Efeitos da velhice em animais podem aparecer a partir dos oito anos


Foto: Reprodução/Destaquesp

Alterações cerebrais em cães e gatos idosos são similares as alterações cerebrais que acontecem em idosos humanos. Estudos recentes  mostraram que os efeitos do envelhecimento cerebral, assim como em humanos, podem  não mostrar nenhuma alteração como pode também chegar a casos de demência total.

Cães e gatos idosos podem ficar mais ausentes com o tempo, esquecendo lugares, perdendo a noção do que aprenderam, não reconhecendo os habitantes da casa. Esse processo normalmente ocorre a partir dos 11 anos de idade, mas  pode ocorrer a partir dos oito ou nove anos de idade. No entanto, existem animais que  podem apresentar  vários problemas no corpo, mas a mente continuar saudável.

Deve ser considerado que é mais comum os cães de maior porte apresentarem os sintomas antes que os animais de pequeno porte. Normalmente os animais pequenos tem um tempo de vida maior.

Efeitos do envelhecimento cerebral em cães e gatos:

– Desorientação, não reconhecendo lugares familiares, batendo na mobília respondendo menos a estímulos de sonoros e visuais.

– Sua atividade física muda, o animal passa a dormir mais, pode se lamber mais ou ficar latindo para o nada.

– O animal pode ficar menos interessado em interagir com os membros da casa, ficando mais ausente.

– Apatia e depressão, onde ele não se interessa tanto por comida e pelo tutor ou por outro animal companheiro da casa.

– Pode se tornar mais ansioso e mais agressivo não suportando mais manuseio, escovação, etc.

Fonte: Ribeirão Preto Online


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

BOA AÇÃO

CHINA

HEROÍNA

FINAL FELIZ

PAUTA EMERGENCIAL

SOLIDARIEDADE

GESTO DE AMOR


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>