EnglishEspañolPortuguês

Animais serão monitorados no aeroporto de Brasília

8 de agosto de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Pesquisadores da UnB (Universidade de Brasília) vão monitorar e fazer o controle da fauna que habita a vizinhança do aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília.

Terceiro mais movimentado do Brasil, o aeroporto registra um dos maiores índices de colisões entre aviões e animais no país: 56 incidentes registrados em 2010 (6% do total), atrás apenas do aeroporto de Viracopos, em Campinas, com 58 registros.

O trabalho, que ocorre em aeroportos de outras nove capitais, inclui captura e realocação de espécies silvestres em área de preservação.

“Monitoramos os aeroportos com base nos diagnósticos das espécies para entender a dinâmica populacional: a variação do número de animais, como se alimentam e onde ficam”, diz o professor Felipe Lago, coordenador do programa.

Se for detectada a superpopulação de animais, pode haver também sacrifícios. “Espécies como o urubu, que não tem problemas de conservação”, diz Lago.

Segundo a UnB, uma equipe de 60 pessoas –entre elas, veterinários e biólogos– aguarda aval do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para início do trabalho. A previsão é que o manejo em Brasília comece até o fim do ano.

Fonte: 24h News

Você viu?

Ir para o topo