EnglishEspañolPortuguês

Onça 'fujona' poderá ser transportada pela Base Aérea

30 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Deurico/Arquivo Capital News

O impasse sobre o transporte da onça fujona pode estar chegando ao fim. O coordenador do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), Elson Borges, informou na tarde desta sexta-feira (29) ao Capital News que a onça deve ser transportada pela Base Aérea de Campo Grande (MS).

Elson explicou que o secretário de Meio Ambiente conversou com o comandante do Exército Brasileiro e o mesmo disse que não poderia atender a solicitação no momento, pois os helicópteros estavam em operação e o único disponível é utilizado apenas para questões emergenciais.

Após a negativa do Exército, o governo do Estado entrou em contato com a Base Aérea de Campo Grande, sendo informado de que a solicitação deve ser feita lá em Brasília. Desta maneira, a solicitação já foi feita e o coordenador acredita que a onça será transportada de helicóptero, conforme planejado inicialmente.

A onça ficou famosa depois de fugir por duas vezes do Cras. Ela fugiu pela primeira vez no dia 29 de outubro de 2010, sendo recapturada dois meses depois por meio de armadilhas colocadas dentro do Parque Estadual do Prosa. Entretanto, após dois dias na jaula, a onça conseguiu fugir novamente, sendo recapturada somente no dia 14 de fevereiro deste ano.

O local onde a onça será solta não será divulgado para evitar problemas com proprietários rurais que não querem o animal no local. A onça ficou isolada após ser capturada pela segunda vez e não recebeu visita, para evitar o contato com o homem. A “onça fujona” recebeu um rádio-colar e será monitorada pelo Cras, por meio do Centro Nacional de Pesquisa em Grandes Predadores. Em nota, a assessoria do Comando Militar do Oeste disse que o Exército nunca recebeu solicitações para realizar o transporte do animal.

Fonte: Capital News

Você viu?

Ir para o topo