EnglishEspañolPortuguês

Ave que se feriu em fio de alta tensão volta ao seu habitat em Macaé (RJ)

30 de agosto de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Siriema foi capturada por moradores do Novo Cavaleiro, em Macaé (Foto: Tathiana Campolina / Divulgação)

Agentes da secretaria de Ambiente de Macaé, no norte do Estado do Rio de Janeiro, devolveram uma siriema para seu habitat nesta sexta-feira (26).  A ave tinha sido entregue à coordenadoria de fauna por moradores do bairro Novo Cavaleiros no final da tarde de quinta-feira (25).

O morador José Milbs de Lacerda foi quem capturou a ave depois que ele bateu em um fio de alta tensão.

– A siriema estava voando quando bateu no fio de alta tensão e caiu. Pensamos que ela havia morrido, mas quando o rapaz foi pegá-la, ela se mexeu. Colocamos a ave em uma gaiola e ligamos para o Corpo de Bombeiros. Eles entraram em contato com a Secretaria de Ambiente, que veio buscar a ave.

Gleidson Madalena libertou a siriema no parque Atalaia, em Macaé, onde ela tem espaço para se esconder (Foto: Reprodução)

O veterinário e coordenador de fauna da Secretaria de Ambiente de Macaé, Gleidson Madalena, explicou que a siriema foi solta no dia seguinte ao acidente porque apenas estava assustada e com a asa machucada, sem ferimentos graves.

– Resolvemos soltar no Parque Atalaia, porque é possível monitorar a ave. Além disso, no parque há outros animais da mesma espécie e é um habitat ideal para ela, já que a siriema gosta de locais descampados e de mata para se esconder.

O veterinário contou ainda que a siriema não é um animal de área urbana, mas como o bairro Novo Cavaleiros, onde ela foi encontrada, está muito próximo ao Vale Encantado, que é uma área de preservação ambiental com muitos animais silvestres, algumas espécies podem aparecer na região.

A Secretaria de Ambiente tem um serviço de resgate de animais silvestres. O telefone para contato é (0XX22) 2762-4802.

Fonte: R7

Você viu?

Ir para o topo