EnglishEspañolPortuguês

Coca-cola é acusada de matar centenas de pombos, na Índia

3 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Karina Ramos  (da Redação)

(Foto: Wikimedia Commons)

Assim como Wimbledon, a Coca-Cola tem um problema com pombos em Goblej, perto de Ahmedabad, na Índia. Enquanto Wimbledon tem Rufus, o falcão, para manter os pombos à distância, a Coca-Cola prefere lançar mão de outra técnica.

Nos últimos dias, houve denúncias da morte de 200 pombos ocorrida na propriedade da empresa e do post-mortem de dois deles, segundo informações da Animal Concerns. A Coca-Cola alega que apenas dois pombos foram encontrados mortos na fábrica.

A polícia está conduzindo uma investigação policial e já efetuou algumas prisões. De acordo com Harmesh Bhatt, da Fundação ASHA, uma organização indiana que cuida de animais abandonados, a empresa usou métodos cruéis para capturar e matar mais de 200 pombos em sua propriedade. Os instrumentos usados foram redes de captura e pedaços de pau, pedras e as próprias mãos para matá-los. Isso tudo foi feito na última sexta-feira, com a ajuda de “5 caçadores” de Hyderabad.

Esta versão foi confirmada por um executivo da Coca-Cola, que disse que um método similar é adotado pela empresa em Andhra Pradesh e Maharashtra, onde a empresa tem filiais. Ele não quis que sua identidade fosse revelada.

O braço indiano da Coca-Cola, a Hindustan Coca-Cola Beverages, tem uma história menos dramática para contar. “De tempos em tempos, soluções viáveis e seguras vindas de terceiros são requisitadas para lidar com os pássaros. Sendo assim, enquanto estava sendo feita uma avaliação em nossas dependências, foram encontrados dois pombos mortos”, declarou oficialmente a empresa. Ele também disse que “é muito importante para a empresa manter altos padrões de higiene”.

As fezes dos pombos são indesejadas no local devido ao risco de doenças e porque são corrosivas. A Coca-Cola prometeu investigar o incidente. A investigação policial resultou na prisão de cinco pessoas pela violação da Lei de Proteção da Vida Selvagem. Eles foram soltos após pagarem fiança. As carcaças dos dois pombos que morreram depois serão analisadas para descobrir como morreram.

”Estamos agora esperando pelo relatório médico”, disse o policial. Harmesh disse que agora está tentando conquistar apoio para a causa dos pombos. Sua Fundação ASHA está se juntando a outros ativistas para realizar um protesto em Ahmedabad demandando ação contra a Coca-Cola. Ele escreveu para o ministro-chefe pedindo que ele tome uma atitude contra quem deu a ordem para matar os pombos.

Você viu?

Ir para o topo