EnglishEspañolPortuguês

Pressão pública leva cidade chinesa a retirar proibição de cachorros nas áreas urbanas

7 de agosto de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana  (da Redação)

Foto: Reprodução/Ohmidog.com

Mais um sinal de que o movimento pelo bem-estar animal está ganhando fôlego na China: a pressão pública levou autoridades da cidade de Jiangmen a retirarem os planos de proibir cachorros nas áreas urbanas, conforme informou o site Ohmidog.com. A desistência salvou a vida de milhares de animais.

Autoridades municipais divulgaram um comunicado informando que, para prevenir surtos de raiva e constituir assim uma cidade mais civilizada, os cachorros seriam banidos de três centros urbanos de Jiangmen. Os moradores dessas regiões seriam obrigados a entregar seus cães. Aqueles que não cumprissem, teriam seus animais confiscados e sacrificados.

A decisão de retirar a proibição foi elogiada pelo Fundo Internacional pelo Bem-Estar Animal (IFAW). “Cidades civilizadas não proíbem as pessoas de ter um melhor amigo. Matar cachorros é uma violação flagrante dos direitos básicos de um cidadão”, disse Grace Ge Gabriel, diretor regional da IFAW na Ásia.

“Proibir e matar cachorros compõem uma solução ineficaz para prevenir a raiva, que foi controlada com sucesso em muitas partes do mundo utilizando educação, vacinação e esterilização. Estamos contentes que o governo de Jiangmen desistiu de sua decisão depois do clamor público”, completou.

A falta de uma legislação nacional sobre o bem-estar animal e de mecanismos de prevenção da raiva faz com quem os governos locais recorram ao abate em massa de cachorros ainda filhotes na tentativa de prevenir a doença e “limpar a cidade”.

Mas em Jiangmen, a decisão enfureceu muitos tutores, que fizeram com que suas vozes fossem ouvidas por meio de fóruns online, blogs e redes sociais da China. “Estou tremendamente feliz e orgulhoso de ver que o alvoroço da população parou com a matança de animais. Antes, só foram capazes de parar alguns dos abates com pressão internacional”, disse Gabriel.

“A IFAW permanece firme com os milhões de pessoas preocupadas com os animais na China, que desesperadamente querem ver o país promulgar uma legislação pelo bem-estar animal, o mais efetivo modo de proibir o abate em massa de uma vez por todas.”

A derrubada da proibição é outro sinal de que, como o número de tutores vem crescendo na China e em outros países asiáticos, o movimento animal também tem ficado mais forte.

Há três meses, mais de 500 cachorros estavam sendo transportados para um matadouro e foram libertados na estrada depois que ativistas abordaram o motorista. A ação foi combinada através das redes sociais. Cerca de 200 pessoas ajudaram a bloquear o caminhão por 15 horas em um posto de pedágio até que negociassem a libertação dos animais.

Você viu?

Ir para o topo