EnglishEspañolPortuguês

União Europeia quer permitir testes em animais domésticos

22 de junho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana  (da Redação)

Na foto, um cão filhote da raça pug com um ativista dos direitos animais durante uma conferência de imprensa sobre o tráfico de filhotes de cachorros em Roma. (Foto: Reprodução/The Hindu)

O governo da Grã-Bretanha está preocupado com uma diretiva da União Europeia (UE) que permite testes em animais. A proposta poderá provocar aumento dramático no número de animais utilizados em experimentos de laboratório. A lei britânica pretende ampliar as vítimas dessa prática cruel (por enquanto, são utilizados animais criados para serem cobaias nas pesquisas).

A Comissão Europeia, órgão executivo da UE, deu ao governo britânico até 2013 para adotar a legislação, segundo informou o jornal The Hindu.

“Afrouxar os padrões do Reino Unido para atingir um denominador comum em toda a União Europeia está errado e será visto pela população britânica como uma traição enorme”, disse o porta-voz da Pessoas pelo Tratamento Ético aos Animais.

A nova diretiva permitirá que criadores de cachorros e gatos da Grã-Bretanha forneçam animais para laboratórios no exterior.

Ministros estão preocupados que a diretiva enfraqueça as leis da Grã-Bretanha de bem-estar animal. Foi lançada uma consulta pública cuja duração será de três meses.

A União Britânca Pela Abolição da Vivissecção disse que cachorros, como os beagles, podem ter substâncias injetadas em seus olhos ou serem forçados a consumir drogas.

Nota da Redação: Uma medida como essa é inconcebível, pelo simples fato de servir ao aumento do sofrimento de seres inocentes. Não bastasse a exploração e a tortura que já sofrem os animais criados para serem cobaias em testes nos laboratórios, mais vidas estão prestes a serem condenadas. O caminho a ser trilhado é inverso: temos que banir os testes em animais, visto que contamos com recursos tecnológicos suficientes para praticar uma ciência ética e evoluída, que respeita a vida acima de tudo.

Você viu?

Ir para o topo