EnglishEspañolPortuguês

Animais de reserva nordestina estão em ameaça constante

16 de agosto de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Proparnaiba

A Área de Proteção Delta do Parnaiba sofre diariamente com crimes ambientais nas cerca de 70 ilhas ao longo de seus 2.700 km.A fauna e flora nas cinco fozes estão ameaçadas pela ação do homem. Falta cobertura suficiente na fiscalização por parte dos orgãos ambientais.

Em apenas um dia e percorrendo pequena parte dos igarapés da região, o Proparnaiba.com flagrou a mata sendo desmatada,vários focos de incêndio e até um jacaré morto. Segundo frequentadore e ribeirinhos a madeira tem como destino a comercialização.

Foto: Proparnaiba

Fomos informados,por um ribeirinho que pediu sigilo quanto a sua identidade, que recentemente cerca de 50 guarás,ave símbolo do Delta do Parnaiba, foram mortos por caçadores de plumas.”Eles tiram as penas para vender nas cidades do Piauí e Maranhão.Dizem que é pra fazer fantasias pra escolas de samba e grupos de bumba-meu-boi”,revelou.

O ProParnaiba.com encontrou adolescente realizando a cata de caranguejo em meio às ilhas,ca corda do crustáceo é vendida pelo preço de dois reais, mas em grandes quantidades a mesma é vendida para o grande empresário por R$ 0,80 centavos. A iguaria chega ao consumidor final por um preço exorbitante, atualmente o caranguego é vendido em Parnaiba pelos atravessadores que  sai em média por R$ 7 reais.

Foto: Proparnaiba

Fonte: 180 Graus

Você viu?

Ir para o topo