EnglishEspañolPortuguês

Sociedade Protetora de Animais aceita voluntários para passear cães em Portugal

23 de agosto de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

A Sociedade Protetora de Animais Domésticos (SPAD) do Funchal, em Portugal, está aceitando voluntários para passear os cães que que abriga a fim de melhorar o seu bem-estar, disse hoje à agência Lusa o coordenador da instituição.

“Os animais estão em canis e jaulas e também precisam para o seu bem-estar de andar, de fazer exercício”, afirmou Nuno Margarido, considerando que a campanha colmata, também, a falta de voluntários da SPAD e permite a ocupação dos tempos livres dos candidatos.

A iniciativa, lançada no passado fim-de-semana, conta já com a adesão de dez pessoas, acrescentou o dirigente, para quem esta ação permite, ainda, uma “maior sensibilização” em relação aos animais abandonados e pode potencializar a adoção de cães.

“Circula-cão” é o nome da atividade que convida a população a “passear um amigo de quatro patas” durante um período de, pelo menos, meia hora, todos os dias e aos sábados de manhã numa área junto à sede da SPAD, no antigo matadouro regional.

O espaço, cedido pelo município, é “plano, sem tráfego automóvel e nele podem passear muitos cães”, referiu Nuno Margarido.

Segundo o responsável, “muitas vezes, as pessoas que vão ao canil só querem dar umas festinhas no cão ou no gato”, defendendo que o “voluntariado tem de ser orientado”, neste caso para passear com os cães.

O dirigente disse acreditar que aparecerão pessoas de todas as idades para participar no “circula-cão”, explicando que a ação foi lançada no verão para que o período de férias da generalidade da população possa, também, ser aproveitado para este fim.

“Desde jovens a pessoas de mais idade ou moradores que não têm cães porque moram em apartamento, esperamos pessoas de todas as gerações”, declarou Nuno Margarido, garantindo que “o animal a entregar ao voluntário está de acordo com a fisionomia da pessoa”.

O projeto está também aberto a crianças desde que acompanhadas por um adulto.

“Eu considero isto uma tripla ação, é bom para o animal, bom para o voluntário porque ocupa o seu tempo, bom para a SPAD porque não tem pessoal suficiente”, adiantou o coordenador da entidade.

A SPAD tem um canil e gere, ainda, o canil da Câmara Municipal do Funchal, onde estão, na totalidade, cerca de 300 animais, entre cães e gatos.

Fonte: Público

Você viu?

Ir para o topo