EnglishEspañolPortuguês

Capivaras do Lago do Café devem voltar para margens do Atibaia

27 de julho de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

As quatro capivaras encontradas esta semana no Lago do Café, em Campinas, SP, devem ser devolvidas às margens do Rio Atibaia. Essa medida foi definida em uma reunião, na tarde desta quarta-feira (27), entre o presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Campinas, Flávio Lamas, e representantes da Secretaria de Serviços Públicos de Campinas, que queriam definir as ações que serão tomadas em relação aos animais, que voltaram a habitar o Lago do Café.

Em abril deste ano, os animais que habitavam o local foram cruelmente sacrificados, após muita polêmica e protestos de entidades protetoras. A matança foi feita sob a justificativa de que as capivaras representam um perigo na área, que está fechada ao público, porque é hospedera do carrapato estrela, transmissor da febre maculosa.

Outra intervenção definida na reunião deve ser nos seis pontos vulneráveis, por onde os animais chegam até o lago, e que agora devem ser bloqueados. Esses locais são tubulações de esgoto e cruzamento de córregos.

Segundo Lamas, os representantes da secretaria afirmaram que nenhuma medida pode ser tomada sem autorização do Ibama, e que um ofício já foi encaminhado ao órgão solicitando essa permissão para capturar e deslocar as capivaras do lago. Ainda de acordo com o conselho, fiscais da prefeitura iriam percorrer o parque hoje à tarde para constatar se mais algum animal apareceu por lá.

Com informações da EP Campinas

Você viu?

Ir para o topo