EnglishEspañolPortuguês

Matéria defendendo que gatos causam câncer às pessoas provoca indignação entre defensores

30 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Lobo Pasolini (da Redação)

Foto: Reprodução/Portal Universidade

Uma matéria postada pelo Portal Universidade faz vergonha a essas instituições de ensino. Diz a manchete: “Cientistas afirmam que gatos podem causar câncer aos tutores.”

O leitor então é exposto a um monte de baboseiras sobre uma teoria descabida de um estudo em fase inicial que diz que os pequenos felinos passam um parasita às pessoas que pode causar câncer no cérebro. Ai que medo! Que oportunidade maravilhosa de chamar a atenção, o editor deve ter pensando, ao invés de priorizar informação robusta e comprovada ao público.

O paraíso em questão é o Toxoplasma gondii, que no caso da Inglaterra já se encontra no organismo de 34% dos britânicos. Agora, depois do alarde todo na manchete, vejam o que os dois últimos parágrafos dizem:

“Os estudos foram liderados por Frederic Thomas. O pesquisador afirma que os resultados não são suficientemente fortes para propor que o T. gondii aumenta os riscos de câncer no cérebro em humanos. O parasita já foi ligado a tumores em animais. Os pesquisadores reconhecem que pesquisas adicionais precisam ser feitas, antes de se afirmar que os gatos transmitem câncer aos humanos.”

Não é incrível isso? A própria matéria nega o que é dito na manchete, mas mesmo assim a pessoa que editou o texto resolveu seguir adiante com uma informação falsa e infelizmente a que fica na memória das pessoas já que muita gente somente lê a manchete. É de uma falta de ética e responsabilidade sem tamanho.

Eu consultei Karen Heath, da ONG Mama Cat Trust de Londres, já que a matéria se originou no Daily Mail, um jornal de imprensa marrom que os ingleses chamam de ‘imprensa tablóide’.

Disse Karen: “Essa história é do Daily Mail – o que mais podemos dizer? Mais uma história sem fundamento para espalhar medo. Toxoplasmose é extremamente rara e pode ser pega mais facilmente através da ingestão de carne. As pessoas que lavam suas mãos antes de comer jamais a pegariam.”

Pronto? Estamos claros? Agora vamos para as ruas resgatar algum gato que foi abandonado ou que sofreu maus-tratos por causa dessa estupidez.

Você viu?

Ir para o topo