EnglishEspañolPortuguês

Portugal organiza oficina sobre preservação da vida selvagem

20 de julho de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

A Campo Aberto e CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, em Portugal, organizam, em 23 de julho, a oficina “Construção de charcos para a vida selvagem”, na Escola Superior de Biotecnologia, Porto.

Por que construir um charco?

“Os anfíbios situam-se entre os grupos de espécies mais ameaçadas: 41 por cento das espécies do grupo estão em perigo de extinção, segundo um relatório publicado a 16 de Junho de 2011 pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

A construção de charcos pode facilitar a conservação de diversas espécies de anfíbios como rãs, salamandras, tritões, e assim contribuir para a manutenção da biodiversidade. E ajudar ao equilíbrio de um jardim ou horta. Por exemplo, em permacultura este tipo de zonas úmidas é essencial”, explicam os organizadores.

Programa

09h Recepção dos participantes. Início dos trabalhos práticos: escavação, impermeabilização e montagem de um charco (trabalho físico; quem não puder ou quiser, pode apenas assistir).

À hora do calor: trabalho teórico: definição, importância e conservação de charcos; planeamento, escolha de local e colonização de charcos; gestão de charcos: ciclo de vida, recuperação e manutenção

13h/14h30: Intervalo para almoço (levar farnel; ou restaurantes no campus São João, inclusive opção vegetariana, ou cercanias)

14h: Reinício dos trabalhos teóricos; reinício dos trabalhos práticos.

18h: Encerramento

Formador: Jael Palhas (Fotógrafo amador; Licenciado em Ecoturismo; Mestrado em Ecologia Aplicada; Intérprete de Espaços Rurais e Naturais; Investigador do CIBIO, responsável pela implementação da Campanha de Educação Ambiental “Charcos com Vida”

Inscrições: Obrigatórias. Prazo até quarta-feira, 20 de julho.

Preço:

– sócios €10,00;
– não sócios, €12,00;
– gratuito para para crianças com 12 anos ou menos

Contatos pelo email: [email protected] .

Fonte: Ecosfera

Você viu?

Ir para o topo