EnglishEspañolPortuguês

Sapo "desaparecido" é reencontrado após 87 anos na Ásia

14 de julho de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
É a primeira foto já feita da espécie raríssima. Foto: AP

Um sapo que cientistas acreditavam que pudesse estar extinto foi “redescoberto” após 87 anos sem ser registrado. O Ansonia latidisca foi fotografado pela primeira vez na história durante uma expedição nas montanhas de Bornéu pelo Instituto de Biodiversidade e Conservação Ambiental, sediado em Washington. As informações são do site do jornal britânico The Guardian.

O animal, que não tem nome em português mas é chamado pela instituição de “sapo arco-íris de Bornéu” (em tradução livre), foi “redescoberto” na região de Sarawak, na Malásia. A última vez que ele foi registrado havia sido durante uma expedição de pesquisadores europeus em 1924 e existiam somente ilustrações da espécie.

Segundo o site, o anfíbio é um dos “10 sapos perdidos mais procurados no mundo”. Os exploradores encontraram três animais com aproximadamente 5,1 cm de comprimento, sendo um adulto macho, uma fêmea e um jovem.

Os pesquisadores afirmam que não será revelado o local exato da “redescoberta” por medo de caça para venda do animal raro. Os cientistas afirmam que espécies podem ser extintas na região devido à caça, perda de habitat e desflorestamento.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo