EnglishEspañolPortuguês

Associação de apoio a animais está à beira do colapso

11 de agosto de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Na região algarvia os canis estão sobrelotados com animais abandonados. Foto: Carla Carvalho Tomás/ Público

A associação de apoio a animais do Algarve, o Projeto de Apoio a Vítimas Indefesas (PRAVI), que só este ano já salvou mais de 1500, está à beira do colapso financeiro, alertou hoje a responsável pela instituição sem fins lucrativos. O PRAVI está em risco de colapso a nível regional com uma dívida a centros veterinários superior a quatro mil euros.

Com as dívidas acumuladas, a PRAVI apela à sociedade civil para doar apoios financeiros. “Um cêntimo por cada cidadão farense era o suficiente, e até passamos recibos desses donativos, que ao abrigo da lei do mecenato podem ser dedutíveis no IRC ou IRC”, afirmou a coordenadora do PRAVI, Marta Correia.

O PRAVI, que resgata das ruas dezenas de cães e gatos todos os dias na região algarvia, não consegue obter subsídios e o número crescente de animais abandonados que se regista no Verão está a criar problemas financeiros à associação.

“É uma violência psicológica enorme para nós, todos os dias somos confrontados com dezenas de pedidos de ajuda e deparamo-nos com situações extremas que nos fazem sentir impotentes, porque não temos nem meios nem dinheiro para agir”, refere. Segundo Marta Correia, há “centenas de animais abandonados nas ruas do Algarve” e os poucos canis municipais que existem estão “sobrelotados”, e alguns são “ilegais”.

Desde o início deste ano, o PRAVI esterilizou 308 animais e na próxima semana tem mais operações agendadas. “Como não possuímos espaço próprio, é-nos impossível ajudar mais e quase todos os animais que esterilizamos voltam depois para a rua”, explica Marta Correia, que espera ter uma sede para o núcleo a médio prazo. O PRAVI tem também salvo vários animais do cais da cidade de Faro, frequentado por pescadores amadores e praticantes de jogging, onde são abandonados animais e se multiplicam matilhas, denuncia a responsável pela instituição.

“As pessoas gostam de ir para ali [cais] passear e fazer esporte, mas correm o risco de serem atacadas por animais doentes e famintos. É uma questão de saúde pública”, alerta, referindo que já gastaram cerca de cinco mil euros com os bichos abandonados naquela zona da cidade. “Por uma esterilização pagamos entre 100 e 250 euros, e isto é absolutamente incomportável para nós que não temos quaisquer subsídios e dependemos apenas da caridade”, salienta.

Na semana passada encontraram no cais de Faro mais uma ninhada com 14 filhotes recém-nascidas. “Onde é que eu tenho voluntários para cuidarem, de hora a hora, de 14 filhotes? É impossível, morreram todos”, lamenta.

Fonte: Público

Você viu?

Ir para o topo