EnglishEspañolPortuguês

Cangurus são explorados em lutas de boxe

20 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Vanessa Perez  (da Redação)

A PETA entrou com uma queixa junto à Florida Fish and Wildlife Consevation Commission por causa do sofrimento do canguru Rocky, e a agência confirmou que abriu uma investigação sobre o assunto.

Foto: Reprodução/PETA

É difícil acreditar que alguém iria transportar um canguru estressado, usando fraldas e forçá-lo a lutar boxe, mas Javier Martinez, que atualmente está viajando com o Piccadilly Circus, está fazendo exatamente isso.

A PETA enviou uma queixa para a Comissão de Boxe do Estado da Flórida (FSBC) e ao Departamento de Negócios e Regulamentação Profissional da Florida Business, solicitando que os eles intervenham para acabar com o ilegal “Rocky Show Circus”, que está viajando por toda a Flórida. Lutas de boxe devem ser licenciadas pelo FSBC, e não há nenhuma evidência de que Martinez tenha feito isso.

Martinez, que veste um canguru chamado Rocky e zomba dele para que ele lute, tem sido repetidamente citado pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) por violação da Lei do Bem-Estar Animal, inclusive por omissão de cuidados veterinários adequados e compartimentos para animais seguros. Rocky é claramente estressado e já atacou pessoas durante sessões de fotos, mastigando seu próprio braço e tentando fugir do ringue durante a luta.

Pelo menos dois cangurus, usados em lutas de boxe por Martinez, morreram enquanto viajavam em turnê com o circo, incluindo um que morreu durante viagem com o Circo UniverSoul, por complicações de uma doença mortal chamada “mandíbula irregular”, que pode ser o resultado de uma superpopulação, péssima condição de higiene, dieta pobre e condições estressantes, já que se trata de doença transmitida por uma bactéria.

Por favor, só frequente circos que não explorem os animais, como o Cirque du Soleil.

Você viu?

Ir para o topo