EnglishEspañolPortuguês

Cancelada vistoria sobre situação de capivaras no Lago do Café

28 de julho de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Foi cancelada a vistoria prevista para a tarde desta quinta-feira (28) sobre a situação das capivaras no Lago do Café, em Campinas, SP. Participariam dos trabalhos representantes das secretarias da Saúde e Serviços Públicos. O motivo do cancelamento não foi divulgado.

A vistoria foi marcada depois que foi confirmada a presença de quatro capivaras na área, que está fechado ao público, após casos de febre maculosa, com três mortes desde 2008. Em março deste ano, 20 capivaras foram cruelmente assassinadas sob a justificativa de serem hospedeiras da febre maculosa. A decisão de matar os animais causou polêmica e protestos de defensores dos animais.

A prefeitura cogitou novamente a possibilidade de repetir a crueldade e assassinar os animais, mas ainda depende da autorização do Ibama.

Vulnerável

As capivaras encontradas este mês no parque teriam entrado por seis pontos vulneráveis, como tubulações de esgoto e cruzamento de córregos. O Conselho Municipal de Defesa e Proteção aos Animais enviou um ofício ao Ibama solicitando o fechamento dos pontos e a remoção dos roedores. O conselho também depende da autorização do órgão para colocar armadilhas para capturar os animais.

A prefeitura ainda não decidiu o que vai fazer com as capivaras. Em nota enviada nesta quinta-feira, a assessoria de imprensa de Secretaria de Saúde informou que “o Ibama não autoriza a transferência de capivaras do Lago do Café para outro ambiente por serem oriundas de um local considerado de risco e com comprovação da transmissão da febre maculosa, com detecção de carrapatos e capivaras contaminados com a bactéria causadora da doença. Caso fossem transferidos, os animais levariam junto as bactérias e espalhariam a doença”. O conselho pede que as capivaras sejam levadas para o Rio Atibaia.

Com informações da EP Campinas

Você viu?

Ir para o topo