EnglishEspañolPortuguês

Circo sem animais dá exemplo de criatividade e consciência, no interior de SP

28 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Circo montado em Rio Preto (SP) traz modelo ‘ecologicamente correto’ com animais falsos, feitos com fibra e em tamanho natural, para seguir lei que proíbe animais de verdade no picadeiro

O apresentador Guido Rangers, de 40 anos, ao lado do leão de mentirinha colocado na entrada do local onde o circo foi montado em Rio Preto (Foto: Milena Aurea/Agência BOM DIA)

Para respeitar a lei que proíbe o uso de animais em apresentações circenses, o “Babilônia Circus”, montado em Rio Preto, SP, encontrou uma forma inusitada de manter a apresentação interessante.

Na entrada do circo, mais de 30 modelos de animais, em tamanho real feitos de fibra. Até os mais exóticos estão por lá, como camelos, alces, avestruz, leões e elefantes. Animal de verdade mesmo no local, só Piririca, o cachorro que acompanha a trupe durante as viagens.

Para o apresentador do “maior espetáculo da terra”, Guido Rangers, 40 anos, as crianças ainda se impressionam com os animais expostos na entrada, improvisada a céu aberto. “É interessante também por que há algumas crianças que não sabem como são esses animais e querem subir ou tirar fotos neles”, ri.

Ele conta que existiam muitos circos que maltratavam os animais usados e que a mudança foi boa. “Ainda há alguns que fazem escondidos, mas não pode”, ressalta Guido. O dinheiro que era investido nos animais é usado agora na produção do show. “Colocamos espelhos, iluminação e ainda escolhemos os melhores artistas de muitos circos”, diz.

O espetáculo conta com apresentações clássicas, como Globo da Morte, malabaristas, trapezistas, acrobatas, palhaços. Para Guido, que está na quinta geração de família circense e nasceu aprendendo as técnicas do arte circense, o circo nunca morre. “É a mais antiga de todas as artes.

Enquanto existir o sorriso das crianças, ele será eterno”, afirma. Um desses motivos, conta ele, é por não haver a malícia que existe em outras formas de arte, como no cinema e na televisão. “O pai sai cansado e traz toda a família. Chega aqui, ele também volta a ser criança.”

Serviço

Nos últimos dias da temporada em Rio Preto, o “Babilônia Circus” (que deixa a cidade no dia 6) está instalado em terreno na avenida José Munia, ao lado Walmart. Os dias de apresentações são, de quarta a sexta-feira, às 20h30. Aos sábados, em duas sessões: às 18h30 e às 20h30. Nos domingos e feriados, são três sessões: 16h30, 18h30 e 20h30. Mais informações pelo (11) 8498-5122

80 funcionários trabalham no circo.

Fonte: Rede BOM DIA

Você viu?

Ir para o topo