EnglishEspañolPortuguês

SOS 4 Patas realiza exposição homenageando cães que foram salvos do abandono

20 de julho de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Incentivando o cuidado com o bem-estar animal e sua integração com a sociedade, a SOS 4 Patas – Centro de Proteção e Defesa dos Animais de Resende (RJ), realiza até o dia 24, no interior do PátioMix Shopping Center, na Fazenda do Castelo, a Exposição Street Dogs (Cães de Rua). O trabalho consiste na divulgação de pôsteres com imagens de animais de rua que foram adotados por famílias do município, ganhando qualidade de vida e bons tratos com vacinação e alimentação regular. “O Street Dogs é um evento para conscientizar as pessoas a adotarem animais abandonados. São 18 pôsteres de animais resgatados pelos seus atuais proprietários em diversas situações de risco. O material está exposto no interior do PátioMix, no horário entre 10 e 22 horas, servindo de incentivo para futuras adoções”, afirma a veterinária Alba Barbosa de Oliveira Bento, diretora clínica da SOS 4 Patas.

Dentre os 18 pôsteres da exposição, quatro citam a história e trajetória da Organização Não-Governamental (ONG) na luta a favor dos animais, pregando os conceitos de liberdade e comportamento dos bichos na sociedade. “O que pretendemos é sensibilizar a sociedade para um olhar diferenciado ao animal que está na rua. Todos os bichos expostos nesta exposição viviam nas ruas e foram adotados. Quem vê não acredita que eram animais abandonados, pois a sociedade é preconceituosa e quando solicita adoção quer somente filhote e de preferência de animal com pedigree (raça)”, reitera Alba Bento.

A SOS 4 Patas não tem abrigo específico para animais, como um canil, por exemplo. A filosofia da ONG é introduzir os animais ao convívio com famílias interessadas nos seus cuidados, seja qual for a particularidade de cada animal. A SOS 4 Patas serve de intermediação entre as famílias e os animais que vivem nas ruas.

A Lei Municipal nº. 2.614, de outubro de 2007, que institui o Código Municipal de Proteção aos Animais, possibilita outras iniciativas de proteção, sobretudo a cães e gatos que vivem pelas ruas. “O nosso primeiro passo é transformar um animal de rua em animal comunitário, com cadastro e proteção apoiada por grupo de moradores de cada região, incentivado, inclusive, pelo Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) de Resende. Somos contra abrigos, e com apoio do CCZ alguns animais chegam inclusive a ser castrados e devolvidos para o convívio comunitário. Isso é uma prática comum nas cidades paulistas de Guarujá, São Vicente e Bertioga, a partir de um Termo de Ajuste de Conduta. Existe ainda a capacitação de professores da rede municipal trabalhando a questão do bem-estar animal junto aos estudantes”, frisa a veterinária, lembrando do Curso de Educação Humanitária em Bem-Estar  Animal promovido em maio pela SOS 4 Patas e a WSPA-Brasil (Sociedade Mundial de Proteção Animal), em parceria com a Secretaria de Educação (SME), através do Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende (Crear), vinculado ao Instituto de Educação de Resende.

Atualmente, nos bairros Jardim Aliança e Toyota I e II, na região da Grande Alegria, são desenvolvidos atendimento gratuito, como o Projeto Veterinário da Família. “São 150 atendimentos clínicos mensais e 30 cirurgias de castração com recursos próprios, na sede da SOS 4 patas, situada na Avenida Projetada, 578, no Toyota II. Nossa organização não visa lucros e toda diretoria é voluntária. Não temos abrigo e não recolhemos animais das ruas, pois não acreditamos que abrigos sejam a solução para o problema. Atuamos no âmbito da saúde e da educação através de atendimento médico-veterinário preferencial a animais de rua e aqueles pertencentes a famílias de baixa renda, e na capacitação de educadores ambientais da rede municipal, enfocando a guarda responsável de animais de estimação, zoonoses e bem-estar animal”, finaliza Ângela Bento.

Os interessados em adotar cães e gatos podem enviar e-mail para [email protected] ou se dirigir até a sede da ONG, das 9 horas ao meio-dia e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O candidato será submetido a uma entrevista, e se tiver o perfil aprovado preencherá um termo de adoção. Informações sobre a ONG no site www.sos4patas.org.br.

Fonte: A Voz da Cidade

Você viu?

Ir para o topo