EnglishEspañolPortuguês

Ibama prende jovem que vendia animais pelo Orkut no RN

7 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Iguanas eram comercializadas pelo jovem no Rio Grande do Norte (Foto: Reprodução)

O tráfico de animais silvestres usando a rede social Orkut como ponto de comercialização e os Correios para envio do “produto”. Esse foi o esquema descoberto pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que prendeu Rafael Denne Gomes de Medeiros, de 22 anos.

O jovem fazia toda negociação dos animais a partir da cidade de Currais Novos, distante 180 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte. As investigações feitas pelo Ibama apontaram que o Orkut era usado tanto para oferecer animais já capturados como para “receber encomendas”.

Durante as investigações, os fiscais do órgão chegaram a interceptar duas remessas com 18 animais, sendo sete iguanas, dois sapos, duas cobras e sete lagartos, que estavam sendo enviados pelos Correios para diferentes destinatários.

Na casa de Rafael Denne, onde o jovem morava com os pais, foram encontrados animais exóticos, e até mesmo uma tartaruga tigre d’água. O rapaz também criava jiboias, jabutis e macacos. No primeiro depoimento, ele afirmou que todos os animais “são de estimação”. Os fiscais do Ibama investigam se há relação desse tráfico de animais com redes de biopirataria.

Após primeira apreensão, fiscalização encontrou até macacos na casa de acusado. Foto: Divulgação/D.A Press

Para obter êxito na transação, o infrator revestia as paredes internas da caixa do sedex com cd’s e, em seguida, envolvia os animais em meias finas. Durante dois anos o procedimento do comerciante obteve êxito. A desconfiança surgiu quando uma denúncia dos Correios de Natal identificou algumas encomendas comremetentes e endereços falsos. A certeza, porém, só veio depois que os malotes passaram pela vistoria do sistema de Raio-X.

O chefe de fiscalização do Ibama, Alexandre Rochinski, explica que a investigação só chegou ao culpado através das imagens capturadas pelas câmeras das agências de correios.

O responsável pelo tráfico de animais será penalizado pelo IBAMA com uma multa de R$ 14.500 por manter animais silvestres em cativeiro, maus tratos, venda ilegal e introdução de animais exóticos na fauna brasileira. O proprietário do moto táxi, responsável pela condução desses bichos, também será punido com multa no valor de R$ 9.000. Além disso, um boletim emitido pelo IBAMA para a polícia civil de Currais Novo será anexado ao processo do indivíduo que responderá pela infração e ainda por falsidade ideológica.

Com informações de d24am e Diário de Natal

Você viu?

Ir para o topo