EnglishEspañolPortuguês

Seis gorilas órfãos vítimas do tráfico serão devolvidos à floresta

29 de julho de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Por Vanessa Perez  (da Redação)

Foto: William Dorgan/Care 2

Em seus poucos anos de vida, seis jovens gorilas da montanha no Congo conheceram o que é a humanidade em seu pior e melhor sentido. Quando esses animais ameaçados eram apenas crianças, caçadores mataram seus pais e contrabandearam os filhotes através da fronteira com Ruanda, provavelmente para serem vendidos como animais domésticos no mercado ilegal de animais, ou mortos para o comércio de carne selvagem. Mas, graças a um esforço de colaboração entre as duas nações e organizações de conservação, os gorilas ameaçados foram resgatados das garras dos traficantes – e agora eles estão se preparando para um retorno às suas florestas nativas.

Os seis gorilas, com idade entre cinco e oito anos, podem ter sido contrabandeados de sua vida selvagem no Congo para Ruanda por caçadores que mataram os seus pais. Segundo informações da Care 2, é provável que os traficantes de animais pretendessem vender os animais como animais domésticos exóticos ou por sua carne, que é considerada uma iguaria em algumas regiões da África. Felizmente as autoridades foram capazes de resgatar estes animais em extinção em diferentes partes do país antes que eles fossem entregues a um destino sombrio.

O resgate está sendo considerado como um  grande passo na direção certa para ambas as agências, Congolesas e Ruandesas, de proteção aos animais selvagens, que têm trabalhado em parceria para reduzir a caça  nas áreas protegidas ao longo da fronteira entre os dois países.

Após uma breve estadia em uma instalação em Ruanda, os gorilas foram devolvidos às autoridades no Congo – com uma ajuda especial dos dois grupos de conservação de gorilas. O Fundo Internacional para o Bem-estar Animal (IFAW), com patrocínio da Dian Fossey Gorilla Fund, ajudou na rápida recuperação dos animais, financiando uma ponte aérea para levar os gorilas de volta para sua terra natal.

“A IFAW está feliz em poder ajudar com a remoção e em fornecer um helicóptero para transferir os seis gorilas órfãos de volta para seu país de origem”, disse o Dr. Ian Robinson , diretor do programa da IFAW, em um comunicado. “Sem um helicóptero, estes gorilas ameaçados teriam que ser transportados por estradas traiçoeiras por mais de um dia, além de enfrentar territórios em conflito.”

Os seis gorilas estão recebendo cuidados em um centro de resgate de animais selvagens, e depois serão ressocializados, juntamente com outros gorilas resgatados que também estão sendo preparados para retornarem ao local de onde foram brutalmente retirados.

Os gorilas da montanha são classificados pelo WWF como uma espécie criticamente em perigo, com cerca de apenas 680 animais que ainda vivem em estado selvagem. A caça continua sendo uma das mais terríveis ameaças que os gorilas enfrentam devido ao seu alto valor no mercado ilegal. Mas, como este ambiente terrível ainda persiste, um senso de proteção mais organizada está crescendo. E neste conflito em curso, entre as forças de preservação e destruição, a vida de muito mais do que seis jovens gorilas está em jogo.

Você viu?

Ir para o topo