EnglishEspañolPortuguês

Canários que saíram de Manaus seriam usados em rinhas no Ceará

23 de agosto de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Os canários-da-terra apreendidos em Fortaleza (CE) nesta segunda-feira (22) que haviam embarcado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes seriam utilizados em rinhas, segundo informações do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Dos 221 animais, 205 eram canários-da-terra (11 já estavam mortos) e 16 pintassilgos da capa preta.

Canários-da-terra exóticos têm como ambiente natural as selvas do Peru, Colômbia ou Venezuela. Foto: Divulgação/PF

O coordenador de fiscalização do Ibama do Ceará, Rolfran Cacho Ribeiro, informou que a espécie apreendida apresenta característica semelhante à de origem peruana, colombiana ou venezuelana por seu porte superior ao canário silvestre da fauna brasileira. A rota, contudo, foi a capital do Amazonas.

Os canários exóticos, como eles são chamados, têm em média 150 gramas. Os brasileiros pesam em média 100 gramas.

Conforme Ribeiro, a prática de rinhas de canários em Fortaleza tem sido recorrente e combatida pelo órgão ambiental. “Ano passado, apreendemos 800 canários. A maioria seria usada em briga entre canários exótico (estrangeiro) e da fauna silvestre brasileira”, disse ele.

O homem que transportava os canários-da-terra, cujo nome não foi revelado pela Polícia Federal, recebeu uma multa de R$ 130 mil. Ele foi liberado e responderá o crime ambiental em liberdade.

Conforme Ribeiro, o homem negou que sabia o conteúdo da carga e também não revelou o nome da pessoa que receberia as aves.

Os canários-da-terra estão em um Centro de Triagem do Ibama de Fortaleza. O órgão ainda não definiu qual será seu destino. “Eles chegaram cansados e doentes. Ainda vão passar por avaliação”, disse Ribeiro.

O delegado de meio ambiente da PF do Amazonas, Daniel Otoni, foi procurado pelo portal acrítica.com para falar sobre a apreensão e a saída das aves de Manaus, mas ele preferiu não se pronunciar para não prejudicar as investigações.

Fonte: A Crítica

Você viu?

Ir para o topo