EnglishEspañolPortuguês

Sapo considerado extinto reaparece na Malásia

20 de julho de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
O sapo arco-íris de Bornéu (Ansonia latidisca), espécie considerada desaparecida desde 1924, foi reencontrada nesta ilha da Malásia, segundo a organização ambiental Conservação Internacional (CI). Até aqui, havia apenas ilustrações do anfíbio, descrito há 87 anos.

Os exemplares foram encontrados por cientistas da Universidade Malaysia Sarawak e por pesquisadores do setor de anfíbios perdidos da própria ONG. Três espécimes foram vistos em árvores, sendo uma fêmea, um macho e um denominado apenas como “jovem”, com tamanhos que variavam entre 30 milímetros e 51 milímetros.

Foto: Reprodução/ EPTV

Ainda segundo a CI, apesar de reencontrada, a espécie continua na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na tradução do inglês). “Descobertas emocionantes como a deste lindo anfíbio são o combustível para nos manter em busca de espécies perdidas”, afirmou a cientista Das Indraneil, uma das responsáveis pela expedição que reencontrou os animais.

Os anfíbios têm papéis importantes no meio ambiente, como no controle de insetos que espalham doenças e ajudam a manter saudáveis os ecossistemas de água doce.

Fonte: EPTV

Você viu?

Ir para o topo