EnglishEspañolPortuguês

Escola americana ensina às crianças compaixão e cuidados com os animais

27 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana  (da Redação)

Imagem: Reprodução/Kait8.com

A escola Oak Grove, em Paragould, no Estado de Arkansas (EUA), está implementando um novo curso relativo aos animais, cujo objetivo é não só ensinar às crianças como cuidar, mas a reconhecer sinais de crueldade praticada contra os animais.

A escola fez um projeto-piloto no ano passado e pretende integrar o novo currículo às atividades da escola no próximo ano letivo. “Esperamos que, por meio da conscientização, os abusos animais diminuam. Aprendendo quando se é jovem, eles poderão pôr um basta nisso”, disse a instrutora Brandi Russom ao site Kait8.com.

O curso é chamado Muttigrees. As crianças são capacitadas a se envolver com a organização local PAWS – People Helping Animals, além de aprender sobre o funcionamento dos abrigos, como tomar conta adequadamente dos animais e identificar casos de abusos.

“Eles precisam saber o que fazer. Ligo para quem? Eles precisam saber que a polícia deve ser avisada do que aconteceu e como eles podem ajudar a prevenir esse tipo de crime”, explicou Russom.

Foto: Reprodução/Fundação Pet Savers

O alvo do curso são as crianças do jardim da infância até a 6ª série (4 a 12 anos). Esta semana os garotos tiveram uma mostra do que será o programa. “A pior coisa do mundo que alguém pode fazer para um animal é abusar dele. Se você tem um animal, você precisa dar água, comida e fazê-lo ter certeza de que você tomará conta dele”, disse Hailey Beliew, de 9 anos.

“Nós aprendemos que, se você tem um animalzinho, é importante ser responsável por ele. Aprendemos também o que acontece ao cachorro se nós colocamos um monte deles juntos, como as pessoas que os colocam para brigar”, disse Alec Humblet, aluno de 12 anos.

Russom espera que, ensinando a ter empatia pelos “amigos peludos”, eles mandem uma grande mensagem para as outras crianças sobre como tratar um dos outros. “Eles podem perceber que os animais também precisam de amor e assim aprenderão a respeitar as outras pessoas”, disse.

As aulas foram desenvolvidas pela Fundação Pet Savers e pela Universidade de Yale – Escola do Século XXI. Outras três escolas de Paragould participarão do programa.

Você viu?

Ir para o topo