EnglishEspañolPortuguês

Ibama e PF apreendem armas utilizadas em safáris em MT e MS

31 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Federal desencadearam, no dia 29 de julho, mais ações dando continuidade à operação Jaguar em três localidades em Mato Grosso do Sul, além de Sinop, em Mato Grosso. Conforme informações da assessoria, no estado vizinho, foram cumpridos seis mandados de busca em fazendas em Aquidauana, Campo Grande e Corumbá. Foram encontradas até agora dez armas, algumas sem registro, e vários objetos de caça ilegal, como um couro de onça e um couro de uma jaguatirica, além de galhadas de cervos do pantanal. Em Sinop, os agentes apreenderam uma arma calibre 38.

O material apreendido pela operação será periciado para que o Ibama possa definir as multas ambientais que cabem caso a caso. Os mandados de busca foram expedidos pelo juiz da 5ª Vara Federal de Campo Grande (MS). A operação Jaguar 2 foi desencadeada em 5 de maio de 2011 com o objetivo de desarticular um grupo que agenciava safáris de caça e abate ilegal de animais silvestres, especialmente, a onça-pintada, no pantanal de Mato Grosso do Sul com a participação de fazendeiros locais e de estrangeiros.

Um vídeo enviado anonimamente à PF mostra claramente a proprietária da fazenda Santa Sofia, que fica no município de Aquidauana, no pantanal do rio Negro, caçando e abatendo duas onças: uma parda e uma pintada. Durante a operação Jaguar 2, foram apreendidos na fazenda Santa Sofia dois crânios de onça-pintada, várias armas e centenas de munições. A proprietária da fazenda foi multada pelo Ibama em R$ 220 mil por caça ilegal, abate de animais ameaçados de extinção, por caça profissional e por danos à Unidade Estadual de Conservação, categoria na qual sua fazenda está incluída.

A proprietária das fazendas Santa Sofia e Guaicurus, Beatriz Rondon, está na sede da Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande prestando depoimento. Ela foi presa em flagrante por porte ilegal de armas.

Fonte: Só Notícias

Você viu?

Ir para o topo