e atrai pessoas de várias partes do país. Os mamíferos, alguns com filhotes, proporcionam um belo espetáculo. Os turistas aproveitam um passeio de barco na região de Porto Seguro para ver as baleias.

Depois de quase uma hora à espera das baleias, um grupo de turistas avistou mãe e filhote no mar. “É um sonho que sempre tive de ver baleia ao vivo. É uma realização, é muito bom”, diz a turista paulista Maria do Carmo Oliveira.

As jubarte têm em media 16 metros de comprimento e pesam cerca de 30 toneladas. Elas também são conhecidas como baleias cantoras por causa do som que emitem quando estão na água.

“O namoro é feito aqui, a copula. A fêmea engravida, viaja para se alimentar e depois volta para ter o filhotinho, o que mostra que essa é uma área importante para as mães terem seus filhotes, amamentarem”, explica a bióloga marinha Thais Melo.

O mestre da embarcação é quase sempre o primeiro a avistar os animais. Mesmo fazendo essa atividade há mais de oito anos, o capitão Hélio Pereira confessou que cada passeio é diferente. “Surpreende a gente. A gente já viu baleia abrindo a boca, já chegou baleia na boca da embarcação, levantou quase encostando a cabeça no barco”, conta.

Protesto

Na capital do Rio de Janeiro, 30 ativistas do Greenpeace promoveram na manhã desta terça-feira (30) um protesto contra a Perenco, empresa franco-britânica de exploração de petróleo e gás. Segundo o Greenpeace, a empresa é dona de duas áreas que estão sendo preparadas para exploração de petróleo e gás em Abrolhos, área de preservação marinha na Bahia usada por baleias para se reproduzir.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo