EnglishEspañolPortuguês

Sri Lanka é acusado de querer fazer censo de elefantes selvagens para domestica-los

11 de agosto de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Pelo menos 12 organizações conservacionistas no Sri Lanka vão boicotar o primeiro censo de elefantes selvagens do país, depois de um ministro ter dito que este apenas serviria para identificar animais para serem usados nos templos.

Terça-feira, a dias do arranque do censo, 12 organizações privadas de vida selvagem retiraram os seus cem voluntários do terreno, um pouco por todo o país.

As organizações temem que os elefantes sejam usados nas cerimônias nos templos. Foto: Dinuka Liyanawatte/Reuters

O ministro da Vida Selvagem, S. M. Chandrasena disse aos jornalistas esta segunda-feira que a informação obtida com o censo ajudaria a identificar os melhores elefantes para serem domesticados e enviados para os templos budistas para serem usados em cerimónias, de acordo com o jornal “Daily Mirror”, sediado em Colombo.

As organizações de conservação dizem-se indignadas com esta estratégia de domesticação de animais selvagens. “Capturar elefantes selvagens é prejudicial para o processo natural de reprodução na natureza”, comentou o conservacionista Rukshan Jayawardene. Os voluntários só voltarão ao terreno quando o Governo do Sri Lanka garantir que os elefantes selvagens não serão capturados.

O Departamento da Conservação da Vida Selvagem já veio negar as declarações do ministro. Segundo o seu director-geral, H. D. Ratnayake, “o censo não é para capturar elefantes mas para os contar para fins de conservação”, disse à AFP.

Cerca de quatro mil pessoas devem participar neste censo, hoje e amanhã. A população destes elefantes terá caído de 12 mil em 1900 para apenas quatro mil.

Fonte: Ecosfera

Você viu?

Ir para o topo