EnglishEspañolPortuguês

CBN debate a falsa compaixão por trás do abate ‘humanitário’ de animais

19 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
André Trigueiro

Por Lobo Pasolini (da Redação)

O jornalista e ambientalista André Trigueiro recentemente esteve debatendo  na rádio CBN sobre abate humanitário.

Logo no início do debate ele disse que ouviu de uma de suas leitoras que o termo ‘abate humanitário’ é um oximoro tão absurdo quanto o termo ‘guerra santa’. Em ambos os casos substantivo e adjetivo sentam desconfortavelmente lado a lado por serem conceitos incompatíveis.

Humanitário alude ao melhor do espírito humano, ou seja, à compaixão e à ética. No entanto, matar jamais pode ser considerado como algo ético, principalmente para satisfazer o prazer de outro ser.

Para crédito de Trigueiro, ele descreveu o abate humanitário como algo horrível. O que me leva à crítica: se é tão horrível, para que defendê-lo ou mesmo considerá-lo como remotamente ético? Ele cita que alguns médicos dizem que a proteína da carne é necessária. Mas com certeza ele deve saber que esses médicos estão errados.

Por que não apresentar a visão correta de que a carne é uma escolha, e não uma necessidade? Essa é a posição oficial da American Dietetic Association. Além disso, os milhões de vegetarianos no mundo que vivem sem carne são provas vivas deste fato simples. Eu não sei se Trigueiro é vegano (eu espero que sim, já que ele é ambientalista), mas ele perdeu uma oportunidade de apresentar uma verdade em um momento em que ela se fazia necessária.

Essa verdade não é para satisfazer o ego dos veganos que esperam ter seu ponto de vista representado, mas sim pelos 29 milhões de bovinos, 32 milhões de suínos e cinco bilhões de frangos que foram assassinados no Brasil em 2010, segundo dados apresentados durante o programa pelo próprio jornalista. Será que tanto sofrimento não merece mais indignação da parte daqueles que já tem essa consciência?

O programa encerrou concluindo que a humanidade não está preparada para parar de comer carne. Mas o que isso quer dizer exatamente? A humanidade nunca está preparada para nada: ela  tem que ser preparada para qualquer mudança. Mas isso não vai acontecer se nos determos em falsas medidas de proteção animal adotadas como anestesia moral.

Ao invés de perdermos tempo com abate humanitário, vamos conversar sobre veganismo e educar as massas sobre o tema.  Isso sim vai fazer uma diferença para os animais e o planeta.

Ouça o programa, clicando aqui.

Você viu?

Ir para o topo