EnglishEspañolPortuguês

Governo das Filipinas manifesta preocupação com o sofrimento dos animais em zoo

17 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana  (da Redação)

Foto: Reprodução/Inquirer

O Palácio de Malacañang, residência oficial do presidente das Filipinas, divulgou oficialmente sua preocupação em relação aos animais do Zoológico de Manila. O anúncio vem um dia depois que o caso causou intensa discussão no Twitter, conforme informou o jornal Inquirer Global Nation.

“Nós compartilhamos com a preocupação da população filipina em relação às condições nas quais os animais têm sido mantidos no Zoológico de Manila”, disse o porta-voz da presidência, Edwin Lacierda.

O Palácio alertou o departamento governamental responsável por regulamentar os jardins zoológicos da Filipina. “A secretaria, por meio do Comitê pelo Bem-estar Animal, disse que continuamente se envolve nos debates com os defensores dos animais, em particular sobre a condição dos animais do Zoológico de Manila”, relatou Lacierda.

Na terça, o assunto foi muito comentado entre os usuários do Twitter, que ficaram sabendo do sofrimento dos animais do zoológico, o mais antigo da Ásia. “O Zoológico de Manila está nos trending topics da rede social. Por favor, vamos fazer alguma coisa”, disse uma internauta ao convocar todos a assinar uma petição da People for the Ethical Treatment of Animals que lamenta a situação dos animais, presos em jaulas apertadas que nem se comparam ao ambiente natural deles.

Outro internauta publicou o link para um blog (http://kuro-akira.livejournal.com/88463.html) com fotos de burros subnutridos, de um coelho com a pata ferida e de um avestruz com o olho muito infeccionado. Entretanto, o Inquirer não conseguiu verificar a autenticidade das fotos.

Lacierda disse que as agências governamentais pelo bem-estar animal estão trabalhando para “melhorar” a vida desses pobres animais vítimas do confinamento e da exploração. “Eles têm um plano de ação para defender o bem-estar dos animais que será conduzido pelos funcionários do zoológico.” O porta-voz lembrou ainda que, no país, os animais são protegidos pela Lei de Bem-estar Animal, de 1998.

O prefeito de Manila, Alfredo Lim, tentou manter um diálogo as pessoas que se mostraram preocupadas. “É notável que os cidadãos demonstrem seu espírito público e a vontade de ajudar de alguma forma o zoológico a melhorar suas instalações e elevar seus padrões”, disse.

Nota da Redação: Lugar de animal é livre, na natureza. Retirar os animais de seus habitats e famílias, para confiná-los em um ambiente artificial é um ato barbárico contra seus direitos fundamentais à vida e à integridade em todos os aspectos. Zoológicos não deveriam existir, e existem ainda como prova de que vivemos numa sociedade ainda muito pouco evoluída e decadente no que se refere à capacidade compassiva.

Você viu?

Ir para o topo