EnglishEspañolPortuguês

Milhares de antílopes morrem por conta do rigoroso inverno

28 de junho de 2011
5 min. de leitura
A-
A+

Por Vanessa Perez  (da Redação)

É possível que dez mil antílopes tenham morrido em decorrência do severo inverno. Foto: Kevin Johnson.

“O inverno passado foi classificado como um dos mais severos já registrados e ganhou quase três metros de neve na área de Glasgow, nos EUA”, disse o biólogo da FWP Kelvin Johnson. “As severas condições deste inverno começaram em meados de novembro e estendeu-se até abril em muitas áreas, segundo informou o site Wildlife Extra. Os antílopes foram uma das espécies mais atingidas na região. Em condições normais, muitos migram para o Sul para poderem sobreviver quando a neve fica alta. No entanto, devido a uma grande variedade de fatores durante o inverno de 2010 – 2011, muitos deles não puderam continuar se locomovendo para o Sul para fugir do clima severo e eles simplesmente morreram”.

Desastre – para os caçadores?

Enquanto este é considerado um evento terrível, os rebanhos de antílopes irão se recuperar. É estimado que existam mais de 300.000 somente em Montana (EUA). No entanto, o viés principal da cobertura da mídia na América do Norte é que esta era uma má notícia para os caçadores, pois não seria mais permitido caçar antílopes em 2011. Houve apenas um pequeno lamento na cobertura da imprensa para os milhares de antílopes mortos, e nenhuma dúvida de que muitos milhares de outros animais também sucumbiram ao inverno rigoroso. Mas os pobres caçadores não serão capazes de matar tantos quanto gostariam. Será que ninguém consegue apreciá-los por aquilo que são e não apenas como um alvo?

Pelo menos 200 carcaças foram encontradas em um palheiro particular. Foto: Kevin Johnson

Um estudo em andamento, sobre a seleção do habitat dos antílopes e de migração, mostrou que o inverno passado começou um mês antes do normal. Ao mesmo tempo, muitos animais começaram a se mover para o Sul para minimizar a exposição a condições extremas.

Faixa de inverno foi coberta pela neve

“Faixas de inverno tradicionais localizadas ao longo do Milk River Valley foram totalmente cobertas pela neve e muito pouca pastagem estava disponível”, disse Johnson. “Antílopes começaram a pastar em palheiros mas eles sofreram altas taxas de mortalidade, já que eles não estão adaptados para digerir esse tipo de alimento. Pelo menos 200 carcaças de antílopes foram encontrados em um palheiro particular.”

Antílopes recorreram ao uso de estradas e linhas ferroviárias para migrar, sujeitos a consequências inevitáveis - Quase 1000 foram mortos em uma linha férrea. Foto: Kevin Johnson

Antílopes recorreram ao uso de estradas e linhas ferroviárias para migrar, sujeitos a consequências inevitáveis – Quase 1000 foram mortos em uma linha férrea. Foto: Kevin Johnson

Johnson observou que o antílope em migração, utilizou estradas do condado, rodovias e trilhos de trem como corredores de viagens. Vôos para pesquisas confirmaram que  cerca de mil animais foram mortos por trens em uma só área. Os animais muitas vezes se amontoavam dentro e ao longo das trilhas, porque eles não foram capazes de viajar por outros lugares com neve profunda.

De dois a três mil antílopes presos

Grandes rebanhos de antílopes também caminharam sobre a superfície congelada de Fort Peck Reservoir, mas o biólogo da vida selvagem, Ashley Beyer, disse que  2.500 a 3.000 animais agora estão presos na remota costa do reservatório Sul da foz do rio Musselshell a leste de Snow Creek. Estes animais são incapazes de voltar para suas tradicionais áreas de veraneio, agora que o gelo derreteu.

Neve de quase três metros impediram os antílopes de seguirem sua trilha padrão de migração. Foto: Kevin Johnson

“Centenas de antílopes também foram encontrados encalhados ao Sul do Russell M. Charles National Wildlife Refuge perto de UL Bend  durante as últimas semanas e eles estão tentando migrar pelo reservatório”, acrescentou Andrew Jakes da Universidade de Calgary, um dos líderes do estudo internacional.

“Os colaboradores foram capazes de documentar um comportamento interessante nestes grupos observados que nadaram cerca de um terço do caminho  mas depois retornaram pelo norte do reservatório.”

Centenas de carcaças

“Como a neve derreteu, as carcaças de centenas de antílopes que estavam tentando sobreviver ao inverno, ao longo da tradicional faixa de inverno ao longo do Milk River Valley, têm aparecido”, acrescentou Johnson.

“No entando, nem tudo está perdido,” disse Johnson. “Em 2010, tivemos algumas das melhores condições de habitat já registradas no verão e no outono, e nosso antílope chegou no  inverno nas melhores condições físicas possíveis. Para o antílope que sobreviveu ao inverno passado e em breve estará criando seus filhotes, haverá um bom habitat para viver de novo neste verão. O registro de queda de neve e persistentes chuvas da primavera criaram uma forragem abundante em quase toda parte. “

Você viu?

Ir para o topo