EnglishEspañolPortuguês

Patram se preocupa com captura de animais marinhos, em Tramandaí (RS)

22 de agosto de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Cumprindo denúncias que chegam ao pelotão, sobre pessoas que estão recolhendo animais marinhos da orla marítima, principalmente pinguins e lobos marinhos e levando-os para suas residências, vem preocupando PATRAM de Tramandaí, somente neste mês foi flagrado vários casos.

O 1º tenente Claudiomir da Silva Pedro, Cmt do 1º Pelotão Ambiental de Tramandaí (RS), orienta a população que este tipo de prática é crime ambiental, descrito na Lei dos Crimes Ambientais 9.605/1998, cuja pena é de três meses a um ano de detenção e multa. Além de ser responsabilizados criminalmente estas pessoas ainda poderão estar levando para suas casas, animais que podem transmitir vários tipos de doenças.

O que fazer

Ao constatar um animal na orla, ligue para a Polícia Ambiental ou Ceclimar Imbé; A Polícia Ambiental no local irá verificar se este animal está machucado, com manchas de óleo ou debilitado (não responde estímulos). Diante destes dados é que providencias serão tomadas.

O que não fazer

Aproximar-se dos animais na orla, pois poderão ser mordidos ou ser contagiando por uma doença já relatada acima; Dar em hipótese alguma qualquer tipo de alimentação aos animais; Tentar fazer com que estes retornem para o mar, pois eles têm um período de descanso e assim que se sentir descansado voltaram naturalmente ao mar.

Dúvida deverá ligar para a sede do Pelotão Ambiental (51) 3661.4620 e 9851.3505. Ceclimar (51) 3627.1309.

Os dados citados acima são fontes de cursos que os policiais ambientais fazem junto ao CECLIMAR e GEMAR.

Lembre-se, o melhor lugar para os lobos e pinguins estarem é o próprio ambiente natural, não é em recintos fechados. Portanto, nunca leve um animal marinho pra sua casa.

Fonte: Dimensão

Você viu?

Ir para o topo