EnglishEspañolPortuguês

Defensores dos animais pressionam a Air Canada para que desista de transportar macacos para testes

17 de agosto de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana  (da Redação)

(Foto: Brennan Linsley/AP)

Grupos de defesa animal renovaram o apelo à empresa Air Canada para que pare de transportar macacos destinados às cruéis pesquisas de laboratório. Segundo informações do jornal canadense CBC News, a Sociedade Humanitária Internacional, a do Canadá e a Aliança Animal do Canadá anseiam que a companhia aérea acabe com o transporte de animais para pesquisas, testes de toxicidade e outros experimentos laboratoriais.

Em janeiro, organizações internacionais que lutam pela proteção animal relataram que a Air Canada transportou para Quebec 48 macacos como carga, que vieram de fazendas da China. Eles estavam em caixotes de madeira.

Entretanto, em 1998, a Agência de Transportes do Canadá decidiu a favor do carregamento e contra a Air Canada quando ela tentou se recusar a transportar carga viva.

Agora os grupos dizem que a opinião legal dos Advogados pelo Bem-estar Animal conclui que a Air Canada tem o direito de restabelecer a política anterior, alterando a redação sobre as tarifas de carga.

“A Air Canada já se recusou uma vez a levar animais para este fim, e dadas as conclusões de nossa análise legal e todo o sofrimento animal envolvido, exortamos que a companhia aérea tome providências imediatas para reinstalar a política anterior”, disse Liz White, diretora da Aliança Animal, em comunicado.

As organizações em defesa dos animais enviaram no dia 8 de julho uma cópia da análise jurídica ao CEO da Air Canada, Calin Rovinescu, pedindo uma resposta no prazo de 30 dias, mas até agora nada foi recebido.

O porta-voz da Air Canada, Peter Fitzpatrick, afirma que a empresa aérea não tem comentários a fazer sobre o documento recebido. “Enquanto a Agência de Transportes do Canadá diz que podemos mudar nossas taxas, vocês deviam observar que está claro nas regras da agência que para eles o transporte de macacos não incomoda os passageiros (que é o que determina se podemos discriminar carregamentos)”, disse por e-mail. “Nada nos faz crer que de repente a agência terá uma opinião diferente.”

A Air Canada é uma das companhias aéreas que ainda transporta animais que serão utilizados em pesquisas científicas, de acordo com a União Britânica pela Abolição da Vivissecção (BUAV), uma organização britânica de proteção animal.

De acordo com a organização, as empresas British Airways, United Airlines, Virgin Atlantic, Qantas Airways, Delta Airlines e China Airlines são algumas das empresas de aviação que não levam animais.

Você viu?

Ir para o topo