EnglishEspañolPortuguês

Rebelião de cobaias

11 de agosto de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Cena do filme em que ocorre a tomada da ponte Golden Gate pelos primatas. Foto: Divulgação

Cena do filme em que ocorre a tomada da ponte Golden Gate pelos primatas. Foto: Divulgação

Para explicar a origem de um mundo dominado pelos primatas, mostrado no filme clássico “Planeta dos Macacos”, de 1968, o diretor britânico Ruppert Wyatt traz às telas neste mês (estréia prevista no Brasil para 26 de agosto) o filme “Planeta dos Macacos: a origem”. A trama, recheada de efeitos especiais do século XXI, se passa na cidade de São Francisco e aborda criticamente a questão de experimentação com primatas em laboratórios.

A ética de usar chimpanzés e outros grandes primatas em laboratórios é colocada a prova e na ficção o diretor mostra o que seria uma rebelião das cobaias, com os grandes primatas se revoltando contra os homens e dominando a cidade. Leia a matéria completa sobre o filme aqui.

O filme chega em um momento muito oportuno, pois ativistas e organizações ambientais estão em plena campanha nos Estados Unidos para a proibição e o fim definitivo do uso de chimpanzés em pesquisas médicas. A luta é pela aprovação do Great Ape Protection and Cost Savings Act (H. R. 1513/ S.810), que tramita no Congresso e no Senado norte-americano.

Em tempo: Os Estados Unidos é um dos únicos países do mundo que ainda mantém chimpanzés para experimentação em laboratórios.

Fonte: Projeto Gap

Você viu?

Ir para o topo