EnglishEspañolPortuguês

Mais de 70 pinguins são encontrados mortos no litoral do Rio Grande do Sul

24 de junho de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Maior parte dos animais foi encontrada em Magistério (Foto: Divulgação)

Em dois dias, foram encontrados 75 pinguins e um leão marinho mortos no litoral do Rio Grande do Sul, entre Tramandaí e Palmares do Sul, segundo o Batalhão Ambiental da Brigada Militar. De acordo com o comandante tenente-coronel, Ângelo Antônio da Silva, os animais foram localizados durante patrulhamento na orla. Ele disse que o levantamento foi concluído na noite de quinta-feira (23) e cerca de 20 homens percorrerão as praias gaúchas nesta sexta-feira (24).

– Ontem [quinta] o clima estava desfavorável e hoje [sexta-feira] é provável que encontremos outros animais.

Além das aves mortas, o batalhão localizou 11 pinguins vivos que foram encaminhados ao Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), em Imbé. Segundo o coordenador do centro, o biólogo Mauricio Tavares, nessa época do ano é comum encontrarmos pinguins mortos na orla, devido a causas naturais. No entanto, desde sexta-feira passada, há um evento de contaminação das aves por óleo, o que resulta numa mortandade ainda maior.

A maior parte dos animais foi encontrada em Magistério (21). Em Cidreira, o batalhão contabilizou 16, em Tramandaí, 15 e em Pinhal, 12. Já em Dunas Altas foram 11, além do leão marinho.

Na quarta-feira (22), pelo menos 70 aves haviam sido recolhidas pelo Ceclimar e passaram por tratamento. Ao menos, dez delas morreram. Segundo Tavares, essa foi a maior quantidade de pinguins com óleo já vista na região em três anos. A suspeita dos especialistas é de que a situação ocorra em razão de alguma operação clandestina de troca de combustível em alto-mar.

Fonte: R7

Você viu?

Ir para o topo