EnglishEspañolPortuguês

Censo canino e felino começa em Votuporanga (SP)

22 de agosto de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Começa na próxima segunda-feira, 22, o censo populacional de cães e gatos em Votuporanga; ação desenvolvida pelo Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez) da Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo do recadastramento é obter subsídios para equiparar o impacto gerado pelo Programa de Castração implantado no município neste ano, e segue em andamento. Equipes do Secez estarão divididas abrangendo todas as áreas da cidade para a contabilização de cães e gatos domiciliados.

Uma das responsáveis pelo setor de Informação, Educação e Comunicação do órgão – Adelice Silva afirma que o último recadastramento foi realizado em 2010. “Ao todo, foram calculados mais de 20 mil animais – 15.878 cães e 4.176 gatos”, destaca Adelice.

Mais informações sobre o censo canino e felino – 2011 podem ser adquiridas pelo (17) 3405-9787 ramal: 9786.

Programa Castração

Até o fim deste ano serão castrados 1.000 animais – 80% de fêmeas e 20% de machos, num período de 12 meses por uma clínica veterinária particular, contratada pela Prefeitura.

O trabalho tem o intuito de controlar o crescimento populacional de cães e gatos e conscientizar aos tutores sobre a guarda responsável de animais.

“Por meio dessa medida buscamos evitar acidentes causados por cães e gatos e diminuir os riscos de doenças transmissíveis, sob o ponto de vista da saúde pública”, declara o veterinário do Secez – Élcio Sanches.

A Sociedade Protetora dos Animais (SPAVO) é a responsável pela triagem dos animais da cidade que estão sendo cadastrados para a castração.

Fonte: Região Noroeste

Você viu?

Ir para o topo