EnglishEspañolPortuguês

Tubarões avistados no Algarve são boa notícia para a costa portuguesa

27 de agosto de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
A grande maioria das espécies dos tubarões não é perigosa. Foto: Monterey Bay Aquarium/Reuters

A visita de dois tubarões no Algarve é boa notícia porque significa que a costa portuguesa está rica em peixe, disse Élio Vicente, biólogo do Zoomarine do Algarve, reagindo à notícia do avistamento de dois animais numa praia em Vila do Bispo, que fez com que os banhistas fugissem da água.

Os tubarões, de espécie desconhecida, foram vistos na praia do Zavial, na costa Sul, em Vila do Bispo, pouco depois das 17h30.

Os animais foram primeiro confundidos por golfinhos, mas depois confirmou-se que eram tubarões. De acordo com a Lusa, os nadadores-salvadores da praia mandaram os banhistas sair da água. O acontecimento gerou um certo pânico e ninguém voltou ao mar, mesmo depois de os animais se afastarem da praia e desaparecerem.

“Estes animais sempre estiveram nas nossas águas, normalmente as pessoas não vêem, mas eles estão lá”, disse Élio Vicente.

“Representam tanto um risco quanto um cão desconhecido no quintal do vizinho”, explicou o biólogo, acrescentando que se deve usar a precaução e sair da área em função de cada situação, mas explicou que os nossos tubarões alimentam-se de peixes e não de mamíferos marinhos e por isso “não representam perigo”. E acrescentou que “mais rapidamente no Algarve uma pessoa será ferida por golfinhos do que por tubarões”.

Segundo o biólogo, há entre 400 e 500 espécies de tubarões no mundo e só sete é que estão associadas a acidentes com humanos. Na costa portuguesa existem algumas dezenas de espécies, a maior parte vive em profundidade e os indivíduos que se movimentam mais à superfície andam a navegar, caçando ou estão à procura de parceiro sexual.

O comandante da Zona Marítima do Sul, Marques Ferreira, explicou à Lusa que este avistamento está também associado a águas do mar mais quentes – 23 graus no Sotavento (Leste algarvio) e 18 graus no Barlavento. Nestas situações o comandante diz que é normal avistar estes animais. Para Élio Vicente, “dizer que há tubarões nas nossas águas é como dizer que há gaivotas na costa.”

Fonte: Público

Você viu?

Ir para o topo