EnglishEspañolPortuguês

Sorocaba (SP) terá Hospital Veterinário

26 de junho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Os irmãos Joelson e Joelmir são os veterinários responsáveis (Foto: Aldo V. Silva)

O primeiro hospital veterinário de Sorocaba (SP) começa a funcionar a partir da semana que vem, na Avenida General Carneiro, 2.063, ao lado da Estação de Tratamento de Água (ETA), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Com salas de atendimento, centro cirúrgico, farmácia interna de apoio, exames de raio-x, ultrassom e laboratório clínico completo, a estrutura terá pronto atendimento e exames 24 horas, conforme explica um dos veterinários responsáveis, Joelson A. Jardim. “Além de cuidar dos animais internados, os plantonistas irão realizar o pronto atendimento”, destaca.

Entre os médicos veterinários responsáveis estão, além de Joelson, o irmão dele, Joelmir A. Jardim, Marcos César Bruder, Luciana Sandei e Roberto Carlos Comitre, há 20 anos na área. A equipe toda possui 8 profissionais que trabalham em conjunto há mais de 12 anos.

Joelson conta que, apesar de já realizar cirurgias em clínicas, os veterinários sentiam falta da realização de exames 24 horas. “Em casos urgentes, é essencial. Se chega um caso de atropelamento ou um animal passando mal de madrugada, por exemplo, quanto mais rápido for feito o diagnóstico, mais rápida será a terapia adequada e mais chances de salvar a vida desse animal”, afirma.

De acordo com Joelson, em geral, a cirurgia mais realizada é a castração. Cirurgias oftálmicas e odontológicas também são frequentes. “Mas também teremos equipamentos para microcirurgias, como as vasculares”.

Fluidoterapia

Entre as novidades, a sala de fluidoterapia é um dos destaques do hospital. “Será uma sala específica para animais que necessitem de soro e que não precisam ficar internados. Então, poderão ter o tutor ao lado, como os acompanhantes de um hospital para humanos”, explica.

Além da estrutura hospitalar, a unidade batizada de “Saúde Animal” fornecerá serviços de pet shop e atendimento a domicílio. O hospital terá a capacidade de internação de 50 cães e aproximadamente 15 gatos, em locais separados. O serviço também abrange atendimento a animais silvestres, como pássaros, tartarugas, iguanas, hamsters e outras espécies.

Joelson garante que a equipe continuará realizando trabalhos sociais e auxiliando entidades que trabalham em defesa animal, como a Ong “Salve se puder”. “Iremos continuar com o trabalho gratuito através da parceria com as Ongs”, finaliza.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Você viu?

Ir para o topo