Revista científica documenta nova espécie de lagarto no Ceará

25 de julho de 2011

A descoberta de uma nova espécie de lagarto, em pleno sertão do Ceará, indica que as terras mais secas do Estado têm uma biodiversidade pouco conhecida. Essa é a conclusão da pesquisa científica do professor de Biologia, Daniel Cassiano Lima, da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi) – a 130 km de Fortaleza – da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Daniel Cassiano faz parte do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, desenvolvido pelo Centro de Ciências Naturais e Exatas.

Segundo Daniel Cassiano, os estudos envolvendo os répteis do Ceará ainda são escassos e a maior parte das pesquisas tem sido feitas nas regiões serranas e no litoral. Entretanto, a descoberta de uma nova espécie de lagarto em pleno sertão, parece indicar que as terras mais secas do Estado possuem uma biodiversidade pouco conhecida.

Os estudos sobre essa espécie começaram em 2008, quando dois pesquisadores, um deles Daniel Cassiano Lima, da Uece, e Daniel Cunha Passos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), passaram a examinar os animais popularmente conhecidos como – calangos-de-lajeiro -. Essa espécie é proveniente dos municípios de São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte e Banabuiú, localizados na região jaguaribana do Estado. Diante dos estudos levantados, perceberam que os animais tinham diferenças marcantes das outras três espécies que existem apenas no nordeste brasileiro.

A nova espécie foi batizada como Tropidurus jaguaribanus, em referência à sua descoberta em municípios do Vale do Jaguaribe. A pesquisa foi coordenada pela Dra. Diva Maria Borges-Nojosa, coordenadora do Núcleo Regional de Ofiologia (NUROF-UFC), que abriga um grupo de pesquisas no Ceará que é referência no estudo de répteis e anfíbios.

O trabalho foi publicado no periódico Zootaxa, da Nova Zelândia, e pode ser lido parcialmente no site http://www.mapress.com/zootaxa/2011/f/z02930p068f.pdf ou Através da revista Zootaxa  no site http://www.mapress.com/zootaxa/list/2011/2930.html