EnglishEspañolPortuguês

Aquecimento global leva urso a nadar durante 9 dias em busca de abrigo

23 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Vanessa Perez  (da Redação)

Foto: Reprodução/Care 2

Uma ursa polar nadou 687 km em linha reta, a mesma distância de Boston até Washington DC, sendo assim a maior distância já percorrida registrada. Infelizmente, a razão de tanto esforço nas águas geladas do Mar de Beaufort, ao norte do Alasca, é o aquecimento global, que levou ao encolhimento do gelo do mar. A ursa teve que nadar esta longa distância  para que pudesse chegar à terra, segundo informou a Care2.

Segundo a National Geographic, até 1995, o gelo marinho no verão geralmente cobria a plataforma continental do Mar de Beaufort, um habitat crítico para os ursos polares, devido à sua rica população de focas. Agora, o gelo marinho nos mares de Beaufort e Chukchi está recuando da costa por centenas de quilômetros, disse George Durner ( Zoólogo pesquisador em Anchorage, Alasca).

Em 2010, a extensão do gelo marinho no Ártico foi o terceiro mais baixo já registrado, parte de uma tendência de longo prazo da perda de gelo que vai continuar por décadas, de acordo com National Snow and Ice data Center, em Boulder, Colorado.

O épico trajeto da ursa polar custou caro já que ela perdeu seu filhote, que morreu em algum momento após começarem a nadar. A ursa também perdeu 22 por cento do seu peso corporal por nadar em águas perto dos zero graus.

A ursa foi uma das 68 que tinham colares e eram monitoradas na intenção de terem seus movimentos estudados. Biólogos observaram lacunas nos dados sobre os ursos que foram relacionados ao período em que estas estavam ao mar. “Elas nadavam longas distância (definida como mais do que 50 quilômetros) para a sobrevivência de seus filhotes. Cinco das onze mães que tiveram filhotes antes de começarem a nadar chegaram sem eles à terra, descobriram os cientistas.

Steve Amstrup, um ex-cientista do USGS e agora cientista-chefe da Polar Bears International e co-autor de um estudo sobre os ursos, disse em MSNBC:

“Ursos jovens não têm muita gordura e, portanto, eles não são muito bem isolado e não podem ficar na água gelada por muito tempo.” Por serem mais magros do que seus pais, Amstrup disse, eles provavelmente não flutuam muito (como ursos polares adultos) de modo que, em águas agitadas, eles terão mais dificuldade de manter a cabeça acima da água.

De acordo com a MSNBC, em junho, a extensão do gelo no mar ártico – a área coberta por gelo marítimo – foi a segunda menor desde 1979, de acordo com a National Snow and Ice data Center.

Os ursos polares estão na lista das espécies ameaçadas nos EUA; no Canadá eles são considerados como uma espécie em risco. Mas se as ursas são obrigadas a nadar por longas distâncias, isso prejudica a sobrevivência dos filhotes de ursos polares.

Você viu?

Ir para o topo