EnglishEspañolPortuguês

Pecuarista é multado após cortar cabeça de onça, no PA

29 de julho de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou em R$ 5 mil, no último sábado, um fazendeiro de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, por exibir uma cabeça de onça ameaçada de extinção como troféu.

O homem, que é pecuarista no município, cortou a cabeça do animal e a manteve exposta como “troféu” na entrada de sua propriedade. “A cena era chocante. As pessoas conviviam normalmente com a decapitação do animal”, disse o coordenador da operação Disparada, Raphael Fonseca, cuja equipe chegou à sede da fazenda para investigar a autoria de um desmatamento na região.

Depois de apreender e examinar a cabeça, o Ibama descobriu que o animal abatido pelo fazendeiro era uma onça preta, variação melânica da “Panthera onca”, espécie ameaçada de extinção e protegida pela Convenção do Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites). Além da multa do Ibama, o responsável pelo crime ambiental poderá ser condenado de seis meses a um ano de prisão pela Justiça.

A operação Disparada atua nas imediações de Jacareacanga desde 19 de julho, combatendo principalmente desmatamentos ilegais. Até o momento, os fiscais já aplicaram R$ 6,7 milhões em multas e embargaram 1,4 mil hectares de áreas desmatadas ilegalmente em nove propriedades. As ações, que não têm prazo para terminar, ocorrem com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Fonte: Diário do Grande ABC

Nota da Redacao: Uma multa baixa para punir um crime violento, covarde e cruel. Triste.  As leis precisam mudar para que casos como esse sejam punidos exemplarmente.

Você viu?

Ir para o topo