EnglishEspañolPortuguês

Tecnologia holandesa no combate ao tráfico de animais

30 de agosto de 2011
4 min. de leitura
A-
A+

A Universidade de Twente teve participação importante no desenvolvimento de um sistema para combater o comércio de animais: um banco de dados de acesso internacional. Em Genebra, acontece esta semana uma conferência sobre o comércio de espécies ameaçadas, um negócio que permanece sendo muito lucrativo.

Contrabandistas de animais ameaçados trabalham em conjunto internacionalmente. Já o mesmo não pode ser dito dos países que tentam combater a captura de animais. Desta forma, contrabandistas e comerciantes podem com frequência agir sem muitos impedimentos, o que este banco de dados internacional pretende mudar.

No mês passado foi lançado no Quênia o Wildlife Enforcement Monitoring System (WEMS – sistema de reforço no monitoramento da vida selvagem). Este banco de dados foi desenvolvido pelo indiano Remi Chandran, pesquisador vinculado à Universidade de Twente, na Holanda.

Foto: ANP

Na internet pode-se encontrar pele de animais ameaçados à venda por grandes somas, inclusive em sites de leilão.

Segundo o jornal indiano The Hindustan Times, a pele de tigre custa 124 mil dólares e um tigre empalhado 700 mil dólares. Pele de pantera pode chegar de 100 a 300 mil dólares.

O comércio de marfim estará esta semana entre as prioridades na agenda da CITES. Só na África o volume do comércio de marfim cresceu de 2005 a 2010 de 620 quilos para 5,6 toneladas, segundo dados do Kenya Wildlife Service.

“O problema era que, em termos de comércio  de animais, não havia nenhum sistema no qual os países pudessem reunir, analisar e trocar informações. Com o Wildlife Enforcement Monitoring System isso agora é possível.”

Comércio

Trata-se, por exemplo, de que animais, e quantos, foram apreendidos e onde isso aconteceu. Os dados são postos no sistema e podem ser consultados imediatamente. Desta maneira será mais fácil mapear as rotas de contrabando entre vários países e prevenir o tráfico.

Em primeira instância, três países estão conectados ao sistema. Três vizinhos do leste da África: Uganda, Tanzânia e Quênia. Nos próximos anos Chandran e seus colegas de Twente vão acompanhar o funcionamento do WEMS. “Se for um sucesso, esperamos que o sistema possa ser aplicado em mais países. Iremos passo a passo”, diz Chandran. “Depois talvez seja a vez da Ásia. Isso não será fácil porque muito comércio ilegal vai justamente pra lá. Por isso países asiáticos talvez não estejam tão abertos a trabalhar com o WEMS”, acredita Chandran.

CITES

O temor não é infundado. Esta semana acontece em Genebra a conferência CITES, a convenção internacional sobre comércio de animais e plantas ameaçados. Lá os países asiáticos também oferecem resistência, e não querem, por exemplo, que organizações como o Fundo Mundial da Natureza (WWF) estejam presentes. Os motivos não são claros. Talvez pelo fato de um país como a China não querer ser tão abertamente criticado.

O comércio da África para os países asiáticos cresceu muito nos últimos anos. E os rinocerontes são os que mais têm sofrido. Seus chifres são levados principalmente para a China, diz Christian van der Hoeven, do Fundo Mundial da Natureza:

“Tem a ver com a demanda. O comércio aumenta se a demanda aumenta. E estamos vendo isso acontecer principalmente em países como a China. Tem a ver com a crescente prosperidade no país. Isso no entanto não quer dizer que as autoridades chinesas não façam nada contra isso. Mas é um processo demorado até que as coisas mudem.”

Prática resistente

Van der Hoeven festeja a criação o banco de dados da Universidade de Twente, mas diz que a prática é resistente. O comércio de marfim e dos chifres de rinoceronte é muito lucrativo. Paga-se valores muito altos na China. E muitas vezes há organizações poderosas por trás – pelo menos é o que se acredita -, que têm contato em altos níveis, o que torna difícil detê-los.

“Você pode penalizar o transportador e o contrabandista, mas com isso não chega à raiz do problema”, diz Van der Hoeven. “Frequentemente há grandes grupos com muito dinheiro e poder por trás. Os preços do marfim são tão altos para que se possa voar rapidamente com um helicóptero a um parque na África do Sul, pegar o marfim e depois ainda voltar com um jatinho particular para a China. E mesmo assim ainda há um grande lucro.”

Fonte: RNW

Você viu?

Ir para o topo