EnglishEspañolPortuguês

Livro conta a trajetória do cão que se tornou símbolo da cidadania no Brasil

14 de agosto de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Em maio de 2000, a advogada Thays Martinez e o cão-guia Boris,  recém-chegados dos Estados Unidos, saíram de casa para trabalhar e… para escrever um importante capítulo da história da luta pela cidadania e inclusão social. Nesse dia, ambos se tornaram protagonistas de uma disputa que durou seis anos com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), que impediu o acesso dos dois alegando que não era permitido a entrada de animais no local.

A luta de Thays e Boris em defesa dos direitos das pessoas com deficiência visual inspirou duas leis que garantem o acesso de cão-guia em espaços públicos e privados – Estadual e Federal, em 2001 e 2005, respectivamente – e deu origem a uma bela história de amizade e parceria, ricamente descrita no livro “Minha vida com Boris – A comovente história  do cão que mudou a vida de sua dona e do Brasil”.    Publicada pela Globo Livros, a obra “Minha vida com Boris – A comovente história  do cão que mudou a vida de sua dona e do Brasil” – será lançada em 16 de agosto, a partir das 18h30, na Livraria Cultura (Avenida Paulista, 2073 . Conjunto Nacional). Na ocasião também será lançado o audiolivro da obra.

Com uma narrativa envolvente, a biografia Minha vida com Boris – A comovente história do cão que mudou a vida de sua dona e do Brasil detalha o relato de um triunfo da cidadania. No vibrante resgate das memórias, Thays aborda também a profunda amizade com Boris – uma conexão baseada em confiança e cumplicidade que deixa como legado uma comovente história de afeto para além da vida. A obra traz ainda o relato de aspectos que permeiam o dia a dia de pessoas com deficiência visual – a escolha de roupa e maquiagem, a locomoção, as relações interpessoais, a vida no ambiente corporativo, as conquistas profissionais, o aprimoramento pessoal, a faculdade e pós-graduação e a convivência com cães-guia – Boris e Diesel – de personalidades diferentes. Aspectos que, compartilhados com os leitores, transformam-se em um diálogo rico sobre como enfrentar os desafios do dia-a-dia com posturas inovadoras, bem-humoradas, flexíveis a mudanças e, principalmente, motivadas pela coragem de sempre buscar a superação. Um diálogo inspirador para pessoas com deficiência ou não.

A obra, publicada pela Globo Livros, contará com uma sessão de autógrafos em 16 de agosto, a partir das 18h30, na Livraria Cultura (Avenida Paulista, 2073 . Conjunto Nacional). Na ocasião, será lançado também o audiolivro da obra.

Autora

Thays Martinez – Nascida em São Paulo, em janeiro de 1974, Thays Martinez é formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). A advogada possui especialização em direito penal e interesses transindividuais; e MBA em Marketing de Serviços. Thays foi conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social e membro da comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB. Fundadora e presidente do Iris (Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social), a advogada é consultora de empresas e ministra palestras em empresas (públicas e privadas) e em estabelecimentos de ensino, abordando temas como motivação, mudança, inovação e superação; Direito; acessibilidade; e inclusão social. A autora assina os blogs www.eueeles.com.br e www.thaysmartinez.com.br .

Boris (16/10/1998 – 24/10/2009)
Labrador amarelo, Boris nasceu em Rochester, no Estado do Michigan (Estados Unidos), e passou boa parte da infância em uma escola infantil para humanos – o que viria a justificar sua paixão por crianças e certas excentricidades como gostar de dormir com cobertor e travesseiro. Depois, estudou em escolas de primeira linha, como a tradicional Leader Dogs for the Blind, o que propiciou o convite para trabalhar no Brasil. Tinha por hobby tirar tampas de garrafas e gostava de correr e de beber água de coco. A única superstição era, a cada refeição, deixar um grão de ração em sua vasilha.

Fonte: Segs

Você viu?

Ir para o topo