EnglishEspañolPortuguês

Indignação: MP apura morte de bezerro em Barretos (SP)

22 de agosto de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

A promotora do Meio Ambiente de Barretos (SP), Adriana Nogueira Franco, abre hoje inquérito civil para apurar possível crime de maus-tratos a animais durante a 56ª Festa de Peão. Na noite de sexta-feira, um bezerro usado em uma das provas ficou paralítico depois que o peão César Brosco saltou sobre ele para completar a prova chamada bulldog, que visa imobilizar o bezerro no menor tempo possível. Durante a tentativa, o peão teria quebrado a coluna cervical do animal. O bezerro, de um ano e seis meses, com 300 kg, ficou paralisado e foi sacrificado.

Foto: Edson Silva/Folhapress

“Estamos baixando portaria abrindo inquérito civil para apurar as responsabilidades. A partir de hoje, vamos apurar como são as técnicas usadas neste tipo de prova, quais são as regras, e vamos verificar em quais condições essa prova foi realizada e como se deu a morte desse animal”, disse a promotora. Adriana disse que vai convocar testemunhas, organizadores e o peão que participou da prova para prestarem depoimento sobre o assunto. A promotora, que ficou sabendo da morte do bezerro por meio de colegas promotores que estavam no evento, iniciou a coleta de informações publicadas na mídia para anexar ao inquérito.

Segundo ela, as investigações vão apurar se houve infração ao artigo 32 da lei 9.605/98, que estabelece como crime ambiental maus-tratos aos animais. Segundo a lei, quem “praticar ato de abuso, de maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”, deve ser punido com pena de detenção de três meses a um ano e multa

A assessoria do clube Os Independentes, que organiza a festa, disse que o competidor César Brosco executou os procedimentos para completar a prova e que a decisão de sacrificar o animal foi tomada depois que veterinários constataram o estado avançado da paralisia do bezerro. O animal foi sacrificado por eutanásia, com um medicamento. O método, segundo a assessoria, é comum nestas ocasiões. Segundo o clube, foi a primeira vez que ocorreu acidente semelhante nos 56 anos da festa.

Fonte: DComercio

Nota da Redação: Rodeios são atos de barbárie que consistem em brincar com vidas, torturando animais inocentes e causando apenas sofrimento e dor. Eventos assim, que existem ainda para que organizadores gananciosos lucrem às custas do sofrimento desses animais, devem ser banidos de toda sociedade que tem como princípio uma cultura de paz e compaixão por todos os seres.

Você viu?

Ir para o topo