EnglishEspañolPortuguês

Câmara do Rio debate justiça e direitos para os animais

1 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Reprodução)

Um debate público com objetivo de discutir sobre justiça, equidade e igualdade para os animais no município foi realizado nesta quinta-feira (30/06), no Plenário da Câmara, por iniciativa do vereador José Everaldo (PMN).

O parlamentar, que é membro da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, justificou a iniciativa como uma forma democrática de aperfeiçoar e colaborar com a demanda do setor. “Se nós não trocarmos ideias e descobrirmos onde está o problema, não iremos em hipótese alguma avançar na questão”, discursou José Everaldo.

O evento reuniu representantes de entidades protetoras dos animais que criticaram o trabalho desenvolvido pela Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA), afirmando que o órgão faz má utilização da verba que lhe é destinada e, como consequência, os animais são tratados com negligência, contrariando o que está previsto na Declaração Universal do Direito dos Animais.

O secretário especial de Promoção e Defesa dos Animais, Luiz Gonzaga Leite, presente no debate, explicou que o orçamento destinado à secretaria, embora não seja considerado o ideal, é utilizado de forma benéfica para os animais.

Para os vereadores Tio Carlos (DEM) e S. Ferraz (PMDB), a verba destinada para a secretaria não é suficiente para tratar adequadamente dos animais. O vereador Tio Carlos destacou, como exemplo, o trabalho apresentado pela SUIPA (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais) que abriga “um número exorbitante de animais em seus aposentos, devido ao abandono público”.

Também participaram da reunião o subsecretário de Vigilância e Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses, Arnaldo Levy Cunha, a superintendente de Vigilância e Fiscalização em Zoonoses, Tatiana Vieira, o professor de Direito, Dr. Daniel Lourenço, o coronel PM José Artur de Carvalho, e o presidente da Câmara do Rio, vereador Jorge Felippe (PMDB).

Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Você viu?

Ir para o topo