EnglishEspañolPortuguês

Doença em cães pode provocar perda da visão

28 de junho de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Os animais portadores da dermatite autoimune podem sofrer com a perda total da visão. A doença é chamada de Síndrome Úveo Dermatológica (SUD), comum entre animais das raças akita, chow-chow, husk siberiano e samoieda. Se você é tutor de um cão de uma dessas raças, fique atento aos primeiros sintomas.

Entre os sinais que aparecem pelo corpo, o primeiro deles é a inflamação intraocular, chamada de uveíte, acompanhada de fotofobia e baixa acuidade visual. Com isso, o seu animal passa a enxergar menos e tem dificuldades para ver em ambientes muito claros.

Nos sintomas estão também, a despigmentação da pele, nariz, lábios, pálpebras, escroto e coxins. É importante observar se a vermelhidão na pele, além de erosões e crostas quando o animal é exposto à luz solar. Mas antes de um diagnóstico com base aos sintomas acima, é preciso que o dono realize uma biopsia da parte lesionada e o exame histopatológico.

“O tratamento dessa doença exige muito do tutor, que deve estar atento a qualquer alteração de comportamento do animal”, ressalta a médica veterinária, tutora do Portal Educação, Danielle Pereira. Isso porque a doença autoimune não é tão aparente, já que acontece uma destruição imunomediada da melanina ou dos tecidos com melanina, podendo até ocorrer um deslocamento da retina.

Quando o cão é diagnosticado precocemente há mais resultado e pode evitar a cegueira. O tratamento é feito com medicamentos a base de altas dosagens de corticoide, tanto por via oral, com a utilização de comprimidos, como por meio tópico, com a aplicação de colírio. Os cuidados podem ser para a vida toda do animal, mas há casos em que o quadro de inflamação é reversível.

Fonte: Pantanal News

Você viu?

Ir para o topo