EnglishEspañolPortuguês

PETA processa fabricante de leite por produzir comerciais enganosos e omitir o sofrimento das vacas

21 de junho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Alisa Mullins, da PETA
(Tradução de Vanessa Perez – da Redação)

Imagem: PETA

Você não tem nenhuma dúvida enquanto assiste aos comerciais com “felizes” vacas leiteiras  conversando e fofocando em exuberantes campos verdes. Obviamente, a parte em que as vacas conversam é ficção, mas muitos espectadores não percebem que os campos verdejantes são também fruto da imaginação vívida de uma equipe de marketing. Vacas na Califórnia (EUA) normalmente andam com estrume até seus tornozelos em fazendas  industriais lotadas, e uma ação movida pela PETA, esta semana, irá tentar ajustar esta imagem.

PETA está processando o Departamento de Alimentação e Agricultura da Califórnia (CDFA) e a California Milk Advisory Board por divulgarem comerciais falsos e enganosos após entrar com um pedido público solicitando documentos que comprovem as afirmações feitas nos anúncios das “vacas felizes”, mas o CDFA não conseguiu produzir um único documento de apoio aos comerciais. Também estamos pedindo ao tribunal que ordene às agências que parem de divulgar tais anúncios e forneçam milhares de páginas de outros documentos que acreditamos que irá expor a extensão de suas alegações falsas já que o CDFA está ilegalmente retendo “segredo comercial”.

Esta não é a primeira vez que a PETA tentou forçar o Conselho Consultivo do Leite que pare de mentir para os consumidores. Nós processamos o board em 2002, mas o tribunal decidiu que, como uma agência estatal, o conselho não poderia ser processado sob a lei da Califórnia, é a concorrência desleal. Em seguida, apresentou duas queixas na Comissão de Comércio Federal, um em 2002   outro em 2009, mas este recusou-se a tomar medidas.

Você pode ajudar se recusando a comprar quaisquer produtos lácteos. As vacas, realmente felizes são aquelas cujos bebês não são arrancados para que os seres humanos possam beber o leite destinado naturalmente aos bezerros.

Você viu?

Ir para o topo