EnglishEspañolPortuguês

Vereador lança Projeto de Castração Social, em São Pedro (SP)

1 de agosto de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

No intuito de minimizar o número de animais abandonados e o crescimento desordenado na cidade, o vereador Alex Siloto criou o projeto “Castração Social”, onde cães e gatos são castrados por um custo extremamente baixo, através da aplicação da técnica de castração em massa minimamente invasiva.

O Vereador Alex Siloto é médico veterinário, Pós- graduado em clínica e cirurgia em pequenos animais e atualmente cursa em Botucatu especialização em Cirurgia de Pequenos animais; já realizou dois cursos com a técnica do lacre. Foi Diretor da Vigilância Sanitária em nosso município e sabe da importância na Saúde Publica de um projeto como esse.

O objetivo do projeto é auxiliar e conscientizar moradores que possuem animais da importância da guarda responsável e contribuir com a Prefeitura e nossa cidade com o crescimento desordenado de cães. Alex voluntariamente se propõe a ajudar a população na castração desses animais sem prejudicar o atendimento dos demais profissionais da área no município.

A Técnica do “Gancho” é uma técnica cirúrgica de esterilização que prevê uma pequena incisão cirúrgica, também conhecida como técnica minimamente invasiva. A ferida cirúrgica na técnica de esterilização tradicional pode chegar até 10 cm em cadelas, já nas técnicas minimamente invasivas ela varia em torno de 2 a 5 centímetros.

Através desta técnica o animal obtém vantagens como, por exemplo, a diminuição do hábito de urinar em todos os cantos, parar de fugir atrás de fêmeas, brigar com outros animais, miar ou uivar durante a noite, ficar nervoso descontroladamente, evitar gravidez indesejada, minimização de infecções, superpopulação e estresse físico e emocional durante o cio, entre tantos sintomas normalmente conhecidos.

“O projeto é de extremo caráter social, somente através de uma campanha ativa de castração vamos conter o crescimento desordenado que ocorre no município. Por meio da esterilização cirúrgica, o animal é submetido à anestesia, num procedimento minimamente invasivo, com pouca manipulação, e com um pós-operatório tranquilo, que requer poucos cuidados”, destacou Alex Siloto.

A castração social será realizada uma vez por semana sempre às quartas-feiras, na clínica do vereador Dr. Alex Siloto em conjunto com o Dr. Flávio Pereira , somente através de prévio agendamento (pois os animais necessitam de preparação anestésica antecipadamente), o custo será extremamente baixo comparado com uma castração normal.

A Clinica Veterinária Dr. Alex Siloto possui um centro cirúrgico completo, climatizado e com aparelhos de Anestesia Inalatória, monitor cardíaco e os materiais são esterelizados em autoclave.

A estimativa do vereador Alex Siloto é castrar em torno de 60 animais por mês, o maior intuito deste projeto é possibilitar as pessoas que não tem disponibilidade financeira de castrar seu animal pela técnica convencional de ter uma oportunidade, evitando o crescimento desordenado e a proliferação de doenças no futuro.

“A esterilização, a guarda responsável e um trabalho educacional feito em escolas com as crianças são as únicas maneiras de combater a super população e ter um controle adequado das zoonoses para a saúde pública. Outras cidades já atuam fortemente com a castração social, temos como exemplo a cidade de Jandira onde são realizadas 120 castrações por mês, Lençóis Paulista, Botucatu e tantas outras. Algo precisa ser feito com urgência pela nossa cidade, essa é minha contribuição inicial”, finalizou Dr. Alex Siloto.

Mais informações pessoalmente na Clínica Veterinária Dr. Alex Siloto, localizada na Rua Floriano Peixoto n º 930, bairro Santa Cruz (em frente a Unimed) ou pelos telefones: 3481 – 2023/ 97864381.

Fonte: Folha de S. Pedro

Você viu?

Ir para o topo