EnglishEspañolPortuguês

Bezerro torturado e morto em Barretos (SP) reinicia discussão sobre rodeios

25 de agosto de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Animal cai rendido no chão, após ser torturado por peão (Foto: Reinaldo Canato/UOL)

O sacrifício de um bezerro torturado na Festa do Peão de Barretos (SP) reiniciou a polêmica sobre o uso de animais nesse tipo de evento. Desde a sexta-feira, 19, o assunto ganhou força principalmente no Twitter. De acordo com informações do site UOL, o Ministério Público está investigando o caso não apenas para tratar deste acidente, mas também para saber se esta prova é prejudicial aos animais. A promotora do meio ambiente de Barretos, Adriana Nogueira Franco, informou que foi enviado um ofício para a organização do evento na terça-feira, 23.

O animal sacrificado foi utilizado em uma competição conhecida como “bulldog”. Nessa prova, o peão desce do cavalo em movimento para tentar derrubar o bezerro usando apenas as mãos. Na quarta-feira, 24, a organização do evento informou que o competidor César Brosco, responsável pela lesão na vértebra cervical do bezerro, foi afastado por seis meses pela Associação Nacional de Bulldog. O peão César Brosco diz sofrer retaliação pelo ocorrido.

Segundo o UOL, o afastamento foi solicitado por técnicos do Centro de Estudos do Comportamento Animal (ECOA), ligado ao clube que organiza a Festa do Peão de Barretos. O relatório feito pelos profissionais demonstra que “a infração poderia ter ocorrido por conta de uma manobra executada de forma irregular”.

As opiniões sobre o fato são divididas. Para Marcos Murta, presidente do clube “Os Independentes”, que organiza a festa, o ocorrido foi uma fatalidade. Ele afirma que foi a primeira vez em 56 anos que um animal precisou ser sacrificado após o rodeio. Já para o presidente do PEA (Projeto Esperança Animal), Carlos Roselen, é inadmissível que acidentes como estes ocorram.

Visto que o evento tem o caráter de entretenimento, são questionadas outras práticas além das provas da competição como o ‘bulldog’. É o caso do uso do sedém, uma corda que passa pela virilha dos animais, usada em provas de montaria. Em entrevista ao UOL, Roselen, do PEA, afirmou que o objeto causa sérios danos aos animais. Para Murta, da organização de Barretos, o utensílio provoca apenas ‘cócegas’.

Assista ao vídeo dessa prova de covardia e crueldade contra os animais:

Fonte: O Povo Online

Você viu?

Ir para o topo